,

Verme no olho: Loa Loa

Olá muchachos, tudo bem?

Comigo tudo ótimo. Sabe por quê? Porque é um dos assuntos que eu mais gosto: vermes.

A dica foi enviada por email pelo Raphael Marques obrigada pela colaboração e um agradecimento também a tia Re que encaminhou o email

Antes de tudo, queria deixar uma pequena explicação. A informação foi retirada do site diário de biologia (que por sinal é um blog muito legal, recomendo pra quem gosta da área)

“A Loa loa é uma espécie de nematódeo do gênero Loa causador de um tipo de filaríase, nestes casos é denominada “loaíase”. Estes vermes estabelecem-se em pares macho e fêmea nos vasos linfáticos, podendo causar um aumento de volume devido a drenagem linfática deficiente nas pessoas contaminadas.

A viagem deste verme é assustadora:os adultos se reproduzem sexualmente gerando inúmeras larvas microscópicas que atingem os tecidos subcutâneos e migram pelo corpo podendo ser sugadas pelas moscas transmissoras do sangue. As moscas responsáveis por essa transmissão são da família Tabanidae, especialmente do gênero Crysops, encontrada, sobretudo na África tropical.

A viagem das larvas pelo corpo pode resultar em muitos sintomas, um deles é quando migram para a conjuntiva (parte branca do olho) onde ficam bem visíveis. Por isso, Loa loa  é conhecido como verme do olho. Ali se aloja e se a pessoa tiver uma sorte pior ainda, o verme pode migrar para o cérebro e causar sérios danos neurológicos. Assim, na pior das hipóteses é melhor ficar no olho mesmo!

A remoção do nematódeo é cirúrgica juntamente com o uso de uma medicamento chamado dietilcarbamazina. “

Se você é preguiçoso e não quer ler o texto vou resumir pra você de uma forma bem legal: Se o bicho for pro seu olho torça pra ele ficar lá.

Abaixo existem dois vídeos para a agonia geral da nação:

 

O mais interessante é o narrador falando “Sentia uma irritação nos olhos”. Tem um verme de 13 cm no olho do homem, uma irritação é o que ele menos sentiu… “Irritação” é o nome que se da quando tem um cílio ali, não um bicho de 13 cm.

Está pelo celular? Clique aqui para acessar ao primeiro vídeo e clique aqui para conferir o segundo.

Se o Peu não gosta de Bernes, imagina disso ai… Pode deixar Peusinho, não tem nada no seu olho. Eu acho.

 

 

Written by cudocamelo

Sim, Cudo é uma menina.

Comentários