,

Motociclista pegando fogo após acidente (como socorrer alguém nessa situação?)

O leitor Vinicius Giurni nos indicou esse vídeo, que foi postado no Facebook. Trata-se de um motociclista que passou por um acidente e sua moto se incendiou. Ele, caído no chão cheio de combustível, pegou fogo junto com a moto.

O que fazer nessa situação? Qual extintor usar? Se você já tem carteira de motorista, teve aulas disso quando estava passando pelo processo de avaliação. Porém, você se lembra dessas aulas? Pois é…

Enfim, primeiro, assista ao vídeo:

Perceba que o fogo só apagou, quando foi utilizado o extintor de espuma.

COMO ASSIM TIO DANIBROUSI??? TEM MAIS DE UM TIPU DI IXTINTOR???

Os principais tipos de extintores são os seguintes:

1. Extintor H2O: água na forma líquida (jato ou neblina);
2. Extintor à base de Espuma: espuma mecânica;
3. Extintor de Dióxido de carbono (CO2);
4. Extintor Pó químico: bicarbonato de sódio.

É de extrema importância conhecer e identificar bem o incêndio que se vai combater, antes de escolher o extintor. Nesse momento, você tem que ser frio e racional.  Um erro na escolha pode tornar inútil o esforço de combater um incêndio, podendo até piorar a situação: aumentar ou espalhar ainda mais as chamas, ou criar novas causas de fogo (curtos-circuitos).

Classes de incêndio e tipo ideal de extintor:

A – Materiais como madeira, papel, tecido, que se caracterizam por deixar, após a queima, resíduos como carvão e cinza. Essa classe de incêndios deve ser combatida com extintores de H2O ou de Espuma;

B – Líquidos e gases inflamáveis, ou em sólidos que se liquefazem para entrar em combustão: gasolina, GLP (gás de cozinha), parafina, etc. Os extintores à base de água não são permitidos nesse caso;

C – Equipamentos elétricos energizados: motores, geradores, cabos, etc. Extintores de pó químico e Dióxido de carbono são os indicados para esse tipo de incêndio.

Tentei ser o mais básico possível, nesse post, com o intuito de informar sem te entediar. Se você quer saber mais, clique aqui e aprenda mais sobre extintores de incêndio.

Comente aí, o que achou de tudo isso.

Boa terça, galero!

Written by Danibrowser

Fundador do IÉB, o administra desde 2007, e não viu nem 1% da bizarrice do mundo.

Comentários