,

Mortos posando para fotos.

Gente, parece brincadeira mas NÃO É!

Durante o século XIX, era comum que as pessoas ao morrer fossem fotografados. Esta atividade se chama Post mortem Photos.

Naquela época, isso era um costume natural. Os álbuns dos mortos eram uma espécie de negação da morte ao mesmo tempo que tornavam-se coisas guardadas pela família para lembrar dos entes queridos. Além disso, fotos nesta época eram um grande luxo. A fotografia em si era algo bem caro e funcionava como última homenagem aos falecidos.

Para essas fotos o importante era fazer parecer que as pessoas estavam dormindo. Com isso, era comum fotos de grupos de mortos e também de pessoas vivas sentados fazendo poses com cadáveres. Grande parte das Fotos de bebês eram coloridas artificialmente para dar um tom de vida ao cadáver infante.

*Linda foto em família, não?*

*Se você achou que o morto da foto era o tiozão, se enganou… A morta é a garota do meio*

 

Written by Isis Müller

Historiadora em progresso, leonina, amante da leitura, da fotografia e um tanto quanto apaixonada por tudo aquilo que não posso ver, ou tocar. Prazer. /// https://www.facebook.com/Muller.Isis

57 Comments

Leave a Reply
  1. Isso é um elemento fascinante para a Antropologia cultural e valores morais temporais, nos tempos de hoje dependendo da família taxariam como louco a pessoa que exporia talideia ou mesmo como insulto.

    As crianças coitadas estavam sem saber o que pensar pela expressão de dúvida no rosto de cada.

    Issis, vamos postar as Tatooagens de todos os Bizarreiros, verá que cada Tatoo terá também suas bizarrisses se todos enviarem o desenho e o objetivo pessoal por escrito da representação de cada tatoo.

    Isso será Bizarro . he he he

  2. Nesta epoca ia ter situações engraçadas, tipo: a familia fazendo uma visita, e na hora de todos reunidos, a criança de colo não poderá estar dormindo….acorda pra foto filha!!!! senão podem pensar que ja era foto de morto! hehehe bagulho estranho…

  3. Ótimo post! Também era comum se acomodar os corpos em estruturas metálicas, com hastes que escoravam as costas e o pescoço, como se percebe na foto n° 7. Além disso, em alguns casos, olhos artificiais eram pintados nas pálpebras do morto, como é visto na foto de n° 5…Longa vida ao IEB!! Um abraço!

  4. É interessante como os hábitos mudam com o passar das gerações, pois hoje em dia tirar foto de parente morto desse jeito seria considerado, hã, meio estranho…

  5. Essas fotos me causam um mau estar…

    Principalmente as com crianças… Agora me digam que este tio de costume antigo trazia boas vibrações…

    Credo!

  6. ……..ME FALTAM PALAVRAS…

  7. ouvi falar que muitas destas fotos eram feitas tmbm porque os parentes moravam muito longe, entao aproveitavam qualquer reuniao, para tirar fotos em familia, com o morto e tudo.

  8. nossa, ate que enfim postaram sobre isso, a alguem tempo mandei varios emails pedindo a publicação sobre esse assunto e ate que enfim alguem se tocou…eu tinha ate mandado varios materias sobre o assunto…fotos realmente bizarras…adorei!

  9. Eu tenho uma foto super antiga de familia de uma prima de terceiro grau, morta… naquela época era comum tirar fotos das pessoas mortas. Era quase uma tradição. Já imaginou guardar uma lembrança dessas? Na época eles não imaginavam o quanto isso seria bizarro. Quando vi a foto eu perguntei pra minha mãe porque ela tava com um olhar tão esquisito, ai ela disse: ela ta morta minha filha =O OMG!

  10. revirando uma caixa de fotos antigas de minha avó encontrei varias fotos de gente falecidas, mas as fotos não são assim com esse aspecto artistico, é no caixão mesmo, perguntei a ela o porque de terem tirado essas fotos ela me disse que tinham parente muito longe que nao puderam participar do sepultamento e estas fotos foram tiradas para mostrar a eles numa oportunidade que todos se reunissem…

    cada coisa hein

  11. td bem reparem na parte da menina eu achava q falava da menina do meio de baixo e naum a de cima q esta de pe hauhuhuahauhuhuhauah keiram me desculpar mais eu ri de todos os falecidos ri e muito

One Ping

  1. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *