Síndrome de Fournier.

O que é Síndrome de Fournier?

A gangrena denominada de Fournier (1883) é uma forma específica de gangrena sinérgica, envolvendo escroto e períneo. Tem apresentação idiopática, porque há um processo necrosante obscuro de subcutâneo, sem causa definida mas com infecção mista.

A descrição de Fournier envolvia três pontos comuns: início escrotal súbito em paciente hígido; progressão rápida da gangrena e ausência de causa. Um fato parece estar colaborando com o aumento da incidência desta doença nos últimos anos: o uso abusivo de antibióticos.

Há acometimento dos adultos, podendo aparecer na criança e velho; parece haver unia correlação com as cirurgias urológica e plástica e infecção retroperitoneal. A mortalidade gira entre 25 e 32%.

O quadro clínico demonstra dor escrotal súbita em pacientes sem qualquer queixa, toxicoinfecção rápida e grave, com prostração e inconsciência. Não há sinais de abdômen agudo ou doença sistêmica.

O exame físico mostra: escroto aumentado por edema e eritema muito doloroso. O tecido epitelial torna-se escuro e progride para gangrena, com um odor fétido (de mortificação) e enfisema subcutâneo locorregional. Nesta fase, a dor melhora pelo envolvimento dos nervos, o que torna a situação mais grave, se não se suspeita do diagnóstico.

Esta situação simula: orquite, epididimite, torção de testículo, hérnia estrangulada, abscesso escrotal.

febre e um quadro gravíssimo, onde se pode observar: taquipnéia, náusea, vômito, alterações mentais em geral resultantes de septicemia.

Não se explica a preferência pela pele escrotal. Várias sugestões existem: falta de higiene; evaporação menor de suor; pregas de pele que albergam em ninhos as bactérias que penetram após pequenos traumas; as rugas da pele impedem uma circulação livre com baixa resistência à infecção; tecido celular subcutâneo muito frouxo facilitando a disseminação; edema em trauma ou infecções menores, interferindo na vascularização correta da região; tromboses de vasos subcutâneos de maneira extensa.

Apesar de se atribuir a causa a uma sepse, o caráter idiopático se mantém em 50% dos casos. Mas não se pode esquecer inúmeras condições traumáticas, cirúrgicas e patológicas associadas à gangrena escrotal e que coincidentemente se localizam na pelve e estão relacionadas à cirurgias anorretais, e geniturinárias e apendiculares e a neoplasia.

Os germes isolados dos tecidos doentes são anaeróbios (Bacteroides, Clostridium ou Streptococci) e aeróbios (E. coli, Staphylococcus epidermidis, Streptococci).

Fotos:

-

-

-

-

-

-

-

-

-

 

87 Comentários nesse post. Comente!

  1. Nossa q triste!!!Horrivelll de doer muiito…

    Elaine / Responder
    • Não, imagina… Eles devem não estar sentindo nada! '¬¬

      Nanda / (in reply to Elaine) Responder
      • Ao contrário do que se imagina, em estágios mais avançados há acometimento nervoso, o que acarreta em menos dor, porém maior gravidade. Dependendo do estágio da doença, essa questão poderá inclusive dificultar o diagnóstico.

        Breno / (in reply to Nanda) Responder
  2. ai que dor :X

    Luiz (Mazza) / Responder
  3. meu caraioo vo lava meu pingolin todos os dias xD e com sabonete anti septico xD

    Guilherme Kim / Responder
  4. Viu só pessoal!?! Tem que lavar o saco direitinho…

    Pablo / Responder
  5. que azar pegar um negócio desses. e ainda tem que viver com uma sonda enfiada lá na bexiga.

    backup / Responder
  6. Eu amo meu pênis kkkk

    Roni / Responder
  7. Que post massa, acredito que só a falta de higiene não leve ao quadro patológico, além disso, traumas e péssimas condições sanitárias do local onde o individuo vive devem ter influência direta no surgimento da Síndrome de Fournier!!! Parabéns Isis.

    Carlos Júnior / Responder
  8. Sério, agora sim você se superou Isis. A doença mais bizarra (Para os homens pelo menos) já postada aqui. Oo

    Obs. Sério, li mas não entendi direito. Kkkkkkkk

    "EmersoN" / Responder
  9. pqp…

    bruno / Responder
  10. Misericordia. O.o

    Mylly / Responder
  11. que horror ;xx

    SnoWhiTe / Responder
  12. Isinha, por onde vc anda? Tô com saudade! Nao lhe encontro mais online em canto algum!

    Me mande um email, ok?

    Bjo.

    Danibrowser / Responder
    • Isinha? Que tu tá querendo, Daniel? ha-ha

      Deve estar querendo me pedir algo… Se for assim, eu não tenho, e também não sei quem tem!

      Abraços, Sr.Browser.

      Isis Müller / (in reply to Danibrowser) Responder
  13. nossa deu aquele friosinho na barriga , só que foi no pau mesmo HUAHUAHUAHUA

    geoff / Responder
  14. Olhar = Dor. gangrena é um troço fodido em todos os sentidos né.. Lembro o quanto é foda pelo post da droga Crocodil aqui no IÉB. Sofrimento mode/on pra quem tem isso aê. D: O que tem nos antibióticos que acaba causando isso? Belo post Isis. (:

    Murilo Viomar / Responder
  15. Éh rapaziada, lave bem as partes pudentas e não tome antibiótico sem indicação médica…….(mas que doencinha laz******!!!, fico pensando na dor e todo sofrimento da pessoa concerteza não é facil)

    vedre / Responder
  16. FAPADORES de plantão:

    É isso que dá abusar do coitado.

    HEHHEHE

    DESTROYER / Responder
  17. Caracoles!! As fotos são impressionantes! Isso é mais que um post, é prestação de serviço!

    Valew Isis!!

    Lilianna / Responder
  18. Fuck!

    Mike / Responder
  19. Tive um caso desse na minha família. Ocorreu com um primo, que mesmo após o tratamento, veio a falecer uns meses depois. ):

    Matheus / Responder
  20. PUTA QUE PARIU NUNCA MAIS USO ANTIBIOTICO

    Gleydison / Responder
  21. Vish, tem que arrancar logo.

    Carol / Responder
  22. e o manolo ali ta certo, tem que lavar os bagos direitinho, c não der essa Sindrome ai pode dar outras doenças que ja foi citada aki no IéB…

    as fotos são pra fazer qualquer homem sentir dor, só de ve-las!

    Abraço e bom post!

    Felipe Franco de Cam / Responder
  23. Nossenhoracrendospadremisericórdia!!!!!! É de pagar os pecados de várias gerações. Muito educativo o post. Meninos cuidem do pingolim!

    Lady Jeans / Responder
  24. Ainda bem que lavo todo dia….

    Z3hr0_C00l / Responder
  25. nossssssssssssssa, acho que essa é a pior doenca e mais dolorosa por sinal…

    ps: menininhas "lindias" cuidado onde colocam a boquinha.. e mininus…. cuidem direitin do pi…to pois é triste ver sinceramente nao desejava isso pra ninguem…. post muito educativo… parabens isis.

    RUBI / Responder
  26. MEU DEUS NUNK VI NADA IGUAL E NEM PARECIDO SERA Q TEM CURA DEUS

    meg pereira / Responder
  27. what?

    as vezes quando estou andando na rua bata a mão no saco sem querer e já doi pra "ooorra"

    e imagina ficar com essa infecção.

    parabens Isis sua beleza me encanta hehehe ^^

    deneralmeida / Responder
  28. Antes de ler sua postagem eu nem sabia que essa doença existia! Assim que terminei de ler, fui pesquisar e descobri que esta doença atinge mulheres tbm! Além disso, tenho um amigo que por qualquer coisinha se entope de TETRACICLINA, um antibiótico fortíssimo, ele come com farinha mesmo, então vou faze-lo ler seu post e assim ele vai descobrir que o rabicó dele esta em risco!

    Sempre acompanhei suas postagens mas nunca comentei! P/ mim vc prestou um serviço mto valioso me alertando sobre a existência dessa doença, parabéns e um abraço!

    Lilianna / Responder
  29. lógico,limpeza é essencial,agora antibióticos também ajudarem a causar uma coisa desta,meu Deus,é o fim da picada(rs)…essa doença é um saco mesmo hein?…rsrs

    Scorpion / Responder
  30. É altamente educativo tal post, infelizmente existem doenças piores ou do mesmo nível que esta, um pouco de higiene ajuda a manter tal coisa longe dos pintinhos.

    Miguel Parnaibano / Responder
  31. triste ver como umas pessoa pode sofrer por causa desta doença, belo post! ISIS

    Lucas Mastellini / Responder
  32. Aos que não entenderam o texto, um resumo: Essa Síndrome é causado por uma infecção advinda de microorganismos como: (Bacteroides, Clostridium ou Streptococci) e aeróbios (E. coli, Staphylococcus epidermidis, Streptococci).

    Metade dos pacientes são acometidos por causas idiopáticas (desconhecidas) e a outra metade é causada por procedimento como cirurgias ou por traumas,

    Microorganismos podem viver muitas vezes em nossa pele, sem que causem mal algum. esses organismos podem invadir o tecido local, preferencialmente a região do ''brinquedinho'', e causar todo o quadro descrito.

    Quanto a menção aos antibióticos, ocorre por que há um uso indiscriminado desses medicamentos pela população, então quando ocorre um quadro desse tipo e o médico usa o medicamento ele não funciona mais pq os microorganismos já adquiriram resistência. Abços =)

    Edson Júnior / Responder
  33. Ísis,

    Você é muuuito gatinha! Quer casar comigo?????

    Felipe / Responder
  34. Pra mim, as fotos do link postado no começo da matéria foi de maior impacto, pois abrangeu a doença como um todo, espalhadas pelo corpo, aqui focou nos genitais, mas não deixaram de ser chocantes. Vale a pena lembrar que lavar o 'pipi' bem lavadinho todo dia já é um ótimo passo, rsrs. Ótima matéria Isis.

    Gsk / Responder
  35. Velho, na boa… QUEPORRAÉESSA? Ótima matéria, Isis… Péssimas imagens para nós homens!…

    Peu / Responder
  36. Que bom que o meu muleque é saudável, é torto mais é saudável rs Aí belo post, muito informativo qualquer auteração no meu porta bolas sairei correndo ao médico dizendo: OLHA DOUTOR OLHA DOUTOR !

    Fulano de tal / Responder
  37. vc e uma ignorante nanda

    ve se cresce

    rafael / Responder
  38. Vou cuidar melhor do meu bilau agora e tomar banho toda semana, pq todo dia é pedir demais!

    Raphael / Responder
  39. isso td é papagaiada……..

    edu / Responder
  40. Tipo o avanço da doença deve ser muito rapido para deixarem chegar nesse estado, deve doer pra krlh

    Otimo Post Isis ;)

    Fernando Eidt / Responder
  41. Tenho um amigo de infância a 3 meses no hospital com essa doença, é muito triste…..mas graças a Deus ele está se recuperando, em breve ele estará em casa.

    obs. No caso dele foi um pentelho encravado no saco que ele ficou cosano, e teve o azar de bater de frente com a bactéria.

    Christian / Responder
  42. Não sei qual a exata velocidade com que esssa doença se propaga, mas na boa? é tão rápida que não dê tempo de perceber e ir no médico não??? (ps: se isso tá na matéria eu não entendi, pq li umas 3 vezes antes de postar. Detesto não saber do que tô falando)

    No mais, tenho certeza que qualquer um desses cidadãos preferiria perder um braço do que o pênis. Trágico.

    Sara / Responder
  43. Pobres homens, meu Deus.

    A relação com o excesso de antibióticos, acredito que tenha a ver com a auto medicação e o desenvolvimento de resistência a eles. Posso estar errada em minha opinião, mas acho que é isso.

    Repararam como, aqui mesmo no Brasil, até há pouco tempo atrás se comprava quase todos os tipos de antibiótico na farmácia, sem receita, bastando pedir ao atendente ? E, agora, você precisa de receita médica. Com algumas classes de antibióticos, a receita é a mesma dos medicamentos controlados.

    Acho isso corretíssimo, a população ia se tratando loucamente, tomando antibiótico por qualquer besteira e desenvolvendo resistência, e a indústria farmacêutica não acompanha a velocidade da irresponsabilidade humana.

    Daí, esses que tomam antibiótico até pra dor de cabeça, quando realmente precisam dele já era, não faz mais efeito… e pode virar um caso como os dos cavalheiros das fotos.

    Ou seja, senhores leitores, cuidado com a higiene pessoal e a auto medicação !

    Iroha / Responder
  44. ai qui dorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

    TBR / Responder
  45. Quem tiver disto, aconselho a ir ao médico! :P

    Asdrubal / Responder
  46. Por falar nisso, uma vez ao tomar antibiótico começou-me a aparecer umas feridas na pele da glande do pénis. Tive medo e parei logo de tomar. Voltou ao normal em poucos dias. Sei que não se deve parar de tomar antibiótico, mas o receio foi maior. :P

    Asdrubal / Responder
  47. Engraçado em como dizem que imagens destas fazem um homem sentir ou imaginar dor só de ver. Será que as mulheres não sentem o mesmo?

    Eu, quando vejo alguma imagem ou imagino que uma mulher teve de retirar as mamas por causa de cancro, dá-me uma sensação dolorosa. :( São órgãos que fazem parte de um ser humano.

    Acho incrível como algumas mulheres ainda gozam com expressões como cortar a piroca de um homem, e acham graça.

    Desumano!

    Asdrubal / Responder
  48. Nossa……

    Eu vi as fotos me contorcendo aqui UASHAUSHASUH aflição do kct '-'

    Gabriel Leite / Responder
  49. Aehauehaeuheuaeheuah Pingolin

    João Paulo / Responder
  50. Assino embaixo! Parabéns pelo post e pelo seu trabalho aqui, que tem sido muito produtivo (com ótimo resultados, segundo 'mim')

    Trey / Responder
  51. Nossa, na minha opinião isso é a pior doença que existe =/

    Ótimo post, Isis ! Parabéns !

    Eduardo / Responder
  52. Não.

    Isis Müller / Responder
  53. Não queria ofender!

    Obrigado por repreender a minha ignorância… Mas em certos casos o meu lado Kratos é simplesmente ativado… Não resisto!

    Foda-se! [Modo kratos Ativado]

    Nanda / Responder
  54. Pelos encantos de Afrodite!!! Além de bela, és recatada?????

    Decretaste prisão perpétua ao meu coração!!!!!

    Felipe / Responder
  55. Que facada veih xD. Ao menos foi direta..

    Além disso, amigo, a aparencia nao eh tudo, oque importa é o caráter da pessoa, como ela é por dentro e nao por fora.

    Belo post Isis! =P

    Guilherme / Responder
  56. Nossa, imagine o sofrimento do indivíduo!

    Mateus Camboim / Responder
  57. foi dificil ver estas fotos heim…

    acompanhantes / Responder
  58. é a vida …

    Thiago Nathan / Responder
  59. Que dó deles D;

    Deve doer mt msm

    Gaby / Responder
  60. Prezados,

    Li os comentários e tenho que reconhecer que, pelo que me parece, muita gente não leva a sério o que acontece com terceiros. Espero que as pessoas que zombaram das fotos nunca tenham um tipo de doença como esta.

    Bem, trabalho com profissionais (médicos e enfermeiros) que atuam diretamente com este tipo de doença, a Síndrome de Fournier ou Gangrena de Fournier. Ao longo dos anos, muitos estudos foram feitos a fim de sanar o problema ou mesmo diminuir o sofrimento dos pacientes que têm esta enfermidade, porém, um dos tratamentos adjuvantes que tem melhor surtido efeito é a Oxigenoterapia Hiperbárica. A associação do uso de oxigênio 100% puro com alta pressão, pode matar a bactéria (junto com os antibióticos também) e acelerar o processo de cicatrização das feridas.

    Caso vocês saibam de alguém que esteja com este problema, entrem no site da Sociedade Brasileira de Medicina Hiperbárica (SBMH), neste site, poderão encontrar todos os serviços hiperbáricos no Brasil e ajudar alguém a se recuperar melhor e até mesmo salvar uma vida.

    E, voltando aos comentários dos demais, esta doença não escolhe sexo (apesar da incidência ser maior em homens), cor, opção sexual, idade, condição financeira, religião, etc. A higiene pessoal é sim, muito importante, mas há outros meios de se contrair esta Síndrome e quantos antes ela for detectada, menor a possibilidade de ficarem como nas fotos apresentadas acima.

    ;)

    / Responder
  61. Christian,

    Diga ao seu amigo para procurar um serviço de medicina hiperbárica. O médico responsável deste serviço poderá ajudá-lo.

    Boa sorte.

    / Responder
  62. Sara,

    Esta doença é rápida. Algumas destas fotos que viste acima são de pacientes com 3 ou 4 meses de infestação. Se notares alguma ferida (normalmente na região anal e pubiana) como se fosse uma espinha e por acaso esta começar a aumentar – como uma vermelhidão, é indicado que investigue. Vá a um serviço de medicina hiperbárica. O médico responsável deste serviço poderá ajudar.

    / Responder
  63. Gsk,

    A matéria não está focada nas genitais. O fato é que esta doença acontece nestas regiões!! Raramente em outras partes do corpo. O que pode acontecer é a Síndrome se alastrar para outras partes, tendo início nestas partes…

    / Responder
  64. coitados

    JucaCaruaru / Responder
  65. O corpo humano é fascinante porém extremamente PODRE.

    :)

    Internetejakulator / Responder
  66. Gostei de você (^_^)

    L0RD_WINCH3ST3R / Responder
  67. Meu avô morreu com essa merda. E no caso dele, foi originário de infecção hospitalar.

    Foi num hospital (público, mas acontece em particulares também, então não dá pra culpar, mas o hospital é um dos maiores daqui e vive lotado, naquele quadro conhecido da saúde pública do país…); ia só fazer um exame de próstata e voltou com isso. Morreu em dois meses.

    Ou seja, nem sempre é falta de higiene da pessoa, ou burrice de não ver ou qualquer coisa assim. Acontecem coisas assim também. E se nascer um caroço no meio do seu cu, a não ser que você olhe o cu todo dia num espelho ou dê a alguém que examine-o cuidadosamente o tempo todo, você também pode ser vítima de uma doença dessas. ;)

    Aline / Responder
  68. Gostaria de saber mais sobre esta doença, por favor não deixem de mandar detales. Pois segunda-feira (09/07/2012),perdi meu irmão com esta doença e eu nunca tive idéia do que fosse. Ele passar mal no sábado(07/07/2012),foi hospitalizado no mesmo dia no pronto socorro de são gonçalo e até a hora de sua morte eu não sabia o que ele tinha ,pois eles não me deram qualquer informação sobre o estado dele,nem um tratamento adquado eles tiveram a decência de da-lo. De qualquer forma ,não poderei mais ve-lo,pelo menos ,saberei ou intenderei mais profundamente sobre esta doença tão triste e feia. Agradeço se voces me informarem melhor sobre a mesma. obrigado.

    maria das gra&ccedil / Responder
  69. ai pessoas hoje descubri que minha vo esta com fornier em 75 porcento as pessoas morre eu estou chocada e opior pode ser um tunor ou ate um pelo encravadado ……mas valeu pelas as fotus pois a sim que me dei conta do tamanho da doença, e opior sao trintas dias de recuperaçao com a barriga aberta poi ela nao pode custurar ,e pessoal nos nao somos nada…….valeu

    michelli / Responder
  70. ela come as partes afetada 2ctm por segundo a doença mata mais rapido doque um cancer

    michelle / Responder
  71. vai si trata –'

    Byanca / Responder
  72. Parabéns! Essa doença tem quer ser divulgada em todas as redes sociais. Muitos não sabem sobre essa terrível doença que é fatal, e que a cada 4 casos 3 morrem.

    Rosana / Responder
  73. essa doença é muito grave então quem tem diabetes cuidado pode pegar assim como eu peguei graça a deus ele mim curou ele mandou uns anjos da guarda pra mim salvar como os medicos enfermeiros e amigos

    Manoel Gomes / Responder

Deixe seu comentário