,

Decomposição…

…você me deixa feio.

Nesse post, falarei das etapas da decomposição humana. Embora pareça mórbido, o estudo dos eventos que sucedem a morte é extremamente interessante, para quem gosta da área de estudo.Vamos por partes…

No instante da morte: O coração pára, a pele fica rígida e adquire uma cor acinzentada. Todos os músculos se relaxam e a bexiga e intestinos de esvaziam. A temperatura corporal cai normalmente 0,83ºC por hora a não ser que tenha fatores externos que o impeça. O fígado é o órgão que se mantém quente durante mais tempo, pelo qual se costuma medir sua temperatura para estabelecer o momento da morte.
Aos 30 minutos: A pele fica meio púrpura e com aspecto ceroso. Os lábios, e as unhas dos dedos empalidecem pela ausência de sangue que estagna nas partes baixas do corpo, formando uma mancha de cor púrpura escura que é chamada de lividez. As mãos e os pés ficam azulados. Os olhos começam a afundar para o interior do crânio.
Às 4 horas: Começa a aparecer o rigor mortis. O enrijecimento da pele e o estancamento do sangue contínuo. O rigor mortis começa a esticar os músculos durante umas 24 horas, depois das quais o corpo recuperará seu estado relaxado. Às 12 horas o corpo está em estado de rigor mortis total.
Às 24 horas: Somente agora o corpo adquire a temperatura do ambiente que lhe rodeia. Nos homens, morrem os espermatozóides. A cabeça e o pescoço adquirem uma cor verde-azulado e esta mesma cor começa a estender-se ao resto do corpo. Neste momento começa o forte cheiro de carne podre, e o rosto da pessoa fica essencialmente irreconhecível.
Aos 3 dias: Os gases dos tecidos corporais formam grandes bolhas debaixo da pele. A totalidade do corpo começa a inchar e crescer de forma grotesca. Este processo pode acelerar se a vítima encontra-se num ambiente cálido ou na água. Os fluídos começam a gotejar por todos os orifícios corporais.
Às 3 semanas: A pele, cabelo e unhas estão tão soltas que podem ser retiradas com facilidade. A pele se racha e arrebenta em múltiplas zonas por causa da pressão dos gases internos. A decomposição continuará até que não fique nada exceto os ossos, o qual pode demorar em torno de um mês em climas quentes e dois meses em climas frios. Os dentes são com freqüência o único que fica anos ou séculos depois, já que o esmalte dental é a substância corporal mais dura que existe. A mandíbula é assim mesmo a mais densa, pelo que geralmente também perdura.

Apartir de todas as informações que você acabou de receber, já dá pra ti ter uma ideia de à quanto tempo o indivíduo abaixo está morto:

Tem noção do tempo de decomposição desse corpo? Dê seu palpite nos comentários ;]

ps¹; Tem troço mais feio que isso?

ps²; Siga eu lá no Twitter: @danibrowser

Megaputaquaparível abraço procêis.

Written by Danibrowser

Fundador do IÉB, o administra desde 2007, e não viu nem 1% da bizarrice do mundo.

106 Comments

Leave a Reply
  1. First??Na minha opinião o individuo deve ta morto há uns três dias.A pele ta toda enrugada,e ele cheio de vermes pelos orificios.eu hein.bem tenso.Falow ai pra todos que ficam!!

  2. uma semana talvez²

    post bem interessante.. acho que de agora em diante eu vou sempre analisar os corpos e chutar um tempo, HOAS9EHAOS9HEAOS9H

  3. Bom…..

    levando em conta clima, como foi morto e tudo… pode variar, mas pelo conhecimento adquirido no trabalho, posso dizer q sem ver as larvas nao tem como ser preciso, mas jogo algo entorno de 8 a 15 dias, mas acho q eh uns 12 dias mais precisamente…

    na verdade se soubc a larva de qual mosca eh q tem ai eu iria dar com certeza, mas como nao sei…. fudeu…

    heuehueh

    **** enfim ai tha o palpite…

    ***e to cheio de email pra mandar mas sem tempo

  4. Haa, que bonitinho! *o*

    Adoro este tipo de conteúdo.

    Hnm, meu palpite pra criatura belíssima da última foto… 10 dias.

    Blé.

    Ótimo post o/

  5. acho que entre 12 e 14 dias no maximo !! (e pelamordeDEUS que horror ! eu quero ser cremada nao quero virar banquete desses bichinhos nao !!! Tenso muito tenso )

  6. é impressãoooooo minha ou tem uma nota de 20 aiiiiii………..

    écaaaaaaaa lavem as mãos com tudo q tiver em casa qdo pegar em dinheiro……

    fica a dica

  7. Esse bixo ai já tá apodrecendo faz uns 5 dias no máximo. Note que ele está ao ar livre então o processo é bem acelerado. Imaginem o fedor que está em volta. Alguém ai já sentiu o fedor de um cadáver humano em decomposição? É uma das coisas mais repugnantes que existe! Não sei como é que médicos e técnicos legistas aguentam mexer numa coisa dessas… fede demais, acreditem!

  8. CARACA! olha os vermes comendo os zói do manolo!

    o cara ali de cima so quer ser o investigador do CSI, vendo qual mosca ta no corpo pra saber quanto tempo faz que morreu.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  9. Solo arenoso com marcas de pingos de chuva, vegetação rasteira verdejante, pele saponificada, abundancia de larvas nos orificios, mas com pouco consumo das bordas………….eu vou chutar de 8 a 9 dias.

    Depois passa o resultado para a galera………Abração pra todos e para o amigo que esta descansando "pra sempre"

  10. José Márcio, tens toda razão, mas me dá um gelinho na barrriga e um nooooooojooooo danado !

    ( Tadinha de mim ! tadinho de todo mundo ! )

    TENSO, muito TENSO =[

  11. acho que é dessa realidade brutal que o ser humano aprendeu desse cedo que é bom ter uma religião. embora estejamos tecnologica e culturalmente adiantados, ainda não passamos de animais. o fato de termos raciocínio não nos impede de assemelharmos a todos os animais no final da vida… nossa consciência nesse sentido é uma das piores desgraças que existem, pois é como se fossemos um "deus" que pode ver muito além de si mesmo, mas que de qualquer forma está enraizado num corpo mortal. acho que o destino de um ser humano não é diferente do destino de um boi… da mesma forma que o pedaço de carne do boi que vc come no almoço não representa algo além da carne, não há qualquer tipo de consciência do boi após sua morte. pq haveria de ser diferente com o ser humano… a mente é uma extenção da carne… a vida é muuuuito valiosa, quando se tem consciencia da finitude do ser humano, se compreende o valor da vida. a vida tem seu sentido estético, prazeroso, artístico, e não tão celestial, além-túmulo como nosso instinto teima em nos fazer acreditar. acho que já me falei muito… agora te pergunto: QUAL PÍLULA VC PREFERE TOMAR? A AZUL OU A VERMELHA? nem eu sei…

  12. olha….eu era estudante de fisioterapia..e nas aulas praticas tinha uns cadávers parecidos com esse aí, e q tinha 10 15 20 anos…acho q algm abandono esse cadáver ai..pq ele tm d 5 anos pra + hein

  13. Como policial já tive o (des)prazer de ver alguns corpos humanos em putrefação, e acreditem, não há nada no mundo que cheire pior do que um corpo humano em decomposição. Quer dizer, quase nada.

    A único cheiro que é tão desagradável quanto o de um corpo humano se decompondo é o cheiro do peido de quem toma albumina.

  14. O cara está recheado de larvas, faz parte da decadência humana…

    Mas é verdade, dependendo do estado de desenvolvimento da larva se sabe há quanto tempo morreu o indivíduo, bem como algumas condições… Ah, NÃO assisto Crime Scene Investigation.

  15. bom quase eu disse quase me deu enjoo

    mas é uns dos melhores post que eu já vi

    bom já lhe falaram a quantos dias estava morto

    eu sinceramente não faço ideia.só sei que ele morreu memo

    ninguem vivo ia deixar um tanto de verme andar em cima dele rsrsrsrs

  16. Dani, 2 coisas:

    1 – Esses mesmos estágios de decomposição se aplicam aos outros animais?

    2 – Rola ou já tem alguma matéria sobre necrópsia: seus estágios, procedimentos e tals?

    Abraço e parabéns pela matéria.

  17. e ai irmao ,,, isso dai tem 5 dias .. sei porque trabalho em uma funeraria e eu pego essas coisas com as proprias maos ,, conheci seu blog hoje ja que tu posta essas coisas quando eu tiver material vou te mandar umas coisinhas interessantes pra tu postar ok.. aquele abraço ps…adorei tudo aqui.

  18. Dando uma "passada de olhos" nos comentários, acho que também há adultos que vêm neste site e que também dão seus palpites. São para alguns adultos que eu sugeriria que pelo menos lessem a matéria que o autor copiou e colou neste site.

    Percebo que praticamente ninguém leu os processos naturais em que se dá a morte. [Sei que é muito grande pra imensa maioria dos palpiteiros deste site]. O texto original está em inglês cujo autor é Arpad A. Vass. que publicou esta matéria na revista MICROBIOLOGY TODAY VOL 28/NOV 01. A matéria original tem inclusive mais detalhes que ficariam muitíssimo exaustivas e aí sim, todo mundo ignoraria o texto se fosse colado neste site.

    No artigo, são faladas as técnicas utilizadas para identificar o corpo e as várias substâncias como os gases envolvidos durante o processo de putrefação do cadáver. Fala sobre os microorganismos como os protozoários mais comuns que contribuem para a decomposição e as bactérias como a Acetobacter to Zooglea sendo uma das principais.

    Bem, é muito interessante assuntos que tratam da morte e achei que valeria a pena comentar especialmente neste caso, pois acredito que além do mórbido entretenimento que este site produz, deu informação de certa forma, educativa como nesta matéria 'decomposição'. Pena que poucos leram a informação e assim teve pouco a aprender vendo somente as imagens.

    Gostei do comentário do BLADE. Ele tocou num ponto essencial que determina o nascimento de toda crença humana desde que o homem percebeu-se como um ser que também perece como os outros animais de sua caça. O medo da morte. A partir do medo nasce a noção do dualismo entre matéria e seres incorpóreos que transcendem este corpo tão frágil frente ás adversidades da natureza e tão finito. A crença numa vida eterna. O homem precisa deste conforto, embora imaginário, que o fará tornar eterno e principalmente, livre da dor.

    É um assunto longo sobre o qual não me alongarei mas espero que pelo menos o participante BLADE leia minha mensagem. Ele pensa quase igual a mim, por isso achei válido discorrer um pouquinho sobre isso.

    Tchau pessoal.

  19. oxi… ele foi deixado em contato com o solo, em tempo aberto… pode ser talvez uns 5 a 8 dias, correto? aushaushaaa… sou técnico em necrópsia aki no RJ

  20. Muita gente metida a besta deveria ver essas fotos…ninguem vale nada, voce é algma coisa pelo que faz, não adianta construir grandes jazidos, monumentos em cemiterios,,,no fim todo mundo vira comida de vermes

  21. 3 semanas

    se ele estive-se dentro da agua a coisa ia ta muito pior

    SE TIVE-SE UMA ESCOLHA DE COMO EU FOSSE MORRER SERIA CONGELADO JA QUE MEU CORPO SE PRESERVARIA PRA SEMPRE E SEMPRE FICARIA BONITAO RSRS ABRAÇO A TODOS

  22. se tive-se de escolhe como eu morreria seria com toda certeza congelado pois se um dia existi-se alguma forma de reanimar a vida de alguem que acabou de morrer era so me descongelar e me ressucitar haha

    forte abraço a todos

  23. não precisa nem querer pra vc ficar assim eu não achei massa não, se eu pudesse eu nem morreria porquer eu não queria passar por isso, mais quem sabe JESUS volte antes de eu morrer e porquer cada dia que se aproxima a volta do meu SENHOR se torna mais breve

  24. puxa cara este cadaver ja deve estar com umas 3 semanas pra estar dessa forma.vazei loco ficar assim e muito bizarro da nojo ate de imaginar ne galera?

  25. acho que este ai, esta morto uns 19 dias; a pele ja esta toda enrugada ah/ esta sendo devorado; ta se desfazendo /ah como eu tenho medo de morrer; to lascada ; se correr bicho pega se ficar ele come ta puchado , no fundo arealidade eesta;vamos todos morrer ah/ e triste de mais ;ver os bichos comendo a gente; ha to com medo estamos lacadoskkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  26. E ainda tem gente que quer ser mais que a outra . Pensam que quando morrer vão continuar com aquele corpão , com aqueles cabelos lindos com a pele lisa de bebe, ou pensam que vão levar os bens materiais. É isso ai que todo mundo vira, independente de raça, sexo…rico ou pobre.

One Ping

  1. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *