Magia: O Turco (The Turk)

Opa, você que passou a noite de sábado chorando por um grande amor e curtindo All By Myself com a Celine Dion queridos e amados leitores! Já estava com saudades de vocês. Como o tempo anda meio corrido, só hoje deu para aparecer novamente… Mas aqui estamos, e com mais um post sobre os mistérios da magia e do ilusionismo. :D

O assunto de hoje, será um truque famoso, conhecido como O Turco (The Turk), que inclusive foi citado por mim no primeiro post da série Magia, que foi sobre O Truque da Corda Indiana.

turcoO Turco foi uma máquina de jogar xadrez supostamente provida de inteligência artificial construída na segunda metade do século XVIII. De 1770 até sua destruição num incêndio em 1854, foi exibido por vários proprietários como um autômato construído por Wolfgang von Kempelen (1734-1804) para impressionar a Imperatriz da Áustria Maria Teresa. O mecanismo parecia ser capaz de jogar um partida contra um forte oponente humano, assim como executar o problema do cavalo, onde o cavalo deve ser movimentado no tabuleiro de modo a ocupar cada casa somente uma vez.

O Turco venceu a maioria dos jogos que disputou durante suas demonstrações pela Europa e América por quase 84 anos, incluindo desafiantes famosos como Napoleão Bonaparte e Benjamin Franklin. O Turco também foi tema de peças de teatro, filmes e de livros de ficção científica, sendo a trama principal do enredo em duas ocasiões.

Turk-Automaton1Desenho antigo da máquina

Apesar de várias fontes afirmarem que O Turco era na verdade um autômato falso, sendo uma ilusão mecânica que permitia a um jogador de xadrez escondido a operar a máquina, nada disso foi provado, e até hoje, apenas um homem conseguiu ressuscitar a velha ilusão. Seu nome é John Gaughan, e ele aparece no vídeo que segue. O Turco pode ser considerado como o avô de todas as máquinas e programas atuais de xadrez, encontrando-se entre elas o famoso Deep Blue, que surgiu com o avanço da tecnologia.

Algumas imagens que sugerem como seria (e não como É) feito o truque (Clique para ampliar):

turk-hidden-1-4

Tuerkischer_schachspieler_racknitz3

E aqui, o vídeo sobre a ilusão. Após ver o vídeo, por favor, me expliquem onde é possível se esconder uma pessoa em seu interior. ;)

Usuário Android, iOS ou Windows Phone clique AQUI.

Impressionante, não? Vamos assumir… É um truque e tanto. Se nos dias de hoje, ainda consegue deixar pessoas boquiabertas, imaginem em 1770. :D

Por hoje é só, galera. Desejo a todos uma ótima semana, cheia de paz e bons acontecimentos. Essa semana, acho que vou aparecer por aqui mais um pouco. Assim espero, pelo menos.

Sugestões no [email protected] ou no Facebook.

Até a próxima. Beijo na bunda! :P

Mega Bizarro

Sobre Peu

Ver todos os posts desse autor

Namorado da Miss Sombra, sou apaixonado por voar e por música. Um Pernambucano que gosta de tudo um pouco. "Sou o coração do folclore nordestino, eu sou Mateus e Bastião do Boi Bumbá. Sou o boneco do Mestre Vitalino, dançando uma ciranda em Itamaracá. Eu sou um verso de Carlos Pena Filho, num frevo de Capiba, ao som da orquestra armorial. Sou Capibaribe num livro de João Cabral. SOU MAMULENGO DE SÃO BENTO DO UNA, vindo no baque solto de um Maracatu! Eu sou um alto de Ariano Suassuna, no meio da Feira de Caruaru. Sou Frei Caneca do Pastoril do Faceta, levando a flor da lira pra Nova Jerusalém... Sou Luis Gonzaga e eu sou mangue também. Eu sou mameluco, sou de Casa Forte... Sou de Pernambuco, sou o Leão do Norte. Sou Macambira de Joaquim Cardoso. Banda de Pífano no meio do Canavial. Na noite dos tambores silenciosos, sou a calunga revelando o Carnaval. Sou a folia que desce lá de Olinda, o homem da meia-noite puxando esse cordão... Sou jangadeiro na festa de Jaboatão Eu sou mameluco, sou de Casa Forte... Sou de Pernambuco, sou o Leão do Norte."

loading...

Comentários!

Atenção: os comentários desse site são via Facebook e sequer fica arquivado em nossos servidores. Então tudo o que você escrever aí em baixo é de inteira e completa responsabilidade sua. Tome cuidado, Goku e as autoridades estão de olho, ok?!

120 Comentários nesse post. Comente!

  1. A primeira vez que ouvi esta história, fiquei sem dormir pensando no quão intrigante é este “turco”, muito bacana! abração Peu, vc é 10.

    Salgado / Responder
  2. Peeeeeeu do ceu que post mais merda jesuiiiiiisssssssss

    boncheviksmondeviksjoinhsd / Responder
  3. Da hora ‘o’

    GiilmarJr / Responder
  4. Não é feitiçaria, é tecnologia … Bom post Peu :D

    Felipe / Responder
    • A “magia” que eu falo, envolve artes como ilusionismo, hipnotismo e outras habilidades. Só ler a definição que coloquei no post citado logo no início do texto.
      Valeu, irmãozinho! :D

      Peu / (in reply to Felipe) Responder
  5. Merda nada Peu… assisti isso no History ontem…
    Muito legal…
    Mas tem um truque (ou coisa do capeta sei lá) da corda.Esse é o mais fodastico de todos !

    Dani / Responder
    • Sério que passou de novo ontem? Se soubesse, nem tinha postado hoje. :/
      Já postei sobre o truque da corda… O link tá no início do texto! :D
      Obrigado, moça. Beijo.

      Peu / (in reply to Dani) Responder
  6. Pior que parece q o velho puto n conta qual é o segredo desse sinforoso muslim

    Jesse Custer / Responder
  7. legal, isso devia assustar um pouco as pessoas, acho que seria até bizarro ver isso antigamente, por achar que fosse algum tipo de magia real

    daniel / Responder
  8. Só adicionando uma informação curiosa. Durante o jogo do Turco, contra o Imperador Napoleão, o mesmo, vendo sua derrota inevitável, Napoleão, fez uma jogada incorreta, a seu favor. O Turco, simplesmente, ergueu o seu braço, e “limpou” o tabuleiro, jogando todas as peças no chão, como num ato de raiva. Grande post peu! Abraços

    Will Soarez / Responder
  9. Um dos melhores tópicos que tive a honra e o prazer de ler no isso é bizarro. Meus parabéns pelo tópico e obrigado acréscimo de cultura que vc me proporcionou.

    Gabriel Lopes / Responder
    • Obrigado a você pelos elogios e por visitar o site, Gabriel. Tem alguns outros tópicos parecidos. Um deles, inclusive citado no início do post.

      • Sim, eu já havia visto o da corda também, igualmente excelente. Ilusionismo e feitiçaria sempre foi uma coisa que me fascinou muito. Parabéns, e aguardo mais tópicos como este. Até

        Gabriel Lopes / (in reply to Peu) Responder
        • Com certeza, haverão. É que este tipo de coisa, dá um pouco de trabalho de encontrar… Mas sempre que vejo algo legal, compartilho com todos aqui. :)

  10. Meu deus! Esse post muito dedicado que explicar tudo sobre Turco! Parabéns! Continue postando da categoria da magia, Peu! :)

    Lucas / Responder
  11. Realmente impressionante esse truque.

    Rafael Fernandes / Responder
  12. Ou seja: foram os ALIENÍGENAS DO PASSADO que guiaram Wolfgang von Kempelen na construção desta máquina. Assim, eles SABIAM que ela (a máquina) serviria para outros gênios se baseassem nela.

    Oppa Canstyle / Responder
    • UHauhauhauhauhauha. Cara, o History não é só Alienígenas do Passado. U.U

      • vdd, tem trato feito las vegas(melhor de todos), trato feito reino unido e trato feito luisiana, caçadores de relíqueas, estradas mortais e por aí vai. eu só assisto esse canal kkk.
        a propósito ótimo post PEU.

        wagner maia / (in reply to Peu) Responder
  13. Kkkkkkk…orificio circular corrugado foi demais…boa peu…o post e o vtnc foram sim bizarros..

    Patriota / Responder
  14. post muito fooooda. hahahahahahah amo esse tipo de coisa, mt dahora ;)

    continue assim pepeeeu hahah s2

    Michele / Responder
  15. Muito interessante. O vídeo também, é engraçado o cara fazendo uma jogada e depois olhando pros olhos do boneco (Feio pra caramba) como se indagasse “e aí, o que vai fazer agora?”.
    PS: Mas eu já havia lido um texto que dizia isso já havia sido comprovado como falso e não era só especulação. Será mesmo? Vou dar uma pesquisada.

    Urubu Rei / Responder
    • Também já procurei em muitos locais, e em lugar nenhum vi dizer existir provas de que era um Hoax. Se fosse, outras pessoas teriam recriado, e o John Gaughan não teria demorado 35 anos para conseguir recriar a ilusão. :)

      • As vezes inventar histórias também faz parte da ilusão, será que ele levou 35 anos mesmo? Não pra acreditar muito nesses caras não, kkkk.

        Rodrigo / (in reply to Peu) Responder
        • Mas se só ele conseguiu recriar, é uma história até aceitável.

          Peu / (in reply to Rodrigo) Responder
          • É impossível saber se o método que ele está usando é o mesmo utilizado naquela época, e me atrevo a dizer que não é. A tecnologia chegou ao nível tão avançado, que um robô jogador de xadrez chega até a ser uma invenção simples, pesquisando um pouco encontrei um vídeo em que estudantes de um curso Técnico em mecânica apresentam 1, na verdade 2 que jogam entre si, segue o vídeo:

            (Não tenho certeza se os alunos desenvolveram, provável que não, somente apresentaram)

            Tudo bem que tem o lance que ali pode ter sido tudo programado, sem muita inteligência artificial, sendo assim vamos para o passo seguinte, robô x humano:

            Coloque uma túnica nesses robozinhos aí e !!!tcharammm!!! Temos um novo turco. De boa, esse negócio de que só ele conseguiu recriar pra mim também é ilusão, o “History Channel” vem abusando de sensacionalismo faz tempo.

            Sobre o turco do passado, tudo que encontrei leva a entender que havia alguém dentro e que ele também perdeu vários jogos, mas por ser uma história antiga não se pode ter certeza de muita coisa. Abraço!!!

            Rodrigo / (in reply to Peu)
          • Concordo com você. Olhando por esse lado, realmente o turco de hoje pode ser um pouco diferente do antigo. Mas, eu, como um amante da mágica, prefiro crer que o truque é o mesmo, e que era algo além de um ser humano lá dentro. :)

            Peu / (in reply to Rodrigo)
  16. Cara, que coisa macabra. O truque da corda não me impressionou tanto, até porque quando o cara reproduziu, não fez completo. Se ele tivesse feito o lance de picar o moleque quando subisse na corda teria sido foda. Mas isso… isso é coisa de Satanás kkkkkkkkkkkkk Pelo visto vou passar o próximo mês inteiro procurando mais informações sobre esse turco. Muito obrigado Peu!

    Dossiê do Felipe / Responder
    • Aí, amigo, você queria que o cara ressuscitasse um defunto todo picado, era? Peraí! Todos sabemos que o que existe é ilusão, desvio de atenção, TRUQUE. ¬¬
      Não adianta. As informações que achei, todas giravam em torno desse esquema de uma pessoa dentro do maquinário, que pra mim não procede, até pelo fato de mais ninguém ter conseguido recriar tal ilusão, a não ser o Gaughan.
      Valeu, cara! Abraço! :)

      • O truque dizia que que o menino era picado no alto da corda e depois ressucitado, logo não fez completo ué. E o que mais me impressiona nesse truque do turco é; mesmo que fosse um automato, mesmo que tivesse um anão corcundo, ou um veterano de guerra sem as pernas, como era possível saber os movimentos do adversário? todas as opções que imaginei eram inviáveis para 1700.

        • Isso eram rumores, cara. Não existem provas de que o menino era picado… E se isso acontecesse, com certeza eram em ambientes fechados, onde tivesse como trocar o garoto por um boneco. Hahahaha. E eu também já pensei em toda e qualquer hipótese, para imaginar como se faz este truque. U.U

  17. Amigo gostei muito do seu post, interessantíssimo mesmo. Nunca tinha ouvido falar desse turco, porém farei questão de mostrar para minha cunhada, a qual foi campeã paranaense de xadrez. Boa fonte, abraço

    andre mizoguchi / Responder
  18. Peu encontrei essa matéria na veja que fala sobre o truque do turco ser falso:
    http://veja.abril.com.br/140307/p_107.shtml

    James / Responder
    • Cara, como eu mesmo disse na descrição, há vários boatos, e todos com essa mesma história… Mas recriar o truque, que é bom, só um cara conseguiu até hoje. Não acha isso estranho? Que é truque, eu sei, lógico. Só não acredito que seria algo tão bobo quanto uma pessoa movimentando um boneco. Até porque, as jogadas dele são muito rápidas, e diversos fatores dificultariam a movimentação, a visão e até o raciocínio de quem estivesse ali dentro.

      Peu / (in reply to James) Responder
  19. Peu!! Vc já viu sobre aquele cara, Dynamo? Ele está com um documentário na Discovery. Qdo parei pra assistir realmente fiquei sem entender…

    AdrianaP / Responder
    • Já sim, Adriana! Também já assisti alguns vídeos dele, e fiquei perplexo. Ele é realmente muito bom no que faz. Considero-o melhor que o Copperfield.

  20. muito legal o post pod cree! imagino as pinta na epoca tendo ate pesadelo com esse tal de turco !kkkkk

    kblo / Responder
  21. Belo post Peu!

    Breno / Responder
  22. Legal né peu, agora eu vou passar anos pensando nessa coisa por sua culpa hahaha

    Boi bandido / Responder
  23. Postagem extraordinária, parabéns! :D

    Wellington / Responder
  24. Eu acredito que O Turco foi o maior mistério da época!! Mas uma coisa me deixou um pouco curiosa: O livro onde determina as posições do xadrez para o início da partida pode estar ligado com as vezes que a manivela é girada acionando algum mecanismo que faça essa brilhante façanha???? Verdade ou não, o post foi fantástico!!!

    jordana / Responder
    • Não acredito nisso, pois a quantidade de giros iria variar muito. Acho que tem algum outro dispositivo onde ele insira algum tipo de código, seja numérico, alfanumérico ou de outro tipo. Porém, se for pra executar uma partida inteira, fica difícil determinar como o jogo irá ser… para isso, o mágico teria que ficar inserindo informações, e isso levantaria suspeitas. Eu sinceramente não imagino como é feito o truque.

      Peu / (in reply to jordana) Responder
  25. Não conhecia a maquina, fiquei de cara mesmo, imaginem a engenhosidade do sujeito que construiu essa porra em 1770…

    Parabéns Peu, post muito top.

    Sesd / Responder
  26. eu to achando q ele tem um tipo de mecanismo altomatico que quando ele roda a manivela faz a maquina ter um sistema de jogo diferente ja tudo pronto por isso q ele escolheu o tipo de jogada no video….

    kira / Responder
    • Como disse a pouco, e se for uma partida completa? Como é que se determina o que fazer? É complicado, se pensarmos nisso. Como a história diz que até grandes nomes jogaram partidas inteiras com a máquina, e perderam, fica difícil imaginar como é feito o truque.

      Peu / (in reply to kira) Responder
  27. Peu, fiquei sabendo que o Charles henrikipédia, do programa Pânico na Band (que eu e você tanto gostamos) foi assassinado. Gostaria muito que você, se preferir, fizesse um post sobre o caso. Abraço.

    Harley Davidson / Responder
    • Eu sinceramente acredito que não procede… Pois numa rápida pesquisa, a notícia que encontrei, além de ser em um site sem credibilidade alguma, era do dia 18 de Dezembro. Até aqui, já saberíamos se o fato tinha ocorrido ou não. Quando coisas assim acontecem, pelo menos sites de celebridades anunciam, já que vivem buscando qualquer tipo de notícia relacionada a quem pelo menos apareceu na tv, e ficou um pouco conhecido, assim como os ditos Big Brothers, por exemplo. Eles noticiam quem tá correndo, quem tá sem camisa, ou quem tomou um sorvete e fez careta… Imagine algo desse tipo. :)

  28. Merda, agora passarei 50 anos da minha vida tentando descobrir o tal segredo! Muito bom o post Peu!

    João Pedro / Responder
  29. Otimo post Peu, eu vi esse video esses dias eu fiquei muito fascinado, adorei, além de ter um nome legal, eu acho muito foda o boneco, vc fica vidrado nele kkkk
    queria muito saber como o truque funciona, e infelizmente o filho da puta nao quis contar, se ele demorou tanto tempo pra descobrir era pra contar ne kkkk eu acho feio que as pessoas morram com segredos, as coisas devem ser contadas u.u

    Vizeu / Responder
  30. incrível.. deveria ser tombado como patrimônio histórico.

    roberto.dias / Responder
  31. sei que isto nao explica muita coisa mas algo pe certo o turco apenas joga as 250 posições de tabuleiros montadas

    lucca / Responder
    • Acredito que não, já que quando alguém faz uma jogada ilegal, ele derruba todas as outras peças do jogo.

      Peu / (in reply to lucca) Responder
  32. o turco é inteligencia pura
    muito bacana mesmo
    adorei
    abraços brother

    lexroots / Responder
  33. Ótimo Post Péu!!!! Muito interessante!

    Bruno Nunes / Responder
  34. Mto legal o site e o post!
    Vou acrescentar uma informação: tem um livro bem bacana de nome ”A Máquina de Xadrez” que aborda o tema do turco, que nada mais era que um autômato controlado por um anão que ficava dentro de um compartimento secreto e imperceptível p quem via de fora (pelo menos essa era a teoria do livro).
    Abraços!

    Marcelo Caio / Responder
    • Se era isso mesmo, porque somente um homem conseguiu recriar a atração? Obrigado, e continue sempre conosco. Comente sempre que puder também. :)

  35. Muito bom Peu parabens :D

    thiago_aha / Responder
  36. Cara .. mdo da hra o/

    natasha / Responder
  37. Bruxaria.

    Matheus Montano / Responder
  38. Matheus Montano / Responder
  39. Oi Peu, eu morro de rir com as suas introduções no post, adoro sua postagens também, continue postando sempre, achei legal comentar como incentivo. voçe já tem um pequeno fã clube aqui no ieb né? abraços.

    Jairo37 / Responder
    • E você não sabe o quanto é importante o comentário de cada um de vocês, Jairo! Pequeno fã clube? Hahahaha. Longe disso, cara. Apenas faço minha parte, e tento agradar. Grande abraço, e comente sempre que possível, amigo.

      Peu / (in reply to Jairo37) Responder
  40. Peu, não fale CU… Fale oritimbó!

    Capa / Responder
  41. eu qeria saber como ele joga tao fodasticamente xadrez ?

    BiGGiE CulleN / Responder
  42. Ótimo post, Peu. Teus posts são ótimos, assim como a grande maioria da galera que posta aqui. Continuem assim ;D

    Vitor / Responder
  43. É macumba isso! hehehe

    Guilherme Guedes / Responder
  44. BONECO VESGO DO CAPETA

    O MESTRE / Responder
  45. hj tive q deixar meu comentário perfeito esse post altamente bizarro

    gleyson / Responder
  46. Nossa Peu que post dahora, muito dificil de acreditar que isso é possivel, adoro eses tipos de post continua assim abraçao

    Alex / Responder
  47. caraca Peu, que post interessante… agora fiquei pensando aqui, sem respostas

    Anderson Drumond / Responder
  48. Vi muita coisa fake aí no video da history, um canal que fala de aliens mostrando videos que até os próprios criadores dizem ser montagens…

    DynamiteP7 / Responder
  49. É realmente um mistério. Mas naquela época acredito que fosse mesmo um anão que ficava embaixo da máquina operando o jogo com algum fundo falso.
    Não é possível criar um sistema de jogadas já programadas para os lances, até pq no xadrez o número de posições diferentes nos primeiros 30 lances já passa dos bilhões. Assim como na partida clássica em que Garry Kasparov perdeu para o computador Deep Blue, que podia calcular aproximadamente 200 milhões de posições por segundo, a quantidade de análise de posições não é o primordial. Os próprios grandes mestres afirmam que na maioria de seus lances, calculam de 4 a 5 lances a sua frente em média, somente necessitando efetuar mais cálculos quando a situação assim exige. Alguns lances são intuitivos e nem precisam ser calculados matematicamente.
    Nos dias de hoje, não se realizam mais partidas como antigamente entre homens e máquinas, pq o ser humano não é capaz de vencer um superprograma de xadrez simplesmente pq por mais que uma pessoa jogue bem, ela não conseguirá realizar o melhor lance possível a cada 10 jogadas em média.

    Bruno / Responder
  50. ESSE BONECO PARECE O ZE DIRCEU

    O MESTRE / Responder