,

Pênfigo

Olá pithulos, tudo bom?

Como prometido está aqui um post de doenças, quanto tempo não? Também senti falta. Eu tenho meio que uma tara (não levem pelo lado malicioso) por doenças de pele. Sei lá o motivo, não me perguntem.

Sem mais delongas, vamos prosseguir.

Pênfigo é o nome dado a doenças que caracterizam aparecimento de lesões na camada superficial da pele. Sua causa ainda é desconhecida, mas há relatos de que é uma doença genética na qual o sistema imunológico comete agressões a si mesmo, ou seja, os anticorpos criados pelo próprio paciente se depositam na pele causando a perda da aderência nessa camada, resultando nas bolhas (bolhas, bolhas, bolhas… Minhas bolhas). Algumas literaturas também dizem que o mal é causado por vírus, sendo transmitido através de um vetor.

A doença abrange o mundo inteiro sendo mais comum no meio norte. No Brasil é mais comum em minas, Brasilia, oeste de São Paulo e norte do paraná.

São, basicamente, dois tipos de Pênfigo: O Foliáceo e o Vulgar.
A primeira forma não afeta as mucosas. As lesões, causadas pelo rompimento das bolhas, deixam a pele em carne vive causando uma queimação quase que insuportável. Por isso, a doença também é conhecida como “Fogo Selvagem”

Já a forma Vulgar afeta as mucosas (boca e regiões genitais – acho que por isso o nome vulgar). Na boca as lesões são, muita vezes, confundidas com aftas (tão dolorosas quanto). Essa dor é tão grande que fica difícil engolir, o que pode resultar em emagrecimento.

Os meios de tratamentos são via corticoides (em altas doses). Porém esse remédio tem efeitos colaterais intensos como: hipertensão arterial, diabetes melito, obesidade, osteoporose, catarata, infecções. Os imunossupressores, como a azatioprina e a ciclofosfamida, em longo prazo, podem causar infecções, esterilidade e tumores.

 

Obs: A doença também afeta animais.

Obssegundo: Achei a doença bem parecida com a Leishmaniose. Acredito que a diferença esteja nas bolhas e na cicatrização dos ferimentos.

Written by cudocamelo

Sim, Cudo é uma menina.

Comentários