Maçonaria – Rituais Secretos

Demorei um pouco, mas quando volto é assim, queridos leitores! Pois é, aqui vai mais um grandioso post pra vocês, mais uma vez, sobre algo cheio de mitos e lendas: A Maçonaria. Gostaria de, em primeiro lugar agradecer a ajuda de dois amigos, que deram uma boa clareada em minha ideias: Um deles, é o Thor Lira, que já foi autor do site, e hoje é um leitor assíduo… e o outro, pediu para ser identificado apenas pelas iniciais E.A. . Vamos destacar alguns pontos, usando o mesmo prefácio que coloquei no post do Livro de São Cipriano (Clique para ver), e seguir com minha breve explicação.

  1. Não é de minha intenção, tão pouco de qualquer integrante do site, incitar, incentivar e/ou induzir qualquer leitor a gostar ou fazer parte de religião/crença/organização alguma, assim como não demonstra/exclama a religião/crença ou seguimento de nenhum dos envolvidos com o domínio Isso É Bizarro. O conteúdo é unicamente explicativo, e apenas para o estudo e conhecimento do assunto.
  2. Não foram usados termos e/ou palavras com intuito de denegrir qualquer religião/crença/organização. Os termos usados, em sua maioria, foram transcritos de relatos ou até copiados de outras fontes (em sua minoria). O restante, foi simplificado para melhor entendimento dos usuários do site. Se algum deles foi ofensivo a quem quer que seja, peço-lhes desculpas antecipadas, e também peço que por favor me alertem para que possa ser corrigido/modificado/retirado o mais rápido possível.
  3. NÃO SERÁ TOLERADO QUALQUER TIPO DE OFENSA, por mínima que seja, contra qualquer religião/crença/organização que se tenha notícia. Quem quer respeito, respeita, e qualquer expressão abusiva levará o comentário imediatamente para caixa de Spam. O mínimo que for identificado, já será o bastante, e o resto da frase ou texto nem será lido. Não importa se você é cristão, ateu, budista, adepto do candomblé, espírita, umbandista, catimbozeiro, satanista ou participa dos direitos humanos, da ONU  ou o que quer que seja: Apenas respeite para ser respeitado.
  4. Nós, que fazemos parte do Isso É Bizarro preferimos manter o site como um território neutro quanto a religião/crença/organização (DESDE QUE SEJA LÍCITA/NÃO CRIMINOSA, E FRISO ISSO AQUI COM TODAS AS LETRAS), por tanto, discussões sobre qual religião/crença/organização é certa ou errada, ou qual é a melhor ou pior também não serão toleradas (Até porque, na maioria das vezes, isso acaba violando o termo de nº 3). Se você discorda da opinião de outro leitor, dê a sua sem confrontar a do outro.

Vamos ao Post:

ImgDestMacon

A maçonaria, para muitos (e eu chuto dizer a grande maioria do povo que desconhece) seria um seita. Cheia de poderosas e até sinistras reuniões secretas, onde se praticam rituais obscuros. É um segredo grandioso, que intriga muita gente, desde tempos antiquíssimos. Para outros, seria algo de tanta vantagem quanto um poço de petróleo no quintal. Está cercada de lendas, mitos e mistérios. Hoje, iremos desmitificar (até onde é possível) toda essa história. Sejam bem vindos ao mundo Maçônico.

É para responder grande parte das dúvidas que estou montando esse post. O que é a Maçonaria? Quem são os maçons? O que fazem? Pra que se reúnem? Vamos as respostas.

O que é a Maçonaria?

maconaria-31Bom, eu não teria como dar a melhor das explicações por não ser um maçom… E mesmo que fosse, acredito que ainda não poderia. Mas pra frente, entenderemos o por quê. O pouco que vou saber lhes explicar, vem de algumas conversas. Vamos lá!

Maçonaria é uma sociedade discreta, onde suas ações são reservadas e interessa apenas àqueles que dela participam. A maçonaria é uma sociedade universal, cujos membros cultivam o aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia, igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual.

A maçonaria admite todo homem que é livre e possui bons costumes, não fazem distinção de raça, religião, ideário político ou posição social. Suas únicas exigências são que o candidato possua um espírito filantrópico e de buscar sempre a perfeição.

Os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autônomas, designadas por oficinas, ateliers ou lojas, todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si.  Existem, no mundo, aproximadamente 6 milhões de integrantes espalhados pelos 5 continentes. Destes, 3,2 – nos Estados Unidos, 1,2 no Reino Unido e 1,0 no resto do mundo. No Brasil existem aproximadamente 150 mil maçons e 4.700 Lojas.

O termo maçonaria é de origem francesa , e significa construção. O termo maçom portanto é um aportuguesamento do francês; maçonaria por extensão significa algo como “associação de pedreiros”.

Para ser membro da maçonaria não basta a autoproclamação, é necessário um convite formal e é obrigatório que o indivíduo seja iniciado por outros maçons, e para se manter  tem que cumprir com os seus juramentos e obrigações, sejam elas esotéricas ou simbólicas, e que esteja integrado em uma loja.

Origem da Maçonaria

maconsA maçonaria começou como uma sociedade secreta que surgiu vinculada às ideias do laicismo humanitário e liberal do iluminismo. Originalmente era uma das sociedades secretas que chegara ao século XVII se apoiando em fundamentos de filosofia natural e até mítico-alquímicos, tal como se depreende do simbolismo dos signos e dos números (a tríade, o triângulo, o círculo).

Formavam corporações privilegiadas, que se furtavam de toda a regulamentação municipal e guardavam os segredos da profissão. É especificamente maçônico o vínculo com a tradição da construção: daí procede a sua terminologia, os seus objetos de culto, emblemas e o ritual (martelo, paleta, esquadro, mandil), bem como os graus de mestre, companheiro e aprendiz.

A Grande Loja de Maçonaria foi criada na Inglaterra em 1717, e unia as quatro lojas londrinas. O líder eleito era conhecido como Grão-Mestre. Aberta a todos as crenças religiosas, a Maçonaria se transformou em um receptáculo da filosofia das Luzes e depressa se estendeu a todo o Continente europeu.

No final do século XVIII já existiam 700 lojas em França, compostas por grande quantidade de nobres e membros da classe média e do clero, apesar dos Papas Clemente XIII e Bento XIV terem proibido a maçonaria em 1738 e 1751.

Maçonaria e Política

Embora não seja clara a influência política exercida pela maçonaria, é sabido que a ela pertenceram personagens como George Washington e Benjamin Franklin, sendo que os princípios maçônicos se refletem na declaração de independência dos Estados Unidos. A Revolução Francesa também usou a maçonaria para obter o lema “Liberdade, igualdade, fraternidade”.

Simbologia

maconaria2A Maçonaria, é definida através das instruções maçônicas inglesas, como um sistema peculiar de moralidade, velado por alegorias e ilustrado por símbolos.

Em sua “Encyclopedia of Freemasonry”, o sábio Albert Galatin Mackey prefere ir mais longe:

“A Maçonaria é um sistema de moralidade desenvolvido e inculcado pela ciência do simbolismo. Este caráter peculiar de instituição simbólica e também a adoção deste método genuíno de instrução pelo simbolismo, emprestam à Maçonaria a incolumidade de sua identidade e é também a causa dela diferir de qualquer outra associação inventada pelo engenho humano. É o que lhe confere a forma atrativa que lhe tem assegurado sempre a fidelidade de seus discípulos e a sua própria perpetuidade.”

De fato, a Maçonaria adotou o método de instrução, ela não o inventou.

A simbologia é a ciência mais antiga do mundo e o método de instrução dos homens primitivos. É graças a ela que tomamos conhecimento hoje, da sabedoria dos povos antigos e dos filósofos. O acervo religioso, cultural e folclórico da humanidade está preservado através do simbolismo, desde a pré-história.

O princípio do pensamento simbólico está fincado em uma época anterior à história, nos fins do período paleolítico. Os mestres da humanidade primitiva, podem ser facilmente localizados, através de estudos sobre gravações epigráficas.

A Maçonaria é a legítima herdeira espiritual das sociedades iniciáticas da antiguidade, porque perpetua o tradicional método de instrução, no ensinamento de suas doutrinas.

Seria cansativo, e até um desperdício, me aprofundar tanto em palavras, quando temos vídeos tão bons sobre o assunto. No post do livro de São Cipriano, eu tive que me aprofundar, porque não dispunha de algo tão didático, exceto textos e imagens pesquisadas. Deixarei 2 documentários distintos, seguido de um vídeo indicado pelo amigo Thor Lira.

Lhes indico que assistam o vídeo com tempo, para quando entenderem, voltarem, e rever com calma.

Decifrando o Passado: A Franco-Maçonaria

Usuário Android, iOS ou Windows Phone clique AQUI.

Maçonaria – Rituais Secretos

Usuário Android, iOS ou Windows Phone clique AQUI.

E aqui, o vídeo indicado pelo Thor… trata-se de uma oração maçônica.

Usuário Android, iOS ou Windows Phone clique AQUI.

Espero ter esclarecido algumas das dúvidas, e matado a curiosidade de vocês. Confesso que achei bastante interessante, e gostei do aprendizado. Gostaria também de me desculpar com a sociedade maçônica, caso tenha pecado em alguma parte, ou talvez até tenha ofendido ou me equivocado. Estarei aqui para corrigir quaisquer erros que sejam percebidos. Basta entrar em contato comigo, e assim, corrigirei.

No mais, só gostaria de compartilhar mais um vídeo do parceiro Fábio Ahsefordeu Ribeiro! Dessa vez, o cara mandou vê com a galera do Aladdin dessa vez!!!

 

 Usuário Android, iOS ou Windows Phone clique AQUI.

Sério, vocês já deram uma olhada no canal desse cara? É pura recordação. E recordar, é viver. Eu indico bastante. :)

Sugestões ou qualquer contato, no [email protected] ou no Facebook.

Até a próxima! Beijo na bunda! :P

Mega Bizarro

Sobre Peu

Ver todos os posts desse autor

Namorado da Miss Sombra, sou apaixonado por voar e por música. Um Pernambucano que gosta de tudo um pouco. "Sou o coração do folclore nordestino, eu sou Mateus e Bastião do Boi Bumbá. Sou o boneco do Mestre Vitalino, dançando uma ciranda em Itamaracá. Eu sou um verso de Carlos Pena Filho, num frevo de Capiba, ao som da orquestra armorial. Sou Capibaribe num livro de João Cabral. SOU MAMULENGO DE SÃO BENTO DO UNA, vindo no baque solto de um Maracatu! Eu sou um alto de Ariano Suassuna, no meio da Feira de Caruaru. Sou Frei Caneca do Pastoril do Faceta, levando a flor da lira pra Nova Jerusalém... Sou Luis Gonzaga e eu sou mangue também. Eu sou mameluco, sou de Casa Forte... Sou de Pernambuco, sou o Leão do Norte. Sou Macambira de Joaquim Cardoso. Banda de Pífano no meio do Canavial. Na noite dos tambores silenciosos, sou a calunga revelando o Carnaval. Sou a folia que desce lá de Olinda, o homem da meia-noite puxando esse cordão... Sou jangadeiro na festa de Jaboatão Eu sou mameluco, sou de Casa Forte... Sou de Pernambuco, sou o Leão do Norte."

loading...

Comentários!

Atenção: os comentários desse site são via Facebook e sequer fica arquivado em nossos servidores. Então tudo o que você escrever aí em baixo é de inteira e completa responsabilidade sua. Tome cuidado, Goku e as autoridades estão de olho, ok?!

97 Comentários nesse post. Comente!

  1. Bla.. Bla..blaa… Youtube

    Leandro / Responder
    • cara, vendo por este lado, eu não sou a favor nem contra, muito pelo contrário…

      Big Boss / (in reply to Leandro) Responder
    • Muitas pessoas falam dessa ordem, poucos conhecem. Pela maçonaria regular não ser aberta a qualquer um, acabam-se formando mitos em torno da história original. O que posso dizer é que, diferente de uma igreja (não comparando como religião, até porque não é) onde há uma grande variedade de pessoas, muitas sem muitos conhecimentos, na maçonaria é muito difícil você ver algum membro desse tipo, grande parte do pessoal é formado por homens já de uma certa idade, realizados em todos aspectos, e mais importante: Com poder. Isso faz da maçonaria uma força grande e que incomoda, não é atoa que a igreja católica já tentou tirar o prestígio dela, pois dentro sempre teve muita gente influente, mas isso nunca vão conseguir, justamente pela descrição da ordem e seus membros. George Washington, Benjamin Franklin, Theodore Roosevelt, John Wayne entre tantos outros grandes nomes eram maçons, então podemos ver que a maçonaria desde seu surgimento na França atraiu muitos adeptos, e pessoas poderosas, os iluministas que o digam, na época era uma parcela significativa dos pensadores, cientistas.. O que poucas pessoas sabem (ou falam) da maçonaria, são os trabalhos sociais em que a mesma está inserida, o título de filantropia não vem atoa, mas é claro que o pessoal não faz questão de expor isso, quando digo isso, é uma referência aos maçons, então por conseguinte, as pessoas ficam sem saber.

      Parabéns pelo post, Peu.
      É bom ver esse tipo de conteúdo aqui, para ver se dá uma desmistificada no assunto.. Até porque, muitas pessoas tem fantasiasalucinações com essa fraternidade, uma vez que a mesma é citada em várias teorias da conspiração.

      David / (in reply to Leandro) Responder
      • Pois é. Achei super legal mostrar um pouco do assunto as pessoas em geral. Como você disse, existe muito mito em torno disso tudo.

      • David, acho muito legal os comentários que tu faz nos posts do aqui do blog, eu sou um usuário frequente do blog, mas nunca comentei, este é meu segundo comentário. Como na maioria das vezes, eu concordei com o que tu falou em relação a Maçonaria, porém gostaria de expor que não é obrigatório esse “poder” que tu citaste, e sim, alguns adquirem poder depois de entrarem na Maçonaria por conhecer maçons ( geralmente da mesma Loja, ou conhecidos de lojas distintas ), e esses, por sua vez, ajudam de diversas maneiras, sendo financeiramente ou com uma oportunidade de emprego, o que sustenta a Maçonaria são os seus membros, ajudando uns aos outros e ajudando também a sua Loja. E gostaria também de parabenizar o IssoÉBizarro, o melhor site com esse tipo de conteúdo !

        Att: Pedro Mattos

        Pedro / (in reply to David) Responder
    • Eu jurava que esse post era do draftl

      amorte / (in reply to Leandro) Responder
  2. rapaizzz.. cabulozo. O_o

    gigabruno / Responder
  3. ao se tratar de hipocrisia.dessa vez sendo herege,mas sem contrariar outras culturas e levando em consideração o conhecimimento. se preocupar com o que agente escuta ao invés de buscar a inforormacao e um dos fatores do atraso da humanidade!!!! valeu peu

    doguinha / Responder
  4. Cara meu tio-avó era da maçonaria.. como eu sei? diz minha mãe que quando ele morreu os membros da maçonaria deram uma ajuda financeira para a família dele (não lembro direito mas acho q foi isso mesmo). e realmente é bem discreto pq só descobriram que ele era maçom depois de morto.. é bem sinistro…

    Semnome / Responder
  5. Ah não.. nao bastasse o Drafl.. Até tu Brutus meu filho!

    Evandro / Responder
    • Sinto muito, mas a Maçonaria não deixa de ser algo bizarro! O erro de algumas pessoas que frequentam esse site, é achar que bizarro é só sangue, ou pessoas transando com animais e enfiando objetos peculiares no cu.

  6. Aaahhh… O Peu esqueceu da DeMolay ='(

    Fernando Paranhos / Responder
    • Vamos por partes, cara! Rsrsrsrsrs.

    • Uhulll, parte 2 vindo aii!! Hahahahaha!

      Fernando Paranhos / (in reply to Fernando Paranhos) Responder
    • Mas a Ordem DeMolay não tem nenhum tipo de misticismo ou coisa bizarra. Sei disso porque sou um DeMolay e possuo todos os Graus principais da Ordem. Posso garantir que qualquer coisa “bizarra” que for encontrada, será falsa ou de fonte sensacionalista. Entendam que não estou criticando ninguém, nem querendo semear discórdia por aqui, me manifesto apenas em função da indignação que tenho de as pessoas ficarem tentando encontrar “pelo em ovo” em certas coisas.
      Com relação à Maçonaria, não posso dizer muita coisa, pode ser que existam coisas meio atípicas ali dentro, mas os Tios devem ter ótimas explicações pra isto. (risos)

      • Olá Irmão. Quem dera se os Tios explicasse como é tudo, etc, rsrs. Meu pai é Maçom, eu e meu irmão somos DM.

        Mateus Ribeiro – cap 34º/

  7. Os videos completam um pouco o post apesar da moçanaria ir MUITO MAIS ALEM disso…
    Parabens pelo post Peu acredito que vai clarear muito a mente de alguns :)

    Pai-Anderson / Responder
  8. Bom dia.´.

    Belo post, porém os videos retratam e falam apenas das lojas que chamamos de Mistas, a qual não reconhecemos como uma verdadeira potencia maçonica, ouve um equivoco onde se diz a respeito da primeira loja onde se coloca como PRIMEIRA GRANDE LOJA, pois se assim colocado estaras se referindo a uma de nossas POTENCIAS e não da primeira loja maçonica a qual pertecia ao GRANDE ORIENTE…

    Luka / Responder
  9. …Outro grande e maravilhoso post, comps… :)
    Assim como vc, aprendi um pouco mais sobre esse assunto, pois sou irredutível e tenho as minhas próprias opiniões e pensamentos quanto à maçonaria (o que não vou expressar por aqui, pois também náo sou maçon e o que sei serve apenas para a minha própria compreensão, não querendo desrespeitar ninguém e nenhuma religião/crença/organização, como vc mesmo frisou ali em cima)…
    Sempre tive curiosidade (como a maioria) e sempre busquei no estudo e na pesquisa, conhecer e aprender um pouco mais sobre isso, pois meu avô materno era maçon, mas só tive conhecimento disso depois de ficar mais velho… E lá na minha cidade natal há uma loja deles com aqueles símbolos ali destacados, na parte superior da faixada…
    Abraço e Bom Dia, compadre! Até o próximo post! Esse foi de “lamber os lábios”! :)

    Neo / Responder
  10. Parabéns pelo post, feito com isenção. É muito legal.

    JAYME / Responder
  11. Peu, somente um adendo: queria deixar claro a todos do site que a maçonaria possui somente um segredo e aqui vou revelar a voces (vou revelar e ao mesmo tempo não, voces entenderão. O unico segredo da maçonaria é conseguir reconhecer outro maçom em qualquer parte do mundo. Algumas tecnicas usadas foram reveladas pela internet como alguns tipos de aperto de mão, gestos e abraços. Mas isso é somente a ponta do iceberg, para saber todos é necessario a entrada na maçonaria. Eu não sou maçom, mas meu pai é e está no ultimo grau (o 33), vivo nesse meio desde que nasci.

    Matheus / Responder
  12. Muito bom o post, tinha curiosidade em saber algo sobre a maçonaria que não fosse o que escutamos sempre!

    Marcos / Responder
  13. Peu, o post ficou SHOW!
    Tenho certeza que você já deve ter excluído um turbilhão de comentários! kkkkkkkkkkkkkkk
    Parabéns meu querido. Com toda certeza sua hora vai chegar, e você vai fazer parte dessa grande sociedade! Abraços!

    ThorLira / Responder
    • Valeu, Thor! Já excluí um bocado, sim. Rsrsrsrsrsrs. E cara, eu ainda não sei se quero fazer parte… Como comentamos, achei super interessante, mas se um convite me fosse feito hoje (e eu cumprisse todas as exigências, lógico), eu não saberia o que escolher. Ah, e valeu, pela ajuda, maninho. Sem tu, eu não sei se conseguiria fazer o post!

  14. Será que ficar pesquisando sobre os rituais da maçonaria não pode acabar estragando a experiência se um dia eu entrar pra maçonaria?

    Não que eu ache isso provável hoje, mas vai saber

    some1 / Responder
    • Eu também não acho que seja provável. Até porque, o que existe para ser entendido na internet, é só a ponta do Iceberg.

  15. A maçonaria é muito mais simples do que tudo isso e vale lembrar que o Maçom pode sair da Ordem sem problema algum. A maçonaria é dividida em vários RITOS ( a grosso modo falando, rito significaria ensinamento) alguns adotam o esoterismo e outros não. Cada loja tem seu Rito, sendo que, cada loja funciona de uma forma diferente, mas todas buscando o mesmo ideal!

    Luiz Fernando / Responder
  16. Para uma pessoa “BEM INSTRUÍDA”, Sabe que a Maçonaria é ATITUDE FILOSÓFICA e NÃO uma RELIGIÃO como muitos “fanáticos Religiosos ” ou Ignorantes falam por aí.

    Fabio / Responder
  17. Não gosto de discutir religião com amigos (de verdade) creio que sempre sai alguém ofendido. Outra coisa que não é de meu gosto é ver alguém falar de uma religião sem saber… E esse não (!) é o caso do post por outro lado post muito bem organizado (como sempre) e direto. Muito bom cara, abraços!

    Treze / Responder
    • Mas Maçonaria não é uma religião… Que fique bem claro. :)

      • Sim sim, nunca considerei uma religião (só me expressei mal, desculpe rsrs), mas respeito como tal. Coisa que respeitar a religião alheia é quase que incomum onde vivo… Infelizmente.

        Treze / (in reply to Peu) Responder
        • É incomum em todo lugar. O povo não sabe tolerar… E acham que só o que eles acreditam, está certo. Se você soubesse a quantidade de comentários que já excluí por desrespeito…

          • Até consigo imaginar pela quantidade de pessoas que amam o blog. Haja saco pra isso…

            Treze / (in reply to Peu)
      • É mesmo? Depende do significado. Não aceitam ateus, então é religioso sim. O GADU é o que?

        bruno / (in reply to Peu) Responder
        • Isso mesmo, não aceitam. Mas não definem em quem você tem que acreditar. ;)
          GADU seria uma força maior. Chame-o de Deus, de Buda, Allah, Ciência… Chame-o como quiser.

  18. Faço parte de uma família que tem muitos maçons, meu pai, meu irmão, alguns Tios… É o seguinte, não tem mt segredo. Só entra os homens que possuem reputação ilibada, homens de moral e ética exemplares… a questão do poder é consequência. A maioria das pessoas da Loja do meu pai são pessoas normais, comerciantes, representantes comerciais, advogados, médicos… um ou outro que possui uma certo poder aquisitivo maior mas isso não é requisito fundamental pra entrar, pra entrar basta o cara ser um sujeito exemplar e tal. Enfim… a grande contribuição da maçonaria hoje no Brasil é sem dúvida a filantropia, um dos pilares desta Ordem… Todos os maçons praticam filantropia de uma forma ou de outra. Show do bola o post, sempre que vejo algo a respeito na internet fico muito puto por que geralmente vem com muita merda falando que é ilumminate e umas bostas assim. Abraços.

    Flavio Henique / Responder
    • Valeu, Flavio!

    • Flávio Também tenho um pai maçon e você disso tudo agora. Pretendo um dia entrar, Eu fico triste como as religiões tratam maçonaria, falam que é coisa do diabo, principalmente EVANGELICOS que tratam como “inimigos”, sem saber ao menos 1% do que é essa entidade.

  19. Otimo post Peu,ja ouvi as coisas mais bizarras a respeito da maçonaria,é bom ler algo esclarecedor e imparcial.

    Estela / Responder
  20. Gostei muito do post, e principalmente da oração com a música My Way em violino de fundo.

    Carlos Leal / Responder
  21. Só para quem gosta do assunto, recomendo um filmezinho (bem mais ou menos) chamado A Lenda do Tesouro Perdido, de 2004, se não me engano.
    E falando em maçonaria, não é uma “religião” em si (apesar de ter alguns traços de uma), até que os maçons podem frequentar a igreja católica normalmente.
    Passei quase que minha vida inteira no meio dos maçons da minha cidade, sei muitas coisas sobre o assunto e inclusive pretendo me tornar um membro.
    Mais belo post Dr. Peu, parabéns ;)

    C.Marson / Responder
  22. Ótimo post Peu, sempre tive muita curiosidade e hj vc ajudou bastante…

    Cara, fala serio, esse Fábio é mto FODA! Quando assisto os vídeos dele, ma maioria das vezes nao sei pra onde olho, acabo vendo o vídeo várias vezes pra prestar atenção em tudo… Adoro!

    Julia Neta / Responder
    • Valeu, Julia! Pois é… O cara é realmente muito bom. Se não fosse, eu não compartilharia seus trabalhos… Pode ter certeza…

  23. Em Portugal, várias figuras públicas e até mesmo de poder, fazem parte da maçonaria. Alguns até se vão sabendo, porque como diz aqui, é discreto, e não divulgam, mas acaba por se descobrir.

    Asdrubal / Responder
  24. queridos leitores…. o autor esta de parabens… ele abordou de boa forma varios pontos da maçonaria universal.. ela nao se trata de religiao… ja que cada um pode ter seu credo proprio, so e exigido que se acredite em deus ou GADU como chamado pelos lapidarios… quanto a origem so posso falar que e bem mais antga do que o autor aponta.. ela vem desde a epoca de salomao… ou seja, bem anets de cristo. A maconaria ja comemorou seus 5000 anos faz tempo. enquanto o cristianismo esta no ano 2014… abracos a todos

    velho bode / Responder
  25. Bom dia.
    Querido Peu. Primeiramente gostaria de parabenizar sobre o Post, apesar de alguns erros, como expor um vídeo como Mulheres participando de rituais. Você ao mesmo tempo buscou tentar entender porem não entendeu e isso é extremamente normal tirando o fato de algumas de suas palavras serem verdadeira. Apenas para você entender, não é você que escolhe a Maçonaria e sim ela que escolhe você. Lhe digo isso porque, no momento que você estiver preparado ou como dizem pronto, terá um convite e esse convite será de uma pessoa que você menos esperava. E essa pessoa quando lhe oferecer essa oportunidade você a aceitara pois todos estamos vendo e somos vistos. Lembre-se a maior dádiva de um ser humano é seu Livre Arbítrio. Forte Abraço

    FHD / Responder
    • Eu entendi sim, porém, se era conteúdo de um dos vídeos, eu é que não iria modificar isso. E o vídeo que mostra as mulheres participando, diz que elas estão lutando para serem reconhecidas na Maçonaria, e não que isso acontece em toda parte do mundo. Quanto ao restante de seu comentário, muito obrigado pelo esclarecimento. Forte abraço.

  26. o DaVinci era maçon tbm?? num sei onde li sobre isso

    Leonardo / Responder
  27. Ler um post desse nível, desse assunto e sem ter que ler nada sobre teorias conspiratorias quase me fez derramar lágrimas de emoção! Porra, parabéns!!

    Outra coisa linda, os comentários. Nada de várzea, só pessoas acrescentando.
    :’)

    Kika / Responder
  28. ESTIMADOS LEITORES… AJUDAREI ATE ONDE POSSA… A MAÇONARIA PATRIA NAO PERMITE AINDA A PRESENÇA FEMININA. JA QUE NAS ORIGENS CLASSICAS A DOUTRINA LAPIDARIA ERA EXCLUSIVAMENTE MASCULINA. NO MEXICO POR EXEMPLO , JA HA LINHAS DE RITUAIS MAÇONICOS QUE ACEITAM O SEXO FEMININO, MAS NOS PAISES MAIS TRADICIONAISS , COMO EUA, INGLATERRA E EUROPA EM SI , NAO SE PERMITE..

    QUANTO A QUESTAO DA SELEÇAO, SO SE ADMITE QUANDO VC E CONVIDADO, POIS VC TEM QUE SER DE BONS COSTUMES , LIVRE E ACREDITAR EM DEUS E VC TEM QUE SER UTIL A MACONARIA. . A MACONARIA VISA A AJUDAR A HUMANIDADE E AFASTAR A IGNORACIA , COBATER A TIRANIA E OS MAUS COSTUMES, SE FAZEM INCLUSIVE MUITAS CAMPANHAS E EVENTOS PARA ANGAREAR FUNDOS PARA AASILOS , ORFANATOS, CONSTRUÇAO DE CENTROS MEDICOS E ETC.

    LAMENTAVELMENTE AS PESSOAS CEGAS NA SUA IGNORANCIA E DESCONHECIMENTO , FALAM MAL DA ORDEM MACONICA , SO QUE NELA NAO PROFANA, NAO SE PRATICAM ATOS ERRADOS, NEM SE TRATA DE CEITA , RELIGIAO OU COISA SEMELHANTE, . LA SE VALORIZA A VIRTUDE, AS QUALIDADES POSITVAS DO SER HUMANO, A IRMANDADE, SOLIDARIEDADE, SE VISANDO O PROGRESSO DA HUMANIDADE E O BEM ESTAR DO PROXIMO.

    ABRACOS A TODOS.

    bode velho / Responder
    • Olá, Bode Velho! Ótimo seu comentário. Só lhe peço que da próxima vez, evite comentários todo em letra maiúscula, por pura estética, mesmo. Agradeço a compreensão. Abraço.

    • Boa tarde tio Bode Velho (voce entendera), apenas um adendo em relação aos ritos da maçonaria, sou DeMolay, entao tenho um pequeno estudo em relaçao a isso, isso serve apenas para encrementar o post okay??…se eu disser bobagens podem me corrigir !

      Em relação ao sexo feminino na maçonaria é o seguinte, existe sim um rito que permite mulheres na maçonaria, porem ele NAO é reconhecido…chamado de Rito de Memphis misraim ou rito de Napoleao Bonaparte…. Ele nao é reconhecido internacionalmente pelos orgaos responsaveis, no Brasil por exemplo, é um pais onde nao se reconhece esse rito !

      Para alguns isso torna a maçonaria maxista e bla bla bla, mais a maçonaria é um espaço tambem para os homens abrirem sua mente, um momento intimo para homens falarem suas ideias e etc…por isso tambem que deve se manter esse costume ! Os ritos mais tradicionais sao o Escoces antigo e aceito, Rito Moderno ou frances, E o Rito York (predominante nos EUA) ….

      Esses ritos sao os reconhecidos que predominam nas maiores regioes do globo, em minha cidade Bauru-SP como demolay ja apresentei em loja desses 3 ritos, e notamos uma diferença legal entre ela s mais presando o mesmo principio da maçonaria….muito legal !!

      Valeu galera ate mais !

  29. Meus chefes (pai e 2 filhos) são maçons e, ao assinar algo sempre colocam 3 pontinhos no fim em forma de triângulo.

    IvanPetry / Responder
    • No Word, se você digitar 2234 e em seguida der Alt+x, o símbolo citado aparecerá automaticamente.

      • É assim que um profano ajuda um maçom! kkkkkk

        Valeu 2234 Alt x ! Nunca imaginei!!! HAUhAUhauAHAU

        Parabéns pelo post

        Marcus / (in reply to Peu) Responder
        • Hahahahahahaha! Que legal, man! Eu descobri, pesquisando um pouco sobre a simbologia. U.U
          Valeu, cara. Abração.

  30. A maçonaria não é secreta e sim discreta. São varios os motivos das pessoas de fora não entenderem p que ela realmente é, e, qual sua política e doutrina. Sou demolay desde os 14 anos e Maçom a 4. Se um dia voces tiverem a oportunidade de visitar uma Loja em dia de festa publica, sugiro que vão e assistam pra conhecer melhor. Maçonaria alem de tudo que se lê no sentido de historica, filosófica, filantrópica e progressista é uma grande família que une as famílias do maçom. Seu grande objetioi e tornar melhor a humanidade. Cada um de nós somo tijolos desta grande empreitada. Se a hunanidade fosse maus justa, se os homens fossem mais fraternais e praticasse a maxima que é o amor ao próximo, certamente não existiria a maçonaria.

    Vullto / Responder
  31. “nao é preciso ser maçom para acreditar em deus, mas para ser maçom é preciso acreditar em deus”

    fica a dica pra quem julga !

    F. / Responder
  32. Uma das maiores besteiras que já ouvi a respeito da Maçonaria é que os maçons tem o poder de voar. KKKKKKKKKKK!!!
    Maçonaria não tem nada de mais, não é religião, não é seita demoníaca ou coisas do gênero. Agora, que a pessoa precisa ter uma conduta ilibada, e ser idônea, isso eu não creio muito, pois conheço um monte de “ladrão” “safado” e corrupto que é maçon.

    Librorun Prohibitorum / Responder
    • Não creio que você já ouvi falarem isso! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk! Era o que faltava! Hahahahahahahahahaha.

      • Velho, nem eu conhecia essa! Sério, estou chorando aqui de tanto rir! kkkkkkkkkkkkkkkk
        Essa de voar foi a gota d’água! kkkkkkkkkkkk

        ThorLira / (in reply to Peu) Responder
        • Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk! Pera… O Superman é Maçom? Mas ele não é casado, né? O.o

          • Eu nem sabia dessa kkkkkkkkkk
            Talvez ele era casado com Lois Lane e não passou isso na TV. kkkkkkkkkkkkkkkk

            ThorLira / (in reply to Peu)
          • Uhauhauhauhauhauhauhauhauha. É a única explicação. U.U

            Peu / (in reply to ThorLira)
  33. Se alguém quiser me recrutar o/
    gostaria muito u.u

    Squeal / Responder
  34. Meu tio faz parte de uma maçonaria tbm eu ja vi um anel na mão com simbolo que ele participava …

    P3DR0 / Responder
  35. Sou DeMolay, no momento estou afastado :) Gostei bastante da matéria. Depois faz uma sobra a ordem dm, vlww

    Erik / Responder
    • Pretendo fazer sim, Erik! E precisarei de ajuda. Se puder (e quiser) e me mandando algo, seria de grande ajuda. :)

  36. interessante, e pq só homens podem fazer parte da maçonaria?

    bela / Responder
  37. Eu trabalhava em uma padaria, um rapaz bem parecido comprava sempre pao por la, sempre ia ele e sua esposa, esse casal tinha cerca de 20~24 anos, ele tinha uma boa moto bem vestido de terno, eu achava que ele era crente, sempre eu conversava bastante com ele, ate um dia ele me fazer um convite, me insinou o local, eu achando q era algo de Crente ou igreja, fui la, porem fui mais cedo e nao o encontrei, quando cheguei la fui muito bem recebido como se fose um velho conhecido desse pessoal, perguntei por ele, diseram q logo ele estaria la, dai eu falei ok, vou indo outra hora passo ai, fui embora.
    So fui la porque eu achava a mulher dele linda.
    Depois disso ele me perguntou porque eu nao fui mais la, fiquei enrolando ele ate sair da padaria, porem ficou claro que nao se tratava de nada de igreja, ele me convidava sempre a ir la, e me disse que minha vida ia melhorar, ainda cheguei a pergunta se ele era Evangelico etc.. ele disse que nao. dai nunca mais vi ele. talvez fosse um convite.
    Aqui onde moro em Itaituba-PA tem um grupo de pessoas da Maçonaria, mais desconheço quem sao.
    E so isso que gostaria de relatar

    Rafael feitosa / Responder
  38. […] terrinha São Bento do Una – PE, a mais nova leitora do IÉB, depois da matéria sobre a Maçonaria. Seja bem vinda, moça, e veja a vida como ela é!!! Bom… a dica de hoje é do fiel leitor […]

  39. ja fui demolay…antes de maçom..me mandei

    eumesmo / Responder
  40. Ouvi dizer,que os membros só ficam sabendo do q se trata realmente a maçonaria a partir do GRAU 30
    onde o pacto com satã é consolidado…

    Monteiro / Responder
  41. É, e a frescura no cu onde fica? pra que isso? pra que fica socado pros cantos escondidos em reuniao? pra que se acharem os bambam da historia? só pq um zé mané.de George Washington, um calça cagada de Benjamin Franklin, um louco varrido chamado Theodore Roosevelt e outros filhos duma puta que fizeram oque fizeram pra piao ficar pagando pau hj? haaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa vamo toma vergonha na cara, tenha santa paciencia maldita historia.

    / Responder