Ataque de tubarão em Recife – PE (Update 5 – Definitivo) – Novo vídeo do resgate

Post extra desta segunda feira (22/07/2013)

Atualização 5 (definitiva) – 23/07/2013 – 22:40

Foto, facebook da moça e novo vídeo do resgate adicionados. Notícias complementadas.

___________________________________________________________________________

1004659_631114826899060_562491722_n

Bruna Gobbi, 18 anos.

22/07/2013

Uma turista em visita a capital Pernambucana sofreu algo um tanto inusitado: Um ataque de tubarão. Lia essa notícia no G1, quando abri o Facebook, e recebi o link do vídeo dos leitores Leley Oliveira e Paulo Gerson. Segue a notícia:

“Uma jovem de 18 anos foi atacada por um tubarão, por volta das 13h30, desta segunda-feira (22), na praia de Boa Viagem, no bairro do mesmo nome, na Zona Sul do Recife. Bruna da Silva Gobb foi socorrida por policiais militares para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro da Imbiribeira, e em seguida transferida, em estado grave, para a emergência do Hospital da Restauração (HR), na área central da Capital.

De acordo com informações de banhistas que presenciaram o ataque, a vítima estava acompanhada de mais três primos, quando teria sido surpreendida pelo animal. ‘Ela começou a gritar e levantar as mãos pedindo socorro. Rapidamente foi arrastada para o fundo, em meio a um imenso rastro de sangue. Uma cena muito forte e triste.’, contou o turista paulista Jorge Henrique. Uma das pessoas, identificada apenas como Danielle, também chegou a se afogar, recebendo atendimento ainda desacordada.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a lesão ocorreu na região da perna esquerda, logo abaixo do joelho. As equipes utilizaram um jet-ski para se aproximarem da garota, que foi retirada da água em condição de choque. As imediações da tradicional pracinha de Boa Viagem, onde o incidente aconteceu, possuem placas de sinalização informando riscos de ataque. Ainda conforme a assessoria do HR, a garota foi entubada e, após ser submetida a um procedimento cirúrgico, teve parte da pena amputada. Após o procedimento, ela foi encaminhada à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde segue respirando com ajuda de aparelhos. Bruna reside em São Paulo e está de férias no Recife. Ela pretendia retornar à capital paulista nesta quarta-feira (24).

23/07/2013

Morreu no fim da noite de segunda-feira (22) a adolescente paulista vítima de um ataque de tubarão na praia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Bruna Silva Gobbi, 18 anos, que passava férias na capital pernambucana com a família, foi atacada pelo animal por volta das 13h, enquanto nadava a cerca de 20 metros da faixa de areia. O banho de mar no cartão-postal da cidade virou tragédia. E voltou a assombrar a população.

Bruna perdeu muito sangue, chegou a sofrer quatro paradas cardiorrespiratória e teve parte da perna esquerda amputada durante uma cirurgia realizada no Hospital da Restauração (HR), no Derby, área central do Recife. De acordo com informações da assessoria de imprensa da unidade de saúde, a turista não resistiu aos ferimentos e morreu por volta das 23h30, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Antes de ser transferida para o HR, Bruna foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira, na Zona Sul, onde sofreu a primeira parada cardiorrespiratória. Imagens do momento do ataque e do resgate dos bombeiros foram divulgadas pela Secretaria de Defesa Social (SDS). A família teria sido alertada pelo Corpo de Bombeiros para não se banhar na área de risco. A mordida foi sobretudo na coxa esquerda da menina.”

Fonte: JC Online

Você pode conferir o Facebook de Bruna Gobbi AQUI.

Vídeo divulgado inicialmente no Facebook:

Usuário Android ou iOS clique AQUI.

Novo vídeo do resgate de Bruna:

Usuário Android ou iOS clique AQUI.

Vídeo da câmera da Secretaria de Defesa Social:

Usuário Android ou iOS clique AQUI.

Veja bem de perto como ficou a perna da moça:

1069925_690819434268574_1473215686_n

Documentário do Discovery que explica bem o porque de tantos ataques em Pernambuco.

Usuário Android ou iOS clique AQUI.

Isso aconteceu praticamente na porta de minha casa, e eu nem sabia. Passei a tarde no estúdio, e só soube quando cheguei em casa, porque o porteiro do prédio comentou sobre. Aqui em Recife, o negócio é complicado com tubarões. Anos atrás, seu habitat foi invadido pela ampliação do Porto de Suape, o que gerou uma migração inesperada destes animais para as praias mais frequentadas por turistas. Não é pra menos, que em todas as praias aqui da capital tem placas alertando turistas e até relembrando nativos sobre o perigo constante de ataques (Que são ignorados, e por isso acontecem tantos incidentes por aqui). Em 11 anos, foram registrados pelo menos 59 ataques (não 92, como havia dito antes. Peço desculpas, confundi com outro artigo que tinha lido) nas praias da capital, e cidades metropolitanas como Olinda e Jaboatão dos Guararapes. Nem todos eles acabaram em morte, mas todos com um grande estrago. Sou daqui, e amo minha capital, mas para pegar uma prainha da boa, recomendo a quem vier nos visitar, que procurem praias afastadas, como Porto de Galinhas, Tamandaré, São José da Coroa Grande, e outras. Abaixo, imagens dos avisos espalhados pelas praias.

tubarao

url

Aqui, alguns animais abatidos por pescadores (Só pra constar, sou contra este tipo de atitude. Nós foi quem invadimos seu habitat, aí agora vamos matar todos os animais só porque eles estão tentando sobreviver? Nada disso.)

LIXA

tuba2

Estas imagens, mostram que temos animais de grande porte em nosso litoral, e também que os avisos devem ser respeitados, mesmo porque, até um animal de pequeno porte pode causar muita dor de cabeça.

Peço a vocês que, se alguém achar alguma imagem do ataque, favor me enviar no [email protected] ou mesmo no Facebook.

Até a próxima. Beijo na bunda! :P

Mega Bizarro

Sobre Peu

Ver todos os posts desse autor

Namorado da Miss Sombra, sou apaixonado por voar e por música. Um Pernambucano que gosta de tudo um pouco. "Sou o coração do folclore nordestino, eu sou Mateus e Bastião do Boi Bumbá. Sou o boneco do Mestre Vitalino, dançando uma ciranda em Itamaracá. Eu sou um verso de Carlos Pena Filho, num frevo de Capiba, ao som da orquestra armorial. Sou Capibaribe num livro de João Cabral. SOU MAMULENGO DE SÃO BENTO DO UNA, vindo no baque solto de um Maracatu! Eu sou um alto de Ariano Suassuna, no meio da Feira de Caruaru. Sou Frei Caneca do Pastoril do Faceta, levando a flor da lira pra Nova Jerusalém... Sou Luis Gonzaga e eu sou mangue também. Eu sou mameluco, sou de Casa Forte... Sou de Pernambuco, sou o Leão do Norte. Sou Macambira de Joaquim Cardoso. Banda de Pífano no meio do Canavial. Na noite dos tambores silenciosos, sou a calunga revelando o Carnaval. Sou a folia que desce lá de Olinda, o homem da meia-noite puxando esse cordão... Sou jangadeiro na festa de Jaboatão Eu sou mameluco, sou de Casa Forte... Sou de Pernambuco, sou o Leão do Norte."

loading...

Comentários!

Atenção: os comentários desse site são via Facebook e sequer fica arquivado em nossos servidores. Então tudo o que você escrever aí em baixo é de inteira e completa responsabilidade sua. Tome cuidado, Goku e as autoridades estão de olho, ok?!

167 Comentários nesse post. Comente!

  1. que estranho ela ser atacada, tubarões não atacam seres humanos…a não ser que ele era tipo um “bebe”

    Felipe / Responder
    • Em Pernambuco é “comum” esse tipo de ataque. Abaixo do vídeo, tem uma explicação que eu li em algum lugar a algum tempo.

      • Caraca, Peu! Tu é muito ligeiro!

        Rak / (in reply to Peu) Responder
        • Correção: OS LEITORES são muito rápidos. Hahahaha. Foi enviado por eles.

          Peu / (in reply to Rak) Responder
          • depois de ver todos os videos tem duas coisas impressionantes.

            1. o Tubarão ele não atacou a garota (como assim a garota perdeu a perna vc ta louco?) vamo lá pelo video da Secretaria de Defesa Social da para ver, o tubarão não tem mão como ele ve as coisas? com a boca! ele deu uma beliscada na garota mas infelizmente os dentes deles são tão afiados como bisturi.

            2. cara os bombeiros levaram menos de 20 minutos para tira ela do mar e fazer o atendemento de emergência

            Igor / (in reply to Peu)
      • Não é só em Pernambuco, onde há tubarões sempre haverá ataques, a pessoa ta invadindo o território dele e o pior, é uma areá onde ele está e as pessoas sabem disso, não foi por falta de aviso. =/
        Infelizmente ela não resistiu. =/

        Paulo / (in reply to Peu) Responder
      • belê!

        felipe / (in reply to Peu) Responder
    • A não. Eles não atacam. Eles brincam dando mordidinhas carinhosas.

      Capa / (in reply to Felipe) Responder
      • Esse comentário também serve para cães, gatos e demais animais. – tem cachorro? – sim, mas pode entrar ele não morde!

        Ricardo / (in reply to Capa) Responder
    • Existe um atol por lá que, ao subir a maré, facilita a entrada de tubarões, porém a maré desce muito rápido e represa os tubarões na costa e por ficarem sem opções de alimentos ou acoados por não conseguirem retornar ao mar onde são fortes, eles acabam atacando as pessoas!!!

      Além do mais, o nado irregular dos humanos remete o tubarão a entender como um peixe se debatendo, logo, o tubarão identifica como uma presa fácil e vai até o local para “checar” essa informação!!!

      Felipe.biólogo / (in reply to Felipe) Responder
    • Cara,não é que eles não ataquem seres humanos,a carne humana é que não faz parte da dieta deles, eles não se alimentam de humanos,mas atacam,sentem o gosto,e ai sim largam a vitima,por isso até as vitimas mortas ainda dentro do mar sempre tem os corpos encontrados,dilacerados com uma no máximo duas mordidas,mas humanos são atacados constantemente sim.veja,ja foram 59 em Pernambuco.

      Ismael do Nascimento / (in reply to Felipe) Responder
    • vc tem toda razao

  2. Video indisponível aqui PEU,

    Jão / Responder
    • Desequilíbrio ambiental, imprudência do governo, das pessoas que não dão importância aos avisos. Sim! Essa garota junto com o primo dela viram a placa, mas mesmo assim foram negligentes, pois achavam que não iria acontecer com eles, é sempre assim! Pois bem, esse é o resultado. Entretanto, fico feliz de não ser igual aqueles casos de ataques de ursos que eles caçam e abatem os animais, pelo menos com os tubarões não fazem isso (porque não tem como, óbvio). O tubarão é um animal incrível, não fosse eles a população de focas e leões marinhos iria estourar, se isso acontecesse seria uma catástrofe nos mares.. Nem gosto de assistir documentários sobre a culinária oriental pois lá retiram os animais do mar, cortam as nadadeiras (que tem valor culinário) e jogam o animal de volta pra agonizar no fundo do mar sem seus membros, incrível a perversidade do ser humano.

      David / (in reply to Jão) Responder
  3. Peu, o video nao esta funcionando.

    Jeferson / Responder
  4. Video OF

    JucaCaruaru / Responder
  5. Se tem placa mostrando q tem perigo, em qualquer caso, se o povo vai muito do bem feito! A culpa não é do animal, e sim da anta ou burro q foi se mexer onde nao devia.

    Ana Karina / Responder
    • Pois é. Tem placas em todo local com maior incidência de ataques, e ainda assim, as praias aqui vivem lotadas. Me surpreende o fato de não haver pelo menos um ataque por semana, ou mesmo por mês.

      • Por essas e outras que eu agradeço em não saber nadar e nem sequer boiar, e é verdade mesmo que ela morreu, tomara que não.

        Ermerson / (in reply to Peu) Responder
      • Muito me preocupa a falta de informação das pessoas e tbm mídia da região sudeste e sul do país, quando critica arduamente sem saber o real problema, sobre a modificação do habitat que outrora fora deles (tubarões) e q hj foi invadido pelo complexo portuário, modificando inclusive as correntes marítimas e trazendo-os para a costa , famintos , modificando inclusive a cadeia alimentar dos mesmos. Não estou isentando o nosso governo de culpa qto a não execução e implementação do projeto pro-tuba, inclusive terá que ser de caráter emergencial antes que nossa cidade sirva de chacota, pois isso já está ocorrendo, por ser pernambucana (recifense) e amar meu estado e cidade, não posso deixar de me sentir mal com toda a situação e obviamente muito condoída com a morte da garota tão jovem e que veio apenas aproveitar suas férias junto aos seus. Compartilho da dor de seus familiares, mas houve aviso prévio para a família da mesma e outros banhistas tbm, as placas indicativas deveriam coibir a extrema exposição das pessoas ao mar. Falei mt, mas necessitava registrar minha indignação principalmente com a mídia que deseja derrubar nosso estado, o Geraldo Luiz ao falar do caso, falou tbm das nossas estradas, dizendo ser uma porcaria, ao mesmo tempo q dizia amar a nossa cidade e o povo daqui. Vamos exigir do nosso governo melhores condições, sim mas precisamos tbm como pernambucanos valorizar o que temos de melhor Nos valorizar! .Fica a dica.

        Nara Cristina Accioly / (in reply to Peu) Responder
      • Isso é mais uma prova de que o animal não é agressivo.
        Cara, pela junção de vários fatores é que resulta nestes acidentes.

        Kacco / (in reply to Peu) Responder
    • concordo com vc bem feito o animal não tem culpa disso
      bem eu não socorreria pq ela assumiu os riscos de ser mordida!

      michel / (in reply to Ana Karina) Responder
    • isso mesmo Ana se havia placas orientando por que nao se cuida
      mais é assim sempre tem um burro que não tah nem ai com a coisa e da nisso aii
      basicamente morreu por burric

      maiara / (in reply to Ana Karina) Responder
  6. Essa é apenas uma pequena amostra do que a natureza é capaz de fazer se ela resolvesse se vingar de tudo que o ser humano faz com ela. Pena que na grande maioria das vezes são os inocentes que pagam.

    Deus abençoe a todos.

    Deusimar Barbosa / Responder
  7. NAO DAVA PRA SALVAR A PERNA MESMO TAVA TUDO NO OSSO –‘, MAS SE A ÁREA POSSUI TUBARÕES O CORRETO É INTERDITAR A PRAIA OU NAO PERMITIR QUE OS BANHISTAS FIQUEM COM AGUÁ ACIMA DAS CANELAS KKKKK!

    Guilherme Lucas / Responder
  8. Cara, se eu sei que tem tubarão na parada, eu nem chego perto d’agua. Tenho um medo desgraçado de tubarão, ainda mais aqueles grandes que apareceram nas fotos. Tá doido!!

    mauromaneiro / Responder
  9. Olha os salva-vidas chegaram, MUITO ANTES DO ACIDENTE, a pedir para ela a família dela se afastarem daquele local porque era perigoso, posto que ali não havia recifes para protegê-los. Os mesmos não OBEDECERAM o pedido e continuaram por lá.

    Paladino / Responder
  10. Já pesquei animais deste porte e sei o quanto de força eles possuem, nunca brincar com um peixe assim, não é maldade por parte dele,é instinto, achou que era comida e mordeu.

    Miguel Silva Parnaibano / Responder
  11. cara…coitada da menina…

    mas na boa…se eu for em algum lugar que estiver uma placa assim: “Área sujeita a ataque de tubarões”…

    eu só vou entrar na água pra no máximo molhar a sola do meu pé e olhe lá…

    Teco / Responder
  12. Nao seria o caso de amarrar a perna dela com cinto ou um cordão sei la ,para estancar a hemorragia ?

    luiz / Responder
  13. É uma pena, coitada. Mas não foi por falta de aviso…

    AdrianaP / Responder
  14. Lembrando sue água e lugar de peixes então quem ta no lugar errado sao os banhistas e não o tubarão estão invadindo o território dos animais

    Wanderson / Responder
  15. Tentei ver pelos vídeos mais nao consegui ver exatamente o lugar do ataque….foi de frente q prédio ou rua?

    Renata / Responder
  16. Num sei se alguem tem essa informação. Mas geralmente vemos só as fotos dos ataques. Primeira vez q vi um video de um ataque. Sera q existem outros por ai?

    Lucas / Responder
    • Cara, lembro de ter visto um naqueles “Vídeos impactantes”, mas o tubarão só mordeu, e soltou, aí a moça só levou uns pontos. Ah, e esse foi em alto mar, só não lembro onde.

  17. Peu,na semana passada eu vi um documentário do Discovery Chanel que falava dos ataques de tubarão em recife,e mostrava os surfistas que foram atacados anteriormente…

    No youtube eu vi que esse documentário é de alguns anos atrás, se você quiser o link, que na minha opinião daria mais informações para as pessoas que não residem em Recife…: http://m.youtube.com/#/watch?v=_s-XzVvz7W0&desktop_uri=%2Fwatch%3Fv%3D_s-XzVvz7W0

    CavaleiroAlado / Responder
  18. e aquele velho jeito brasileiro ” isso so acontece com os outros “”
    ta ae o resultado..

    acompanhantes / Responder
  19. opa ! sinceramente não sei o que se passa na cabeça de uma pessoa que entra num mar onde tem placa de advertência sobre tubarões…não dá para entender mesmo…
    respeito a natureza, mas esse é o único animal que por mim eu colocava todos dentro de um liquidificador gigante e ligava sem dó nenhuma…

    luciano / Responder
    • Por que? Primeiro, eles tem o habitat deles “destruído” para a construção de um porto, perdem seus locais de caça, ficam com fome, se mudam, a prefeitura coloca advertências sobre o risco, o povo entra na água assim mesmo, eles acham que é comida, mordem para ter certeza que estão certos e eles que são ruins? Tsc tsc.

      • não é que são ruins… o bicho é um caçador por instinto…sei de tudo isso.. os grandes culpados somos nós mesmos… mas sei lá cara, tenho um pavor desse bicho…kkkk devo ter sido vítima de um ataque em encarnações passadas, já que sou mineiro e só vejo o mar ao vivo muito raramente …já que não posso colocar o liquidificador para funcionar, fico longe deles..bem longe.se tiver placa então não saio do boteco..

        luciano / (in reply to Peu) Responder
        • coitadinha e coitada dos pais dela mas tambem viu as placas pq entrou la

          valdineia / (in reply to luciano) Responder
        • Caçador de que??? Seria de comida?
          Pra mim ficou muito claro no vídeo do Discovery onde mostra mergulhadores dando alimento na boca da mesma espécia que ataca turistas

          Kacco / (in reply to luciano) Responder
      • os tubarões, eu tenho a impressão que não existem predadoes para eles…é um fato tbém,né?

        luciano / (in reply to Peu) Responder
        • Cara, infelizmente, não sei te informar.

        • Sim luciano, os tubarões estão no topo da cadeia alimentar, tipo leões e onças.

          Fernando / (in reply to luciano) Responder
        • Luciano. Você gosta de comer peixe?
          Vamos a um exercício simples.
          O tubarão está no topo da cadeia alimentar* dos mares, e é um dos principais responsáveis pelo equilíbrio dos mares, uma vez sem tubarões a população de leões marinhos e focas iria crescer sem parar, por o tubarão ser o predador desses animais. Com isso acontecendo a vida embaixo do mar iria praticamente acabar para os peixes, pois sabemos que focas e leões marinhos são famintos.. E se reproduzem em larga escala, diferente dos tubarões.. E não sei se você tem conhecimento, mas a carne humana não faz parte do cardápio dos tubarões, eles mordem e quando sentem o gosto já largam, mas aí é tarde e o estrago já está feito.. Se você olhasse com os olhos de um tubarão faminto, pernas se debatendo na superfície, provavelmente você também iria atacar achando ser uma foca. Nós temos que agradecer por ter certa racionalidade, nós podemos racionalizar, já os tubarões não tem a mesma sorte que nós. Tanto é que, uma espécie de tubarão chamada “Tubarão Tigre” come tudo que acha pela frente, isso inclui lixo humano como:”tênis, plástico, roupas, etc” que acaba podendo matar o animal depois de um tempo.

          As pessoas tem esse pavor de tubarão porque ele é um animal que não é visto toda hora como um cachorro por exemplo, não temos intimidade com eles, e porque a mídia empurra em todos filmes de terror que o tubarão é um vilão, comedor de humanos e etc, mas é tudo mentira, isso não passa de jogada para ganhar telespectadores. Tanto é que na costa dos States tem vários locais onde pessoas interagem com tubarões devidamente alimentados e nada acontece. Aqui vai mais um dado pra você: Por ano, é maior o número de acidentes e mortes por ataques de abelhas do que de tubarões! É isso mesmo! Só que o tubarão, por ter essa fama de “mal” herança dos filmes e do imaginário das pessoas sem devida informação, sempre acaba prejudicado, com uma imagem pior ainda. Vou acabar caindo em pleonasmo com isso, mas, os tubarões não saem dos mares correndo atrás das pessoas, nós que vamos até eles. E acho muito sem noção ouvir de pessoas racionais um ódio contra um animal que é irracional, que tem seu papel na natureza, e que principalmente, não irá fazer nada se seu espaço for reservado.

          E não vamos esquecer que:*
          “O tubarão tem fama de vilão, mas é o homem quem mata mais de 70 milhões de tubarões por ano — só para lhes arrancar as barbatanas — e enche de lixo os oceanos onde eles vivem.”

          Abraço.

          David / (in reply to luciano) Responder
        • Baleias caçam tubarões a rodo. Só não me recordo quais são as danadas (espécie), mas o fato é que o único predador natural dos tubarões são as baleias.

          Urubu Rei / (in reply to luciano) Responder
        • Mano do céu, ataque de tubarão faz um estrago. Dependendo do tamanho do bicho, mesmo que ele de apenas uma mordida “despretensiosa”, o prejuízo é grande.
          É um apena que ela morreu.

          PS: Deve ser uma grande coincidência, mas é impressionante como a imensa maioria das Brunas que eu conheço, tanto pessoalmente, da TV ou da internet, são bonitas. O mesmo acontece com as “Carol’s”.

          Urubu Rei / (in reply to luciano) Responder
        • Existe sim, meu caro, o HOMEM.

          Ana Claudia / (in reply to luciano) Responder
  20. Não obedeceu, se fudeu. Custava ter ouvido os salva-vidas? O tubarão deveria ter arrancado mais um belo pedaço pra largar de babaquice. Pior que sempre aparecem idiotas achando que os animais devem ser mortos, como se a culpa não fosse de quem invadiu o espaço deles, ou seja, o maldito ser humano. Deprimente..

    pK / Responder
  21. Esse foi com gosto pra cima da garota… normalmente eles só dão uma mordida e vão embora, ou esse era muito grande ou ele tava com tanta fome que deu mais de uma mordida.

    Cantarzo / Responder
  22. Só eu que lembrei do comercial russo?

    Pedro Hugo / Responder
  23. Peu no Liveleak tem um vídeo melhor da pra ver a perna dela toda mordida.

    Mais parece que ela morreu 23:30

    Scott / Responder
    • Cara, eu acabei de procurar notícias sobre, mas não achei. Me manda esse link do LiveLeak por favor!

  24. Na globo disse q a guria era americana…com o Papa aki os caras nem dão noticia direito.

    Depois faz um post com os atentados ao papa acho q vai ser massa.

    Rafael / Responder
  25. bah a mina morreu =/
    triste isso

    rafael / Responder
  26. Estou pasmo aqui, acabei de voltar de Recife dia 20 passei uma semana de férias lá, e fiquei com minha família hospedado em boa viagem, por varias vezes pensei em entrar na agua com o meu filho, mais devido as chuvas constantes que estão acontecendo por lá acabei desencorajado, ia muito a pracinha de boa viagem e até me arrependi de não ter comprado uma mandíbula de um Tubarão Tigre que tem pra vender lá, agora Vale dizer que as pessoas que frequentam a praia são unanimes em dizer que é seguro o banho de mar devido a proteção dos arrecifes, e realmente fica de pessoas nessa pseudo faixa de segurança.

    Erik / Responder
    • Erik,sou de Brasilia mas ja morei em Recife e conheço essa praia desde 1993 quando os ataques tinham começado a pouco tempo,podiamos ir até alto mar,os bombeiros ainda deixavam,mas um tempo depois ja no final dos anos 90 a gente ja não podia entrar com água ha mais do peito,pouco depois teve ataque com gente com água batendo no joelho,eu mesmo em 2001 quase fui vitima de ataque,então áreas como essa em que essa garota se aventurou que não tem arrecifes são muitissimos perigosas,mesmo assim,até com advertência dos salva vidas muitas pessoas se arriscam por muitas vezes não ouvirem noticias de ataques com muita frequencia nessas áreas,mas é melhor prevenir,infelizmente isso ela não fêz,infelizmente.

      Ismael do Nascimento / (in reply to Erik) Responder
    • A verdade é que a praia tem tubarão sim. Fato! Mais os ataques acontecem por imprudência das pessoas. Como é que se ver uma placa e vai para o fundo? Neste caso estão querendo dizer que ela estava no raso. Mais pergunto:Como? Se ela estava se afogando e na verdade o que estava sendo filmado era um afogamento. O tubarão foi uma fatalidade. Além do mais os bombeiros avisaram. A verdade é que ela procurou. Existem as placas, as pessoas veem, os bombeiros avisam. Mais pensam que são peixes e entram com aguá bem acima do pescoço. Ai depois são as prais de Pernambuco que não presta!

      Lais / (in reply to Erik) Responder
      • Ela não estava se afogando. Ela estava presa numa espécie de “redemoinho” das correntes, por isso os bombeiros já iam a resgatar. Assista o segundo vídeo, e você verá que ela está realmente a uns 20 metros da faixa de areia, além do mais, um bombeiro alerta o câmera man e explica esse “redemoinho”, enquanto um de seus filhos brincava lá próximo. Dá pra ver que água está em sua cintura, e ninguém imagina que um tubarão ataque a essa distância. A câmera estava focada nela por causa do resgate.

        Peu / (in reply to Lais) Responder
  27. Caramba… Nem sei o que falar… Eu amo praia, sou do RJ, mas se tivesse que ir a PE, um lugar que eu não colocaria os pés, seria na água do mar… Não por respeito, mas por medo mesmo…
    Se você notar, é possível ver que o corpo dela já está pálido e desfalecido, ela, na minha humilde opinião, morreu no mar mesmo… Sério…
    Excelente post, Peu…

    - André Freitas § / Responder
  28. Ainda tô esperando o comentário de algum escroto falando que a menina estava “invadindo” o território do tubarão e que o tubarão estava certo de ter feito aquilo…

    aledrone / Responder
    • merda… eu falei tarde d+.

      aledrone / (in reply to aledrone) Responder
    • Não estava “invadindo” mas o território é do tubarão sim. Não só dele, é de todos os animais aquáticos.
      Ele estava errado por acaso ao se alimentar em seu próprio ambiente? Nós não somos aquáticos pra estarmos ali, também não somos especiais, somos animais também, servimos muito bem de alimento para alguns poucos, você tem que ter noção disso; aposto que ninguém entraria sozinho e desprotegido na savana africana pra se aventurar, qual é a diferença ao fazer isso entrando no mar, sozinho, desprotegido? Ninguém pode culpar um leão se ele te caçar, o mesmo para um tubarão.
      Com certeza “certo”, como vc disse, é o que a menina não estava.

      Bruna / (in reply to aledrone) Responder
  29. Não foi tubarão, foi um narcotraficante colombiano.

    Leonardo / Responder
  30. Desculpa pela família desde já, mas sinceramente, NÃO TEM A CARA*** da placa avisando que é perigoso cacete ???

    “Cuidado bOMBA, não pise que explode” o cara vai lá e pisa.

    Mesma coisa aí, ‘CUIDADO TUBARÕES”

    E VAi PRO FUNDO

    Alô ????

    JcNaWeb / Responder
  31. Tem outro video mostrando ela na areia e o ferimento um coisa horrivel, aqui em Recife é assim vacilou o tubarão ta pegando.

    jahnesta / Responder
  32. Pow, eu pago pau mesmo por essas bizarrices instantâneas. Valeu Peu.
    to no Pc agora e aqui nao sai Tabelião hahahahaha ( so os forte entendem)
    . Peu é verdade que tu dança um cover do Calcinha Preta? haha
    zueria manolo, valeu pelo post

    sid / Responder
  33. Mandei foto pelo facebook.

    Vanessa / Responder
  34. Engraçado, dizem que a maconha é proibida porque faz mal. Porque não tem polícia batendo em quem entra na água igual tem pra bater em quem ta fumando maconha? Bando de hipócrita, cegos, loucos.

    Matheus Henrique da Silva / Responder
    • Agooooooooooooora eu vi coisa. O que uma coisa tem a ver com outra, viciado safado?

      • Nao sei muito bem com qual intenção ele falou isso…
        porém no jornal de hoje mostrou que o MPPE quer entrar com ação para PROIBIR banhistas de entrarem em zonas de risco na praia de boa viagem.
        Se ele falou no sentido de que o governo deve realmente PROIBIR atividades de risco para o cidadão, ou REPRIMIR, como andar sem cinto de segurança, maconha, ele está certo.
        Sempre foi assim, e deve ser assim em relação à tudo… o governo deve exercer atividade de polícia, fiscalizando, reprimindo, atividades que sejam prejudiciais aos cidadãos. Não basta alertar com placas que tem ataque de tubarão, deve haver proibição e repreensão.

        renato jur / (in reply to Peu) Responder
    • kkkkkk

  35. ponto pro tubarão 0//

    andreia / Responder
  36. Nossa mano que estrago na perna da menina

    diego / Responder
  37. uma turista e atacada por um tubarão em recife … na praia de boa viagem e você n que estive na praia não passe de 1000 metros da pacla de aviso

    safira / Responder
  38. A menina morreu vitima dos ferimentos. Eu acho uma irresponsabilidade do governo não fazer uma rede de contenção ou algo do tipo. Mas não tira o fato de nós sermos culpados por invadir o habitats dele.

    leandro extreme lan house / Responder
    • Assista o documentário que postei, para entender melhor. Primeiro foi o porto de Suape > Eles migraram para mais próximo dos humanos. Segundo, um matadouro que derramava dejetos no rio, consequentemente, atraia os tubarões; E o ecossistema é “morto”, por causa da poluição. São algumas das causas.

  39. PARABÉNS PELO VIDEO!!!!!!!!!!!AHAUHAUHA AI SIM HEIN KKKKKKK DEU ATÉ ZOOM

    Sata / Responder
  40. É impressionante a ignorancia de algumas pessoas . A praia é bem sinalizada e a pessoas que entram no mar estão ciente do risco que estão corrento Ainda assim alguns comentários insistem em por a culpa no animal .

    RONAN / Responder
  41. O tubarão está caçando ali, por causa do Sr, Eike Batista , que construiu um porto artificial em SUAPE, causando dano ambiental, e diminuição de comida aos tubarões.
    A natureza, nesse caso, é a viitima, e nós pagamos o pato ( para variar )…quando os poderosos invadem os locais onde não são bem vindos….pobre menina
    Abraços, e obrigado pelo post

    Léo / Responder
  42. na verdade se tratava de um tubarão vegetariano… e não estava com fome! note que comeu a batata da perna mais deixou a planta do pé… agora falando sério… triste! afinal perder uma perna é coisa feia ainda mais desse jeito.

    morera / Responder
  43. olha, eu lie tanto cometário culpando a garota que veio a falecer, é ridícolu o que fala sobre ela. a garota estava com água sobre a cintura. olha a quem tem que culpar é essa gente hoteleira donos de hoteis, que insentiva os hospede a tomar banho neste mar de sangueo governo pernambucano ter mais um pouco de de conciência com os turista que vão deixar o seu dinheiro ai em pernambuco ele deixa sempre acontecer essas tragedia. olha gente já foram 57 ataque com 27 mortos . olha na florida nos estados unido. acontecia caso semelhante. vejam hoje, toda área foi insolada a redó da praia para inpedir a entrada dos tubarães.

    Pedro manuel / Responder
    • Só me responda, é pro governo fazer o que? Criar uma lei em que seja crime entrar no mar? Avisos tem espalhados em toda a orla; Os salva vidas ainda reforçam o alerta ao pessoal, e mesmo assim insistem em entrar na água… Eu me surpreendo que não aconteça todo dia.

  44. deus me livre, ainda bem que tenho medo de entrar no mar!

    renatinha tatagiba / Responder
  45. Entramos em um debate aqui no trabalho… Eu não concordo com a família processar o Estado. Porra, eu gosto do mar… Mas se eu for numa praia, que tem esse aviso, eu nem entro no mar… Agora a menina, entrou, foi la pro fundo.. foi mordida… morreu…. e querem culpar o estado? Só o que em faltava mesmo…

    Alexandre / Responder
  46. Fui a primeira vez em Boa Viagem em 1994,ja tinha placas sobre ataques de tubarão,mas a incidência era bem menor,as pessoas entravam no mar até onde queriam sem serem advertidas como são hoje pelos salva vidas,em 2001 eu dentro do mar com água na barriga vi um alvoroço do pessoal que também estava em pé,nessas áreas sem arrecifes,correria geral e vi tipo o dorso do bicho há uns 15 metros de mim e das outras pessoas,quem alertou primeiro foi um surfista,corri feito louco,imagina se estivesse nadando mas ao fundo como ela?Deus me livre…..depois disso,quando vou a Boa Viagem,como em fevereiro deste ano só fico na área do arrecife onde se forma uma piscina,mas realmente mesmo assim fico cada dia mais grilado com essa praia pensando até em parar de frequenta la para banho.

    Ismael do Nascimento / Responder
    • A verdade é que a praia tem tubarão sim. Fato! Mais os ataques acontecem por imprudência das pessoas. Como é que se ver uma placa e vai para o fundo? Neste caso estão querendo dizer que ela estava no raso. Mais pergunto:Como? Se ela estava se afogando e na verdade o que estava sendo filmado era um afogamento. O tubarão foi uma fatalidade. Além do mais os bombeiros avisaram. A verdade é que ela procurou. Existem as placas, as pessoas veem, os bombeiros avisam. Mais pensam que são peixes e entram com aguá bem acima do pescoço. Ai depois são as prais de Pernambuco que não presta!

  47. Quando vi no jornal pensei, daqui a pouco deve ter alguma coisa no iéb.

    Roman / Responder
  48. Vocês ficaram com dó da menina?
    Ahhh por favor né.
    Tem placa avisando a existência de tubarões na água e a FILHA DA PUTA ainda entra? depois sofre um ataque e é coitada?

    PORRA VELHO!

    Deveriam colocar uma placa assim:

    Tem tubarão! NÃO ENTRE! não salvamos IDIOTAS, não seja idiota.

    Entrou na água tinha que deixar o tubarão terminar de matar.
    QUEM MANDA SER BURRO!
    Se não tivesse aviso nenhum eu entenderia, mãããããããããsssssssssssss….. TEM.

    Destroyer / Responder
    • Claro que sinto dó. Apesar de ela ter ignorado os avisos e alertas dos profissionais, foi uma vida jovem que se perdeu numa tragédia. É desumano dizer que foi bem feito. Todos sabemos que o animal não teve culpa, pois só agiu por instinto, e que ela foi culpada por insistir no que sabia ser perigoso, mas mesmo assim, todos somos humanos, e nos colocamos no lugar da pessoa e da família.

  49. Aposto q ela nao estava sozinha, porem se afastou do grupo q estava, dai gerou uma oportunidade do tubarao dar uma mordida de leve ;p

    Jesus / Responder
  50. Pelo que li a respeito em outras reportagens, os bombeiros alertaram por 3 vezes a família a respeito do perigo das correntezas e dos tubarões, mas a família não deu ouvidos, então eles ficaram monitorando a família, por este motivo chegaram tão rápido a ela, mas infelizmente, ela foi atacada pelo tubarão antes da chegada… Não deu ouvido, pagou pra ver… e pagou caro, com a vida…

    Gerson S Junior / Responder
  51. Infelizmente a garota faleceu, segue a noticia do UOL

    http://ne10.uol.com.br/canal/cotidiano/grande-recife/noticia/2013/07/23/familia-de-vitima-de-ataque-de-tubarao-pretende-processar-o-estado-432478.php

    só não entendi o porque da familia querer processar o estado? lol

    Felipe / Responder
  52. sera que não dava pra fazer um torniquete na perna para que ela nao perdesse tanto sangue e tivesse uma parada cardiorrespiratória?

    ards / Responder
  53. Ataque podem acontecer com frequencia. Sou de Recife e não me arrisco nem de molhar os pé kkkkk

    Everton / Responder
  54. Segundo um documentário que assisti certa vez, a primeira investida (mordida) que o tubarão dá, é apenas para reconhecimento, ou seja, ele quer saber se vai estar correndo algum risco e também para sentir o gosto daquilo que está prestes matar para comer.

    Tyler / Responder
  55. Me informaram que a vítima do ataque já faleceu, parece que parada cardíaca durante a cirurgia, umas 3 eu acho…

    Ed. Spitale / Responder
  56. vou perguntar de novo ,uma perna toda estraçalhada sangrando, igual a um cano estourado, a primeira coisa que eu pensei foi que alguem deveria cortar a circulação da perna dela com uma corda um cinto alguma coisa pra evitar que ela perdesse todo o sangue do corpo ,acho que ela morreu pq perdeu sangue demais ,muito triste isso !!!

    luiz / Responder
    • Cara, eu ACHO (apenas acho), que se o resgate não fez isso, é porque não era o correto a se fazer. E talvez até tenham feito, mas já depois das câmeras desligadas.

      Peu / (in reply to luiz) Responder
  57. a perna da jovem ainda tá mais gordinha que a minha na foto… eu sou muito magro ;@

    NhackNhack / Responder
  58. Quanta inteligência dos salva-vidas. Colocar uma pessoa com fratura exposta em cima da AREIA. E pior: sem ESTANCAR o sangramento.

    PQP, não devem ter nem cinco neurônios na cabeça. Deveriam ser proibidos de exercer a profissão.

    Renan / Responder
  59. Se a menina estivesse menstruada o tubarão não iria sentir o gosto do sangue na água ?

    jonatan / Responder
  60. Tá certo que tinham placas de aviso.Tá certo que somos nós quem invadimos o “habitat” deles.Tá certo que o tubarão não tem culpa.Mas acho uma incrível insensibilidade falar que foi bem feito para a menina ter morrido e uma grande falta de respeito com a família.Era só uma menina de 18 anos que estava curtindo as férias e que por uma má escolha ( a de entrar na água) perdeu a vida.

    Mosy Cruz / Responder
    • Mosy, eu eu vi uma reportagem com o pai dela… coitado… deu uma dó incrível. Ele chegou a se abaixar, chorando, qdo falou da filha.

      AdrianaP / (in reply to Mosy Cruz) Responder
      • Pois é AdrianaP, é triste ver como as pessoas estão cada vez mais desumanas e insensíveis.Penso eu como está essa família agora e me vem logo em mente a minha mãe,meu pai,minhas irmãs,como estariam caso fosse eu a vítima.Porque cá entre nós,ninguém está livre de morrer assim,quase que do nada,de repente.Quem imaginaria que um mergulho lhe tiraria a vida?Ou sou que ando muito sensível ou são o problema é com os outros porque casos assim me comovem muito.Tão nova,tanta vida pela frente,nem chegou a construir uma família,casar,ter filhos…enfim,tudo isso é muito triste!

        Mosy Cruz / (in reply to AdrianaP) Responder
      • Esse povo que fala que foi bem feito pra menina, tinha vontade de jogar para os tubarões.
        bando de FDP sem compaixão. Teriam coragem de falar isso que falam aqui para os familiares da vítima, seus porra? Teriam coragem de falar que a menina mereceu isso, na cara dos que derramam lágrimas pela pobre menina? Teriam coragem de falar que foi bem feito para ela e que deveria ter sido deixada no mar, para os que sofrem pela morte dela?

        Seus porra, bando de FDP! Morram seus vermes!
        Desejo que vocês engulam a merda que vocês falem algum dia, acompanhado de uma lição terrível e que lhes dê muito sofrimento e arrependimento por isso que hojes vocês falam!
        Bando de FDP!!! Fodam-se!!

        renato jur / (in reply to AdrianaP) Responder
  61. O SITE MEDO B (parceiros) ESTÀ INFECTADO,se não fosse meu antivírus teria ferrado meu notbook.MEDO BOSTA INFECTADO.NÂO ENTREM.VALEU=DD.

    DOIDEIRA / Responder
  62. Infelizmente a vitima morreu, devido às complicações que teve, parabéns ao autor do post pela dedicação em manter o tópico atualizado este acidente trágico deve ser tomado como exemplo e as pessoas devem ter mais consciência da vida que tem, infelizmente a mocinha pagou o preço maior que poderia no caso sua vida.

    Danilo / Responder
  63. Segundo pessoas , esse tubarões vieram de antigamente , quando faziam ”mata-mata” e jogavam resto de gado , carneiro etc… ,E essa grande atração o s tubarões vieram e não voltam mais ( segundo pessoas) , Fui para Pernambuco e só o que não falta essa placas ( inglês e português) ´só não foi po falta de aviso

    Camila / Responder
  64. que perca triste.. deveria os tubarões ser extinto do mar pois não é fácil não …..

    nadja / Responder
  65. Oi sou muito fã do site de vocês. Moro em RecifePE no bairro de boa viagem. Sou frequentador da praia. Mais sempre evito ir muito ao fundo São poucas áreas que tem arrecifes. Então o risco de um tubarão passar é bem maior. O governo agora esta com um projeto de colocar cercas numa distância de 200 metros do litoral. Mais uma vez eles esperam que a merda aconteça para poderem resolver algo.

    Andriolly / Responder
  66. Fico sensibilizada pela familia e por uma menina tão jovem ter a sua vida ceifada dessa forma, mas me perdoem a dor de todos mas eu preciso fazer somente uma pergunta: Por um acaso o Tubarão saiu da água e foi morder a menina na areia ??????.. Agora o tio quer processar o estado, caraca então processa o Tubarão porra !!!! Deus me livre mais isso é coisa de gente ignorante, o que o Estado tem a ver com isso, a praia tem 88 placas avisando de ataque de Tubarão!!!!!. Podem me chamar de insensivel não tem importância, isso foi uma fatalidade apenas…

    Cris / Responder
  67. Essa praia deveria ser proibida , ninguém deveria tomar banho nela , assim esses acidentes não iria acontecer , os tubarões não tem culpa nenhuma se invadimos o lugar deles , se você não quer morrer ou ser mordido por um , não corra esse risco , vá em outras praias !

    Kymberlli Mendes / Responder
  68. será que morreu virgem?? 18 aninhos.. kkkkkkk

    Acunha / Responder
  69. NHAC!

    jao / Responder
  70. Nossa o bicho destrói escroto a carne ferozmente.

    Adão / Responder
  71. tenso em …

    killstreik / Responder
  72. Em face dessa inominável tragédia, cumpre ao Governador do Estado de Pernambuco mandar, imediatamente, o seu Procurador-Geral de Estado calcular o valor dos danos materiais e morais e, prontamente, sem o condenável expediente da protelação judicial, indenizar a família da vítima. A jurisprudência do STJ é clara quanto ao critério de cálculo. É uma boa chance do Governador Eduardo Campos demonstrar que é um Estadista, cumpridor das leis do nosso país…

    Carmem Lucia / Responder
    • Indenizar a família de uma menina que foi alertada de pelo menos duas formas diferentes, e mesmo assim, insistiu em entrar no mar sabendo dos riscos, mas achando que não aconteceria com ela? Você é o que da menina, mesmo? Tia? Irmã? É uma pena que tenha acontecido. Senti muito a morte dela, pois a mesma tinha muito para viver ainda. Mas ela agiu por sua própria conta e risco.

  73. Muito triste.
    Essa lesão na perna dela me lembra o fato de Boston, o carinha que teve as duas pernas logo a baixo do joelho decepata, e estava em um estado de conciençia normal.

    natanael / Responder
  74. Porra, brasileiro e sua adorável mania de burlar as coisas! Tem o caralho da placa fincada dizendo que tem tubarão e a malandrona ainda vai nadar 20 metros mar adentro… Tá de sacanagem né?

    E só pra lembrar que não consta nenhum ataque de tubarão no qual o animal (tubarão) tenha corrido pela areia pra comer os outros. Nós invadimos seu habitat e assumimos os riscos.

    Ricardo / Responder
  75. Ta de brinks o povo tava com tanto calor que nada até com tubarao e tudo

    luciboy / Responder
  76. que Deus atenha esse linda jovem !!

    roça / Responder
  77. se tem placas com orientção pooo pra que fik na aguq ainda mais naquela distancia
    tava querendo morre só pode

    maiara / Responder
  78. Depois de ler os comentários e claro lamentar o fato, me ocorreu o quanto são heróis esses salva vidas que corajosamente entraram tão rápido para resgatar o grupo. Que bom que eles não hesitaram naquele momento.

    khau / Responder
  79. nossa quanta ignorância…na primeira foto dos abates d tubarões, aquele era uma tubarão lixa…uma espécie inofensiva para os humanos, ataca somente se for provocado ou ameaçado…isso mostra como quanto nós seres humanos agimos com extrema futilidade e sem raciocínio…

    Andrew / Responder
    • Pois é. Os pescadores matam apenas por ser um “tubarão”, e se for grande como o da foto então, é mesmo que ser a “besta fera que ‘padim Ciço’ dizia”.

  80. Existiam placas no local avisando, acho que isso que houve foi mais uma falta de responsabilidade que nós mesmos cometemos. Além dela se expor ao perigo, ainda expôs que equipe de resgate a um ataque também, é uma pena.

    Rosi / Responder
  81. Minha família toda é de Recife e desde a minha infância quando eu viajava pro nordeste, eu nunca cheguei a ir tão fundo com medo dos tubarões. Qualquer pessoa em sã consciência em Pernambuco sabe o risco que tem na praia da Boa Viagem com os tubarões. Além da quantidade de placas que ficam na praia avisando. De fato, é algo muito triste, é um momento onde a família e os amigos precisam de muito apoio, mas não foi por falta de aviso.

    Camila / Responder
    • Que fique bem claro que esse risco “só existe” (Leia-se: É mais provável que aconteça) somente nas praias da região metropolitana do Recife. Nas demais cidades litorâneas, nunca houve nenhum incidente.

  82. Mano tem placa avisando e esse povo fica indo pra água caralho, ta pedindo pra acontecer !
    Outra———-ridículo matar o tubarão por causa disso !

    lucas / Responder
    • Lembrando que as fotos dos tubarões mortos são de muuuuuuito antes desse ataque. Coloquei apenas para mostrar que aqui também tem animais de grande porte.

  83. Não sei por que o pessoal insiste em entrar no mar. Os peixes fazem sexo lá.

    E no fim das contas, acho que uma rede de contenção resolveria boa parte do problema, se não todo ele.

    Parabéns pelo post, tá bem completo.

    Morrice / Responder
  84. O pior ainda, é que foram matar os tubarões. O ser humano invade seu habitat, é atacado e depois ainda mata o animal, como se a culpa fosse dos tubarões! Precisamos dos tubarões no mar, eles são de vital importância para os oceanos! Sem contar que são criaturas incríveis!

    Leonardo / Responder
    • Os tubarões mortos nas fotos não são os que atacaram a garota. Essas fotos são bem antigas comparadas ao ultimo ataque. Só as coloquei para mostrar que por aqui também existem animais de grande porte.

  85. Lendo os comentários, todos estavam indignados e alguns falando até besteira… verificando o vídeo notei algo que nenhum de vcs falaram… fiquei apavorado da imperícia, não da vítima, pq mesmo com todos os avisos, as pessoas tendem a passar os seus limites… agora vamos falar da imperícia dos salva-vidas, isso mesmo, salva-vidas… olhei um filme amador e nas imagens mostram os salva-vidas com a banhista por 20 minutos e carregaram a vítima por mais de 200m no colo, no desespero para salvar a menina, ato corajoso, porém, foi ineficaz, se a vítima morreu pela perda de sangue, a primeira providência a ser tomada era fazer é estancar o sangue, cinto, pano, com torniquete(garrote), até, foi falado no vídeo, mas ninguém, tomou essa providência, que deveria ser tomada no jet-ski ou na chegada da areia… acredito que esses salva-vidas deveriam é ter um curso de reciclagem, pq esses procedimentos são orientações de qualquer curso de socorro… não estou culpando ninguém, mas esse alerta pode salvar outras vítimas…

    Alexandre Vieira / Responder
  86. que pena que isso acabo dessa forma uma pessoa linda que tinha a vida toda pela frente descançe em paz bruna gobbi

    vitoria pedroza / Responder
  87. Confusão de identidade

    A dieta normal de um tubarão consiste em diferentes formas de vida marinha, dependendo do seu tamanho. Para muitos tubarões maiores, várias espécies de focas servem como uma de suas principais fontes de alimento. Como resultado, os tubarões aprendem a reconhecer a sua caça com os seus muitos sentidos. No entanto, apesar desses sentidos, como um agudo sentido do olfato e da capacidade de sentir os campos elétricos produzidos por todos os organismos vivos, o visual continua a ser muito importante no reconhecimento e caça de suas presas. Em vista disto, pode-se compreender facilmente que os humanos usando trajes de mergulhador negro podem parecer muito com focas. Especialistas também acreditam que os tubarões cometem um erro semelhante ao ver surfistas em suas pranchas de baixo para cima, a silhueta do surfista é semelhante à de uma foca nadando.
    Fonte: Dom Escobar blogspot.
    Ótimo post Peu!

    Nilton / Responder