Fórum IÉB

Os mais terríveis instrumentos de tortura usados pela Inquisição em nome da religião

torture-06

Você provavelmente estudou sobre a Idade Média, ou como ela também é conhecida: Idade das Trevas. Talvez na época você fosse uma criança, ou adolescente, e a professora não queria te chocar – ou desconhecia o assunto profundamente -, então provavelmente deixou de fora a parte mais pesada da coisa, que incluía torturas maníacas como nunca se viu, e que só devem encontrar paralelo nos delírios de Stalin, Pol Pot, ou dos carcereiros de Abu Ghraib.

Apesar de haver exceções, em sua maior parte o período foi exatamente isso: Trevas. Muitos historiadores colocam a culpa nas invasões bárbaras, e em como esses povos eram primitivos, mas o fato é que grande parte do atraso se deve aos sucessores do todo-poderoso Império Romano: a Igreja Católica. É só ver o rumo que tomou a Filosofia, as Artes e a Ciência para ver que estava tudo nas mãos da Igreja. Um caso clássico é o de Galileu Galilei, que teve de voltar atrás nas suas descobertas sobre a questão da translação da Terra, porque suas teorias iam de encontro ao pensamento (errôneo) imposto pela Igreja.

Também existiu o que ficou conhecido como Index Librorum Prohibitorum, que era uma lista de livros proibidos pela Igreja na época, administrada pelo Santo Ofício (que parece menos inócuo chamado por seu nome mais conhecido: Inquisição), que não por coincidência foi criado na mesma época que o protestantismo começou a assombrar a supremacia dos Católicos, por volta do século XVI. Para você ter uma idéia do atraso da Igreja, ela só foi abolir oficialmente o Index – que incluía em suas proibições, gente como os escritores Voltaire, Alexandre Dumas e Jean-Paul Sartre, e os cientistas Galileu Copérnico, Descartes e Pascal – no ano de 1966.

Mas essa escuridão cultural e conservadora foi uma das facetas mais amenas da Igreja Católica na Idade Média. Os piores momentos foram reservados aos distintos senhores responsáveis pelo Tribunal de Santo Ofício! Inicialmente, de acordo com relatos históricos medievais, a Inquisição foi criada para combater o sincretismo religioso, em 1184, que unia a fé católica a cultos pagãos e realizavam adivinhações utilizando coisas como plantas.

Mas as atribuições da Inquisição foram se tornando cada vez maiores. Além de iniciar uma campanha – é necessário que se entenda que mesmo tendo uma organização unificada, com um representante perante o Papa, os Tribunais eram mais ou menos independentes, assim como os Poderes Judiciários de hoje, sendo instalados onde tinham focos de heresias e outros pecados – contra o sincretismo, a Inquisição ficou a cargo de julgar crimes/pecados como heresias, adultérios, feitiçaria (esse levou muita gente pra fogueira), além de colocar a culpa nessa gente de toda a sorte de desgraça que ocorria no local em que estava instalado o Tribunal.

Logicamente, com tamanho poder, os Tribunais impunham punições políticas e econômicas, de forma a aumentar a expansão da Igreja na época. Dessa forma, as penas mais leves, geralmente vistas como alívio, era o confisco de bens, além de flagelos públicos, e desfiles com roupas de hereges. Com a vasta quantidade de penas aplicada, não é difícil entender porque a Igreja foi relativamente a instituição mais rica da história. Com ela, enriqueciam os reis que a apoiavam, como era o caso dos espanhóis.

E os relatos dizem que os Inquisidores eram eficientes. O mais famoso deles, o espanhol Tomás de Torquemada, foi o responsável por diversas campanhas contra judeus e muçulmanos na Espanha. E para chegarem a esse nível de eficiência, os inquisidores – a exemplo dos homens responsáveis pelo Gulag – eram criativos. Necessitavam espalhar o terror para que todos tivessem medo deles, e para isso abusavam de instrumentos sem precedentes na história humana, com o intuito de causar dor extrema, sem, contudo, matar o herege, dando tempo pra ele confessar seus pecados (ou dizer onde escondeu a herança dos avós dele)!

Dizem que a tortura nessa época não era tão comum quanto a gente pensa, mas fica difícil afirmar isso após dar uma olhada nessa lista de aparelhos que parecem ter saído de uma filme de Hellraiser, ou Jogos Mortais.

 

a368_Breast

O Arranca-Seios

Este é um instrumento usado primordialmente em mulheres, geralmente acusadas de abortos ou de adulterarem. Seu uso era simples, e consistia em esquentar o aparelho numa fogueira, prende-lo no seio exposto da vítima, e depois arranca-lo vagarosa ou lentamente, dependendo do que o inquisidor queria causar. Logo depois se deixava a mulher sangrando para que pudesse morrer de hemorragia, ou que fosse levada a loucura pela dor.

 

a368_Saw

A Serra

A imagem já explica toda a diabrura desse instrumento, mas tem um adendo: o fato da vítima ser virada de cabeça pra baixo tem uma explicação científica. Com o sangue descendo todo para o cérebro, a vítima não desmaiava enquanto sofria de dores extremas, como é normal no corpo humano. Ao invés disso, ela só morria quando a serra chegava no abdômen, quando os serradores paravam, e esperavam que a pessoa terminasse sua agonia, o que poderia durar horas. Seu uso era muito incentivado pelo fato de serras serem baratas e facilmente encontradas em muitos cantos.

 

a368_Judas

O Berço de Judas

Esse instrumento era um pouco mais elaborado que o clássico empalamento popularizado por Vlad, o Drácula, mas parece muito pior, devido a lentidão com que a dor era infringida. A vítima era colocada com o ânus ou a vagina sobre a ponta do berço e era lentamente baixada através de cordas amarradas a ela. Parece simples, mas existe agravantes aí. Se ela demorasse a morrer – o que poderia levar dias – poderiam ser amarrados pesos nas suas pernas, para dar uma acelerada no processo. Mas se quisessem o efeito contrário, a vítima sofria sozinha. Fora que nunca lavavam o aparelho, o que produzia infecções dolorosas.

 

a368_Rack

O Rack

A vítima era colocada nessa mesa, e cordas eram amarradas nos seus membros superiores e inferiores. Um algoz se punha a enrolar a corda vagarosamente, até que as articulações se deslocassem, o que causava dor extrema na vítima. Alguns algozes mais afoitos chegavam a arrancar braços e pernas, matando por hemorragia. Mais tarde foram incorporadas lanças para estocar a vítima enquanto ela ia sendo esticada…

 

9

A Pêra

Esse era o instrumento favorito a ser usado contra adúlteras e homossexuais. Esse aparelho era inserido no ânus ou na vagina (ou boca, se ele fosse um mentiroso) da vítima e através daquele engenho na ponta, ele se abria em duas partes ou mais partes, dilacerando o interior do inquirido. Raramente levava a morte, mas na verdade ela era, geralmente, apenas o início das dores do acusado.

 

a368_Splitter

O Corta-Joelhos

Os joelhos do acusado eram colocados no meio dessas garras, para serem esmagados lentamente. Às vezes, o aparelho – um dos preferidos pelos espanhóis – era aquecido, para aumentar a dor da vítima. Outras partes do corpo eram colocadas nas garras, como os pulsos, cotovelos, braços, ou as pernas. A idéia era inutilizar as articulações da vítima, ou o método servir como o início da tortura, visto que não era mortal em grande parte dos casos.

 

a368_Crusher

O Triturador de Cabeças

Outro preferido e aperfeiçoado pelos espanhóis! A cabeça do inquirido era coloca numa barra de ferro, com o queixo apoiado na barra – algumas tinham recipientes especiais para os globos oculares – enquanto seu crânio era lentamente esmagado. O primeiro a quebrar era o maxilar, e algumas dezenas de minutos depois, a morte, após dores lancinantes. O cérebro às vezes escorria pelo nariz, ou pelas orelhas no processo, podendo o método ser usado como tortura, caso o algoz escolha ficar horas parado, apenas fazendo perguntas.

 

a368_Impalement

Empalamento

Drácula, ou Vlad, O Empalador; foi o inventor desse aqui, na Romênia do século XV, de acordo com a tradição. A vítima era colocada sobre uma estava grande e pontuda. O tempo entre o início da punição e a morte, levava em torno de três dias. Alguns carrascos tinham cuidado para que a estaca entrasse no ânus e só saísse acima do queixo da vítima, o que aumentava a dor da vítima. Acredita-se que Vlad fez isso em torno de 20.000 a 300.000 vezes.

 

file.php

Dama de Ferro

Provavelmente o mais famoso e conhecido método de tortura medieval. A vítima era colocada dentro dessa câmara de madeira cheia de pregos e superfícies pontudas, que continha uma abertura para que se pudesse interrogar a vítima, ou enfiar facas. Os pregos de dentro da Dama não atingiam os pontos vitais, com o intuito de atrasar a morte do torturado. Geralmente as regiões furadas eram os olhos, braços, pernas, barriga, peito e nádegas.

 

mesa de esviceracao

Mesa de Evisceração

O torturado era deitado numa superfície com os pés e mãos imobilizados e logo acima dele existia uma manivela com espinhos. Um carrasco fazia uma incisão na altura do estômago e com um gancho preso a uma corrente, e através dele era retirado um pedaço do intestino, que era preso na manivela. Aos poucos a manivela era girada, e o intestino era enrolado nela.

[Via Nerdssomosnozes e então Odee]

Comentários!

244 Comentários nesse post. Comente!

  1. Isso que acho legal….

    Depois as religioes querem ter moral para discriminar pena de morte em certos paises

    isso é vergonhoso

    Sou Muito fan desse Site

    Socesso!

    Murilo Fernando / Responder
  2. Nossa que horrivel tbm adoro esse Sitee *—*

    Matheus Knowles / Responder
  3. considerando todos os posts com ataque de felinos, cães, insetos, etc… que raça é a mais selvagem mesmos?….

    denis / Responder
    • Existe um documentário do History Channel, onde eles mostram exatamente como esses instrumentos eram feitos, e fazem uma simulação detalhada dos efeitos de cada um no corpo humano, usando um boneco de gelatina balística (que nem nos MythBusters). Cara, é de impressionar a engenharia que existe por detrás de cada instrumento. É terrível pensar que alguém extremamente capacitado gastou horas, dias e/ou meses criando artefatos para esses fins.

      Abraços!

      Wagner / (in reply to denis) Responder
      • Aqui na minha cidade teve um museu que exibiu esses instrumentos de tortura, inclusive a Dama de Ferro, O Berço de Judas e o Arranca seios, o Corta Joelhos e o Triturador de Cabeças. Além disso tinha uma maca parecida com o Rack. No pequeno informativo estava escrito que antes de morrer, os músculos se desprediam e a pessoa chegava a se esticar trinta centímetros a mais.

        Havia também cintos de castidade, que homens e mulheres usavam quando uma das partes tinha de se ausentar por muito tempo. Isso era por causa dos estupros que rolavam naquela época. Tenho certeza que nenhum cara queria enfiar o — em um buraco cheio de metais cortados.

        Mas o que mais me aterrorizou foi a cadeira que tinha. Era semelhante ao corta joelhos, pois havia nos joelhos e nos pulsos também. Tinha mais de mil pregos de ferro que quando a vítima sentava, eram aquecidos para queimá-la.

        É um horror.

        Junkie / (in reply to Wagner) Responder
        • quem assistiu a novela Xica da Silva no SBT, viu alguns desses objetos de tortura e como eles eram usados na novela.

          nilton / (in reply to Junkie) Responder
        • quem assistiu a novela Xica da Silva exebida no ano de 2005 no SBT, viu que era iprensionante alguns desses objetos de tortura e como eles eram usados na novela.

          nilton / (in reply to Junkie) Responder
      • eu / (in reply to Wagner) Responder
    • Por isso que eu fico puto quando criticam o pitbull e outros animais aqueles pelo menos não matam por prazer e nem chegam perto de quantas mortalidades os seres humanos causaram

      Fernando / (in reply to denis) Responder
      • Fernando, não se pode atacar o mal com o mal. Pitbull e raça assassina criada pelo proprio homen, seria uma continuação destes instrumentos.

        Amarildo J Ribeiro / (in reply to Fernando) Responder
  4. Curiosidade: a 'Dama de Ferro' é o instrumento que deu nome à excelente banda inglesa Iron Maiden :)

    Wagner / Responder
  5. Curiosidade: a 'Dama de Ferro' é o instrumento que deu nome à excelente banda inglesa Iron Maiden :)

    Wagner / Responder
  6. Eu imagino se essas formas de tortura ainda existissem…

    Luis / Responder
    • Provavelmente ainda existem esse e piores no oriente médio e afins. E não se surpreenda se Guantanamo não tiver vários!

      Wagner / (in reply to Luis) Responder
  7. Deeeeeeeeeelicia essas torturas xD

    Leslie / Responder
  8. é a Santa Igreja Católica Apostólica Romana… e tudo isto usando o nome de Jesus, tem padre que deve ta reinando junto com o diabo

    Marcos Delabona / Responder
    • Cara, "sou católico" mas não tenho o menor intuito em defender nada. Realmente a idade média foi a "idade das trevas" e realmente foi culpa da igreja católica. Os camponeses praticamente foram massacrados nessa era, tendo, de um lado, o senhor feudal pra tratá-los como escravos e do outro a igreja pra condenar mínimos atos como sendo dignos de um herege. Para se ter uma idéia, se uma mulher fizesse um chá para o filho doente, já era considerada bruxa e "merecia morrer queimada". E não é só isso: Nas missas, os padres rezavam tudo de costas para as pessoas, e em latim (Diga-se de passagem, uma linguagem que só os próprios padres tinham acesso naquela época ou alguns membros da nobreza), e a única coisa que os camponeses podiam, ou sabiam dizer era "Amém". Ou seja, o padre dizia várias coisas sem olhar pra você, você não sabia o que ele dizia, e no final dizia "Amém". Triste período :/

      • se informe mais!teve a inquisição civil protestante e com terríveis torturas

        edna cristina de jesus / (in reply to War Paz) Responder
    • obra dos lideres católicos, que também queimavam pessoas com suas bíblias penduradas no pescoço e
      confiscavam todos os bens da família para a igreja, deixando os filhos sem meios de vida…

    • É caríssimos, na contemporaneidade a conquista das almas não se dá pela imposição do terror da tortura e sim por ideologias religiosas que conquistam as mentes, ou seja, a melhor forma de dominação é conquistar as mentes das pessoas. Em uma tele jornal da Globo Bento XVI afirmava que a igreja verdadeira era a “santa” igreja católica, isto significa dizer que aqueles que não fazem parte dela estão destinados ao inferno.
      Capiche?

      Miguel Diniz / (in reply to Marcos Delabona) Responder
  9. /

    Marcos sem conta os grandes padres desse brasil , que querem passar o certo na frente da igreja e por traz sao todos gays e pedofelos !

    Eu acho o cumulo religiao

    uma que come o cu da outra e quem ta certo ?

    se colocar todas igrejas sentado em uma mesa ?! Aposto que sai ate morte

    Murilo Fernando / Responder
  10. Muito triste isso, o Messias nunca pediu nada disso, ao contrário, o Criador o mandou aqui apenas para tentar nos ensinar o amor ao próximo e é isso que os religiosos fazem, muito triste.

    Gabriel Leite / Responder
    • vem com essa não vai… só não enxerga quem não quer! já fui fanático religioso e sei muito bem o que é querer tapar o sol com a peneira. Hoje sou ateu e digo que sou 99999.10²²²² mais feliz !

      Chessus Matatut&ocir / (in reply to Gabriel Leite) Responder
      • animal, o seu caminho para felicidade nao necessariamente deve ser o dos outros. antes que voce venha com suposições apressadas, nao sou religioso, sou e humanista. mas devo admitir que pessoas como voce gostam de taxar aquelas que professam uma fe como intolerantes, porem, estao sempre cheios do mesmo sentimento. nao se discute a fe imbecil.

        Gustavo Bittencourt / (in reply to Chessus Matatut&ocir) Responder
  11. olha.. eu nao sei qual e o pior da lista heim…. !!!

    acompanhantes / Responder
  12. Sou fascinado por esses métodos de tortura kk'. Isso é mais uma prova de que o ser humano não presta, que existe mal dentro de cada pessoa … fascinante.

    Renan / Responder
  13. Que criatividade.

    Caah / Responder
  14. Gostei do O Berço de Judas, Cara eu tive arrepios só de imaginar a dor , Ótimo post Dani valeu

    Gabriel / Responder
  15. por esse motivo e outros que não tenho religião (Y)…
    Aquela época era infestada de psicopatas, que isso…

    Thammy.R / Responder
  16. eu ja tinha visto esse poster em algum

    lugar

    so nao me lembro aonde

    mais uma coisa é certa o ser humano sempre foi cruel

    q maneira horriveis de morrer

    bjs pra todos

    eleni / Responder
  17. Tinha que ter nos dias de hoje…infelizmente nao tem…

    j / Responder
  18. Acho que o pior era O Triturador de Cabeças.

    A parte em que diz "O cérebro às vezes escorria pelo nariz, ou pelas orelhas no processo" foi fera. kkk

    Guilherme RB / Responder
  19. o da serra é tenso heim?!

    Chessus Matatut&ocir / Responder
  20. Olhem como era sussa ser um opositor da igreja na Idade Média! Haha! Todos os instrumentos são foda, mas o 'Berço de Judas' deve ter sido inventado por um nego extremamente doentio.

    ANDRARKO / Responder
  21. A propósito…quem é Hannibal mesmo?!? Uhauhauhau!

    ANDRARKO / Responder
  22. pooo e cruel mas eu adorei a Mesa de Evisceração isso devia ser usado nos dias de hoje especialmente em estrupqadores ladroes TRAFICANTES QUE DESTROEM FAMILIAS,para castigar os adoradores do Hitler do Terceiro Reich pessoas preconceituosas que acham que Negro nao e gente tenho raiva disso pega o filho da puta deitar la e mandar um negao que nem o Mandingo 33"…come a buceta da mulher dele enquanto o buxo dele e enroladinho.e a mulher tinha que ser a mesma coisa so que botar uma loira uma negra e uma morena faze o serviço no rapaz que ia gostar provavelmente…kkkkk

    Meneguzzi / Responder
    • eu sonho muito kkk mas todos esses filhos da puta merecem morrer sem do…nos construimos e eles destroem.

      Meneguzzi / (in reply to Meneguzzi) Responder
  23. RELIGIÃO = SHIT – XineloKNOT

    Falar de religião me da calafrios.. para mim podem morrer todos.. lentamente e com muita dor… vazando sangue e mais sangue… ai sim,,

    Xinelo / Responder
  24. Eu vi no Discovery channel que "a Pêra" não funciona, ela se quebrava antes de esgaçar as partes, mas tudo isso aí é muito cruel! :P

    Também tem um boi de ferro (acho que é isso) que é nada menos que um boi de ferro oco, em que se colocava sobre um fogueira e o cara morria cozido, aí é radical! :P

    Marcos / Responder
  25. o foda é que quando falam de religião, falam como um todo…como se existisse um tipo de religião só.

    ja fui julgada por muitas pessoas por ser espirita…não vou negar que existe muita cagada no mundo por causa desses filhos da puta que fazer merda em nome da religião espirita.Existe sim muito corno que faz coisa errada, e é obvio que não sou a favor de nada disso, nem de matar uma mosca se fosse preciso.

    mais enfim…o post é muito interessante…nunca tinha visto isso…chegou a me dar agonias só de ler a matéria…

    mais uma coisa..eu sou a favor de pena de morte no Brasil sim, sempre fui.

    Fico com raiva desses filhos da puta que matam e roubam, estragam familias e vida de pessoas, que são presos e depois de alguns anos são soltos novamente pra fazer merda e acabar com a vida de mais pessoas, que seriam muito mais valiosas do que a do infeliz…então eu acho que devia logo ter pena de morte pra acabar com a raça de mais um chineláge (:

    Bruuna! / Responder
    • Amigos:
      -Vocês que são contra a tais matérias, deveriam buscar mais informações. Sim, a que diz que é ESPÍRITA, está muita enganada; um ESPÍRITA, não age com nenhum comportamento desse, chigando e amaldiçoando. Na verdade, você é simpatizante do grupo “ESPÍRITA”.
      -Ao que diz ser ATEU, nem sabe o que é ser do ATEÍSMO!
      Um grande abç a todos!

      wilton antunes / (in reply to Bruuna!) Responder
  26. Isso que acho legal….

    Depois as religioes querem ter moral para discriminar pena de morte em certos paises

    isso é vergonhoso ²

    Gabi / Responder
  27. Isso que acho legal….

    Depois as religioes querem ter moral para discriminar pena de morte em certos paises

    isso é vergonhoso ³

    Alex / Responder
  28. ei católicos, puta hipocrisia em? são contra o uso de células tronco embrionárias,aborto, gays, eutanasia, etc.. mas já torturaram e mataram milhares das formas mais dolorosas possíveis, fanatismo religioso é uma merda mesmo

    como era aquela frase mesmo? "teu passado te condena"

    Murilo / Responder
  29. Essa cadeira que você citou foi largamente usada durante a ditadura militar, aqui no Brasil. Chamavam-na de 'Cadeira do Dragão'. O próprio Lula e o irmão dele foram torturados nela.

    Wagner / Responder
  30. Caralho…..

    Isso eu queria ver na minha aula de historia viu.

    Isso é bizarro ta me ensinando o que a escola nao mostra

    weslleytxio / Responder
  31. Neguim deve ter andado ruim no berço de Judas!! KKKK

    Vand / Responder
  32. Esse post foi bem feito.

    Você deixou claro que eram pensamentos errôneos impostos PELA IGREJA.

    A igreja católica é a igreja do DIABO, longe de ser alguma coisa de Deus.

    E hoje, ainda tem muitas igrejas que NÃO SEGUEM a bíblia, fazendo do DINHEIRO seu principal objetivo.

    A grande maioria das igrejas evangélicas tem a TEORIA DA PROSPERIDADE, poucas pessoas vão a igreja hoje buscando Deus, só vão a igreja buscando a solução de seus problemas financeiros, como a IURD (Igreja Universal do Reino do DIABO).

    Eu sou cristão, respeito quem não é, e não tento converter ninguém, cada um se preocupa com o seu.

    É isso ai, esse site se supera a cada dia, eu entro aqui todos os dias, se não entrar faz falta! HUAUHAUHAUHUHA

    Francisco Pacholok / Responder
  33. O.O

    L0RD_W!NCH3ST3R / Responder
  34. ME GUSTA todos, alguém se prontifica de cobaia para alguns testes? hauhuah to zuando, ou não…

    PH pcsp / Responder
  35. e quando animis atacam seres humanos, ou outro animais tem algum impulso necessário, por exemplo, um pitbull q ataca alguem fora de casa, é pq o DONO o deu algum incetivo a fazer , n na hr, em algum outro momento.

    breno / Responder
  36. concordo Francisco Pacholok. Ótimo post quase nunca me impreciono, mais nesse só de ler me deu "rilia " aushuahsua

    @uorega / Responder
  37. Churrasco rsrs

    @uorega / Responder
  38. Ate nos dias de hoje a igreja catolica ainda inventa coisas, e são politicamente favoravel a quem esta no poder.

    Luiz Claudio / Responder
  39. What?

    Horrivel essas puniçôes aposto que os caras e as mulheres pensavam umas mil vezes antes de trair kpsaskopaksapk

    dener / Responder
    • O problema, Dener, é que mesmo quem não era culpado acabava pagando o pato. Infelizmente, naquela época, os tribunais não te davam chance de defesa, e as acusações sempre eram 'combinadas' entre a galera. Jesus mesmo foi um… não fez nada, mas chegou com umas acusações foda ao sinédrio. O resto da historia vc conhece…

      Aliás, a crucificação também é usada como tortura, mas a pessoa não suporta e morre. Então, pode ser considerado mais como execução mesmo.

      Wagner / (in reply to dener) Responder
  40. Deve existir hoje em dia coisas muito piores… com o avanço da medicina podendo prolongar ainda mais a tortura…

    Nossa… muito interessante…

    Otimo post ^^

    deve ter dado trabalho recolher os dados, parabéns.

    Leeh / Responder
  41. Associado ao empalamento. Tem a tortura com o bamboo também. Que era deixar a pessoa presa amarrada deitada no chão e plantar bamboo em baixo dela. hehehehehehe XD

    Wanderson / Responder
  42. Aqui no IEB já teve um post sobre a diferença do empalamento, eu acho, que o indivíduo tinha a estaca inserida pelo ânus até a boca ou o queixo, e a outra que atravessava suas costas até o abdomêm.

    Amanda / Responder
  43. ae… na moral, tem mulher que curti essas paradas ai na cama hehe.

    lokão / Responder
  44. Esse tipo de execução, do boi, era usada em jantares e comemorações, onde os caras "assavam' o inimigo. Não comiam, mas era tipo um espetáculo. Ainda colocavam uma serpentina cuja saída dava exatamente na boca do boi, como se fosse um tipo de corneta… conforme a pessoa gritava, ou tentava soprar pra pegar ar, acabavam saindo urros parecidos com os de um boi.

    Um espetáculo bizarro, mas devia ser do caralho.

    Wagner / Responder
  45. tinha q ter isso na cadeia ^^

    ai eu duvido q teria noticias de assaltos ou assassinatos

    willian / Responder
  46. pqp o negocio pegava mesmo em….. mais concordo com o willian ce tivesse essas parada a i na cadeia aposto q/ ñ existiria super lotação…. os maluco pensarião duas vezes antes de fazer alguma fita errada

    fernandinho tattoo / Responder
  47. Adooorei

    Mas confeso que me deu um friozinho na barriga *.*

    Medo Medo Medo,ainda bem que isso acabou #espero

    Maiara / Responder
  48. Otimo Post cara!!! PEOPLE=SHIT

    muito bom velho!!! Sou muito fã de vcs!!! parabens a todos que fazem o IEB!!!!

    Pablo Henrique / Responder
  49. Isso devia voltar isso sim!! XD queria ver os crimes com essa punição como iam ficar!!

    Jessie Liusalfheim / Responder
  50. Otimo post! Mto interessante! Parabens pra IEB sempre com otimoas postagens!

    Xavier / Responder
  51. Legal a matéria (apenas do conhecimentos) rsrs; E tem um errinho. Lá na parte do ''Empalamento'', na 2ª linha. ''A vítima era colocada sobre uma

    estava grande e apontuda''. Ali é estaca. Só pra corrigir mesmo. :)

    Brutal isso, pior que as do Jogos mortais. Se a igreja ainda tivesse poder dominante, ainda iria existir esse tipo de atrocidade. Ainda bem que perdeu o poder, espero que perca ainda mais, e que no futuro será apenas assunto na aula de história!

    Lucas Roepke / Responder
  52. Bruna, o problema da pena de morte no Brasil eh que na maioria das vezes os julgados seriam absolvidos ( politicos, pastores e a porra toda ) Agora o pobre fudido que por algumas vezes eh até inocente e foi acusado vai ser morto, ou seja no brasil a pena d emorte só iria ser pra pobre com toda certeza….

    Abraços

    Rodrigo / Responder
  53. Bons tempos

    :)

    JucaCaruaru / Responder
  54. "…e é obvio que não sou a favor de nada disso, nem de matar uma mosca se fosse preciso."

    "…mais uma coisa..eu sou a favor de pena de morte no Brasil sim, sempre fui."

    Porra, massa. Quer dizer que tu não mata mas é a favor de que os outros matem, né? Assim fica facinho que só de ser da paz :D

    Heitor / Responder
  55. “…e é obvio que não sou a favor de nada disso, nem de matar uma mosca se fosse preciso.”

    “…mais uma coisa..eu sou a favor de pena de morte no Brasil sim, sempre fui.”

    Porra, massa. Quer dizer que tu não mata mas é a favor de que os outros matem, né? Assim fica facinho que só de ser da paz :D

    Heitor / Responder
  56. Isso porque toda tortura era feita em nome de Deus.

    Fabiano MadDog / Responder
  57. Deus me livre esses aparelhos hoje em dia !

    Gabriel Gomes / Responder
  58. so mais toma um tiro na cabeça q vai mais rápido e dói menos …… :D

    pedro / Responder
  59. a pera nu anus do meu vizinho

    nola / Responder
  60. Jesus E DEUS não tem nada a ver com isso.Más os religiosos sim.

    Anderson / Responder
  61. Jesus E DEUS não tem nada a ver com isso.Más os religiosos sim.

    Anderson / Responder
  62. Cara, é sério aquela história que o bambu cresce mais de 1cm por dia?? Parece estranho, né.. geralmente plantas crescem sem a gente nem perceber direito, de tão lentamente…

    Wagner / Responder
  63. Concordo plenamente com você! Não condenem Deus pelas atitudes ignorantes de um desprezível ser humano!

    Arthur / Responder
    • É incrivel isso. Quando o homem faz algo bom, é porque Deus guiou ele, ou ajudou ele. Mas quando faz coisa ruim, ele não tem nada a ver com isso. Por isso que sou ateu assumido, e detesto essa ladainha de gente religiosa.

      Leandro / (in reply to Arthur) Responder
      • Nao eh ladainha kra…

        Todo mundo que ja leu a Biblia, ou entende um minimo de religiao, conhece os 10 mandamentos. Assim uma pessoa que pratica qualquer uma dessas praticas acima esta em desacordo com a vontade de Deus.

        Eh uma questao muito simples.

        Lucas L.L / (in reply to Leandro) Responder
  64. o boi de ferro e uma das primeiras maquinas mortíferas que inventaram mas n foi usada na época medieval e sim na Grécia.

    juliane / Responder
  65. Ainda tem mais aparelhos como RODA DO DESPECAMENTO, A FONGUEIRA, INFORCAMENTO.

    Bryan / Responder
  66. Agora eu pergunto:

    Aonde nasceram as primeiras universidades do mundo?

    Friday / Responder
  67. Pq vcs teimam em sempre que falam de religião usar apenas a visão cristã dela ?? Existem inúmeras outras religiões que tem seu próprio deus, que não se guiam pela bíblia…

    Marnior / Responder
  68. Eita porra… doeu até em mim. Valeu pela informação, mano! Grande abraço.

    Wagner / Responder
  69. De nada mano. ^^ Outro Abraso! kk

    Wanderson / Responder
  70. concordo com o Leandro,nota 100000 pra ti

    giovanny / Responder
  71. Isso mesmo, religiao é tipo cerca eletrica de vaca so q pra serumanos.

    Pra mim tinha q proibir religiao no Brasil, queimar as igrejas, o povao burro gasta todo seu dinheiro dando pra igreja ao inves de investir nele mesmo, vao ficar burros pra sempre.

    E no mundo todo tinha que explodir todos os mussulmanos, esses viadinhos sao um bando de m*rd4 que maltrata as mulheres por causa da religiao, tinha q joga bomba atomica em todos eles.

    trollmaster / Responder
  72. Tendo que ser cristão e encarar o desafio de ter fé, que é algo que, definitivamente, nem todos somos capazes. Simplesmente porque não entendemos que Deus não tem a natureza humana. ELE não pensa como nós, não fala como nós, não age como nós e não reage como nós. Tem inpirações muito superiores do que podemos se quer imaginar. Diante de tudo isso eu creio que é muito mais fácil ser ateu.

    kacco / Responder
  73. Você conhece ou já falou com deus pra saber disso?

    Anna / Responder
  74. ei católicos, puta hipocrisia em? são contra o uso de células tronco embrionárias,aborto, gays, eutanasia, etc.. mas já torturaram e mataram milhares das formas mais dolorosas possíveis, fanatismo religioso é uma merda mesmo

    como era aquela frase mesmo? “teu passado te condena” [2]

    Anna / Responder
  75. Imagens que a Igreja Católica hoje se envergonha, mas que há 500 e poucos anos tinha orgulho. Atrocidades cometidas em nome de um criador, uma fantasia. O delírio e fanatismo dessas pessoas desconhece limites.

    DEUS, se existisse e mesmo assim permitisse covardias abomináveis como estas (e olha que são apenas exemplos), jamais mereceria ser adorado. É que religiosos aceitam literalmente TUDO que encontrar justificativas em suas crendices, então a Humanidade teve de passar por uma época em que se admitia tortura em nome de uma divindade.

    Fargo / Responder
  76. Cada um é cada um..

    O povo cristao de antes nao tem nada haver com a realidade de hoje.. Que arrancam dinheiro dos trouxas ou sei la mais o que comentaram logo ali.. Eu achei cabreiro essas torturas.

    Enfim eu sou homossexual, eu acredito em Deus, e achei uma uma puta ignorancia compararem isso..

    Jessie / Responder
  77. Sabia que ia ter encheção de saco sobre religião aqui. O que antes era coisa de religiosos, hoje são os so-called ateus pra encher o saco.

    Luanna Sambora Diniz / Responder
  78. Eu queria ter as fotos que havia tirado, mas eu acabei as excluindo…

    Não sabia que havia aqui no Brasil.

    Junkie / Responder
  79. Ao menos, nós usamos fatos reais. :)

    Eduardo (Arrow_Strid / Responder
  80. E mais uma ves a religião colocada a prova, vemos e revemos as historias que em nome de Deus era feito crueldades, bom não vou comentar se existe ou nao um deus cada um acredita no que quer acreditar, no que é bom para si.

    Mas cá para nós o ser humano é o animal mais burro que existe na face da terra, em qualquer parte da vida, os bichos plantas e todos os seres vimos menos nós os humanos, conseguem se adptar ao ambiente, e ficar em armonia, ao controrio de nós humanos sabemos fazer apenas coisas horrorentas, multipliclamos, destruimos, e acabamos com os recursos onde estasmo, pois bem alguns dizem que viemos para ficar eu já discordo viemos para nos destruir.

    Andre / Responder
  81. Mais se ele é um deus tão poderoso justo e historias pra boi dormir…Por que permitiu isto em seu nome? Com tanto poder se permitiu então aceitava tais fatos acontecerem…Parte do meu povo foi dizimado por essa praga do cristianismo…

    Fagner / Responder
  82. Por favor…Pessoas ainda defedem tais atos!!! Se o deus cristão permitiu tais fatos feitos em nome dele sendo tão poderoso como dizem! então ele te culpa! por que aceitava e não impedia? não venha historia de livre Arbitrio ele por menos dizimou povos inteiros segundo a biblia…Pra mim este deus cristão não passa de um sacana manipulador criado pelos homens para se valer de absurdos…Sou chateado com os cristão dizimaram meu povo que era povo nem sabia mais lutar…que era intelectuais que por venerar outros deuses foram masacrados pela inquisição

    Fagner / Responder
  83. ola…hmm, queimar ao invéz de solucinar, ao invéz de diplomacia, ao invéz de diminuir o espaço da religião e almentar o da cultura…explodir mussulmanos…sem dar chance nenhuma…com isso tudo que voce disse ue concluo: voce falou que eles merecem ser explodidos por serem violentos e agressivos, mais se voce quer que caia uma bomba neles e mate filhos, maes, pais, sentimentos…voce é igual a eles, impaciente, violento e agressivo [a bomba nao mata apenas pessoas ''ruins'' mata a todos], logo se voce é a favor que eles morrar porque sao violentos voce deveria se matar porque voce também é, a diferença entre voce e eles está na açao e voce além de hipocrita é covarde e nem isso voce faz, pensa como um demonio e se finge de santo…por favor, se sua mae cometar um crime ou roubar algo para comer…voce vai matar ela? pense bem antes de sair cuspindo merda!

    napeth / Responder
  84. Olha, esse Berço de Judas, A pêra e o Empalamento, teria MUITA gente que ia curtir isso viu…

    schatten / Responder
  85. AS RELIGIÕES não.

    A católica :p

    Balderesco / Responder
  86. eu tive a santa coragem de ler todo o post e almoçar ao msm tempo, mt foda esses instrumento de tortura

    Léo / Responder
  87. tudo isso erra abra da igreja catolica

    robson / Responder
  88. Nossa, nunca ouvi tanta cultura em tão poucos caracteres…

    Pedro Augusto Piment / Responder
  89. Oriente Médio? Não sei por que insistetimos em achar que realidades assim são tão distantes. No Brasil mesmo já usamos e continuamos usando coisas do tipo…a única diferença é que choque elétrico no saco ainda nãop tinha sido inventado no período do Santo Ofício!

    Pedro Augusto Piment / Responder
  90. o meu proof mostrou essas mesmas fotos e mais um pouco

    Juliana / Responder
  91. falou tudo!

    Chrystian / Responder
  92. Religião é uma invenção de uma minoria pra manipular a humanidade.

    Graças a nossa boa religião católica que os avanços bio-tecnologicos estão andando tão devagar.

    Graças a eles fica cada vez mais dificil controlar DSTs, pois são contra a camisinha….

    Religião é uma doença

    Caju / Responder
  93. Sinto muito em descordar de sua visão Bruna, entretanto a pena de morte é herança dos tempos bárbaros da civilização. Um ser humano não tem o direito de tirar a vida de outro. Somos todos irmãos da mesma espécie e o objetivo da pena não é a destruição do condenado. Se o mesmo não tem condições de viver em sociedade, acho justo que tenha seu direito à liberdade revogado através de uma pena perpétua. Entretanto, ninguém pode-lhe tirar o direito à vida.

    Allan / Responder
  94. Tá né, como disseram, quem ta errado éo SER HUMANO IGNORANTE E EGOCENTRICO. Não culpe Deus. E pf né, sem quere banca a professora, mais é FÃ e é SUCESSO.

    XhisDe / Responder
  95. É, UM DESPREZIVEL SER HUMANO NA QUAL DEUS NÃO O DESPREZA!!!!!!!!

    NÓS NOS DESPREZAMOS VEIO EU NÃO ESTOU NEM AÍ PRA ESSE DEUS TÃO FALADO E NUNCA VISTO!!!!

    E Danibrowser É A PRIMEIRA VEZ QUE EU POSTO UM COMENTÁRIO, E SOU FAN DO SITE VEIO PARABENS!!!!!

    BETO / Responder
  96. Sinceramente… A religião é … isto? Então aqui tenho a resposta: NÃO DEVERIA DE EXISTIR!

    Carolina / Responder
  97. que bom q nao vivi nesta época.

    Os seres humanos são exatamente cruéis DDD:

    Mauricio / Responder
  98. Que ridículo dizer que deus não fez nada, quem fez foi o homem…

    Primeira coisa, quem foi mesmo que criou o homem?

    Segunda, quem foi mesmo que escreveu a bíblia?

    Terceiro, quem foi mesmo que disse que o homem deveria segui a bíblia?

    Quem foi mesmo? Foi Charles Darwin?

    Quem criou os instrumentos foram os homens mesmo, mas para punir de acordo com o que a bíblia mandava, lá diz claramente "MATAR que for de outra religião, MATAR adúlteros, MATAR bruxos, MATAR homossexuais…"

    São tudo invenções ridículas, essas máquinas, a bíblia e deus, tudo invenções do homem sem utilidade nenhuma.

    Rachel / Responder
  99. Perversão absurda de quem inventou esses instrumentos, tem q ter uma mente mt doentia mesmo.

    Quem inventou e quem infligia.

    Ariane / Responder
  100. Cara, na verdade o empalamento surgiu com os Assírios, que habitaram a Mesopotâmia antes mesmo de Cristo nascer…

    Kauê / Responder
  101. ainda há pessoas que discriminam tantos os evangélicos (protestantes) sem saber ao menos que papel ele teve na historia, se quer pensam o mal que a igreja católica fez a sociedade e o atraso causado pela sua opressão.

    parabéns para o site

    hermesson / Responder
  102. Mas se fosse coisas do bem, a culpa era de Deus que deu sabedoria, quando é para o mal, é a irresponsabilidade do ser humano, o ser humano é idiota sempre e irracional, seja sincero, TODA CULPA e "DESCULPA" é do ser humano.

    Gilmar / Responder
  103. caralho maluco

    marcilio / Responder
  104. Só qro fazer um obs aki… cara, praticamento todos os metodos de tortura tem relação com a sexualidade (orgãos genitais), não é de se estranhar a questão da pedofilia hj… pq os cara "apredem" a inojar a mulher… vê-las como enviadas do demonio se num forem puras, pq deixam eles loucos! Fala sério… até onde eu sei a igreja não se descupou por esses atos…

    Amém.

    Maile´S / Responder
  105. Eu aprovo o uso da dama de ferro no nosso deputado José Sarney

    Iron Maiden / Responder
  106. Para vocês verem como os ateus de antigamente lutaram pela nossa liberdade de expessão.

    Victor Cortez / Responder
  107. …todas as religiões só servem para mostrar que o ser humano é a pior escória do Universo!

    LIXO humano aqueles que estão nas cúpulas das religiões e o máximo da ignorância e imbecilidade aqueles que seguem…

    e o pior é que o números de fiéis só aumentam … porém há uma pequenina luz no fim do túnel… uns poucos inteligentes ATEUS como eu que acreditam na ciência e na razão !

    Vlad / Responder
  108. Na bíblia fala em apedrejar até a morte aqueles que não aceitam o DEUS cristão…

    Leiam… Deuteronômios cap. 19 ao 21.

    Tem cristão aí que não conhece da própria religião… Na verdade acho que nenhum cristão conhece a sua religião… É mais fácil gritar "ALELUIA" e "AMÉM" do que pegar a bíblia e ler a fundo…

    E pros ateus que nunca foram cristãos… "Tem que se viver os dois lados da moeda para então tomar partido de alguma coisa"… Como vocês podem dizer que jiló é ruim se nunca experimentaram? Falam porque os outros falam? Isso não é ser ateu, isso é participar de um senso comum…

    Dan, seus posts são sempre fodas…

    Ass: Mr.Adams – Guitar – Wasted Blood.

    Banda Wasted Blood / Responder
    • Espere ai…espere ai…a maioria dos ateus que vieram aqui pra dizer que os cristaos,ou que Deus é mal,é falar do antigo testamento e bla, bla, bla.perai,Eo novo testamento como é que fica,eu fiquei meio assim po que que isso com as torturas mas,Jesus não,nunca em hipotese nehuma disse para matar uma pessoa.Ai o ateu fica doidao com isso vai la no antigo testamento,e tenta provar para as pessoas que Deus é mal.Por um momento,quando li o antigo testamento,fiquei meio pouxa,o cara morreu apedrejado pq colheu lenha no sábado?Sim morreu,mas eu vi outro fundo de desobediencia.o cara sabia que se fizesse isso seria apedrejado ou alguma outra sentença,e o que ele fez?desobedeceu ao Eu Sou e acabou se lascando.gente tem muitas pessoas por ai querendo desobedecer a Deus,Mas,nosso destino é o inferno.Realidade Cruel.Mas Jesus vendo esta situação morreu para nos salvar.”E Deus amou o mundo de tal maneira que enviou seu unico filho

  109. Ah!! Se enxerga nos video games. Animais…hipocritas.

    Wagner / Responder
  110. que porra D;

    RafaelNoguerino / Responder
  111. TUDOEM NOME DA TAL IGREJA. NÃO SEI COMO "ELA, A TAL" ATÉ HOJE TEM CRÉDITO.

    Rivaldo / Responder
  112. essa igreja catolica,com certeza,é a mesma igreja que hoje defende os direitos de assassinos e estupradores.Voces jovens que tem acesso rapido a informação, leiam se instruam, não se deixem levar por essa mediocridade de igreja e religião.Tudo gira em torno de dinheiro.Algo que não está escrito mas é verdade é que muitas das pessoas mortas , na inquisição eram ricas ,proprietarios de terras que interessavam a igreja catolica.Milhares foram mortas para servirem de exemplo.Um torturador pode realmente ser uma pessoa de bem? Pode servir a uma suposta sociedade do bem.?

    Acordem minha gente. A igreja catolicxa foi e é uma quadrilha que so se beneficia com a desgraça do povo.É UMA INSTITUIÇÃO POLITICA..Prega a mentira e se aproveita da ignorancia do povo para se enriquecer.Quer uma prova? Veja a riqueza do Vaticano,é tão inimaginavel, que existe um banco particular para administra-la , o banco Ambrosiano.Voces querem ter fé? Tenham fé em si mesmos estudem .instruam-se.Libertem-se do dito diabo que é a religião.Tenham fé em si mesmo.Diz a igreja que tudo esta tão ruim neste mundo que um dia o salvador retornará.Acordem criaturas.Porque ele não voltou na Idade média quando milhares foram mortos em seu nome.Qualquer seita, religião,credo ou seja lá o que for ,´e movida a dinheiro…acordem ovelhas……Voces tolos ,carentes,serãoa proxima vitima…..

    wagner / Responder
  113. kkkkkkkkk sabe o q é pior vc tem razao deve dar morte mesmo kkk uma coisa eu acho mt ruim na reliao crista dizem servir o mesmo DEUS e se odeiam entre si…atitudes assim sao despresiveis!!!

    boop angell / Responder
  114. pow poen tenso nisso! porra mais o berço tbm e a estaca q entrava pelo anos e saia da boca sem comentarios…

    boop angell / Responder
  115. ah, a estupidez humana…

    Hel / Responder
  116. Vlw negada esse site aki ajudo pra caraio no meu trabaio Vlw

    arthur / Responder
  117. Chocate…Isso o filme o PAÇO e o Pendulo retrata bem isso com quase todos esses instrumentos muto 10 o filme… =)

    @StephanyAnhaiaa / Responder
  118. o filme o POÇO e o Pendulo retrata bem isso com os instrumentos de tortura e tudo

    Stephany Anhaia / Responder
  119. porra buceta quem manda nessa porra so é minha buceta kkkkkkk

    maria / Responder
  120. Quais são as fontes bibliográficas.

    Felipe S.G / Responder
  121. oieeeee querem participar do meu orkut

    juninho / Responder
  122. tenho 12 anos e adoro pesquisar por coisas antigas,isso q eles faziam era horrivel me deu um frio na barriga e em pensar q tem pessoas q fazem isso ainda.

    em rituais etc…

    enquanto eu estou escrevendo tem pessoas no mundo q estao sendo mortas cruelmente e ainda reclamamos da vida triste o ser humano consegue ser ridiculo.

    cassiane / Responder
  123. Fácil julgar a Igreja Católica de todos esses crimes, difícil é aceitar a verdade de que não foi a mesma que cometeu essas atrocidades, leiam mais um pouco, procurem textos dignos de historiadores posso até citar um (simpósio com os 30 melhores historiadores do mundo sobre a inquisição) este está em suas línguas originais para não ter as duvidas de tradução, é um documento com 780 páginas, se não quiser ler tudo tem um "resumo" do Professor Felipe Aquino (Para entender a Inquisição) Editora Cleófas. Católicos, cristãos ou não sabemos que a Igreja tem inimigos e sempre vão existir acusações desse tipo contra ela, basta deixarmos de ter um pouco de preguiça e procurar a verdade! (Já ouvirão falar sobre o braço secular) História, meu povo história, professores e mais professores não vão te contar isso! PAX ET BONUM!

    Francisco Eugê / Responder
  124. com certeza

    gui / Responder
  125. Gente não entendo como podem chamar isso de "SANTA INQUISIÇÃO" de santo isso não tinha nada, deveriam chamar de satânica inquisição, é o que era na verdade, e me admiro da igreja católica ter tantos seguidores, com todo respeito porque sei que existem muitos sinceros cristãos no meio, acredito por desconhecer a verdadeira história podre da igreja, ou por ignorar essa verdade, e o que é pior, por esses monstros que lideravam a igreja isso nunca teria acabado, acabou graças ao protestantismo de padres que perceberam e lutaram contra isso, por descobrir que isso nunca foi a doutrina deixada por JESUS, e isso não tinha nada de cristianismo, e digo mais existe muita gente por ai no seio da igreja que gostaria muito que isso voltasse, não tenha dúvida, e mais ainda, um dia vai se acender a chama da perseguição, e com a tecnologia que existe pra localizar o que chamam de "hereges" e punir acredito que será muito pior.

    NEY / Responder
  126. Queria por as pessoa infelizes desse mundo em cada um desses instrumentos. Cada pessoa corrupta, cada desgraçado que causa o mau sem o minimo de necessidade, ladroes de verdade, cada traidor.

    Xivi / Responder
  127. Olha, eu posso pegar um pedaço de papel escrito qualquer coisa e falar que isso é real ou não. A culpa não é de Deus se o homem apedreja ou mata pessoas, o homem interpreta uma coisa e coloca a desculpa em Deus. acredito em Deus, e não nas religiões humanas, pois todos fazem interpretações erradas. Acho que Deus representa tudo que é BOM, ele não representa o homem. Acho que Deus é um estado de espirito, algo que lhe pode dar frutos. Deus pra mim é uma ideia boa, algo que deve ser cultivada. Vc tem a opção de seguir essa ideia ou não (livre arbitrio). Ou vc pode fundar uma merda de religião, colocando suas proprias regras em cima de Deus. Mulçumanos dizem isso em suas religiões, judeus disem isso, católicos disem isso, mas todos veneram o mesmo Deus, mas as regras criadas pelos homens nessas religiões criam todas essas guerras. E mais uma coisa, Ateus tentam impor sua lógica aos cristãos e vice-versa, por favor, parem com isso, é um saco.

    Leonardo / Responder
  128. Temos o livre arbítrio….

    Jesus ensina o bem…

    Agora temos que escolher qual caminho vamos seguir!

    Dayane / Responder
  129. Você é ateu assumido que bom,se você soubesse que um ser perfeito não erra, perderia mais uns minutos respondendo você,mais essa acho que já está respondido não é?

    Rodolpho / Responder
  130. vc se sentiu livre nao é , sei como é isso

    gustavo / Responder
  131. Eu acho que as pessoas tem medo de falar mau de Deus , por achar que se falar algo ruim, um raio ira cair sobre sua cabeça, no mesmo momento , eu sou ateu e na antiguidade,as pessoas nao falavam oque pensavam por medo de tortura

    gustavo / Responder
  132. as pessoas nao falavam oque pensavam sobre deus por ter medo dessas torturas e por ter medo de deus ,pois se voce falace que era ateu eles concerteza iriam te torturar até voce falar que acriditava e amava deus

    gustavo / Responder
  133. eu ja fui católico e sei bem como é aquele sentimento de medo de morrer por nao acreditar em deus,agora sou ateu e me sinto livre

    gustavo / Responder
  134. nossa choquei muuuita crueldade ainda bem q sou do seculo xxi!!!!

    barbara / Responder
  135. Protestantes também fizeram sua própria inquisição, meu caro;

    Bruno / Responder
  136. ISSO É MUIO CRUEL COM AS PESSOAS

    LUCIANA / Responder
  137. Napeth…concordo com voce…antes de pensar em se matar alguem…é preciso acima de tudo…pensar!!!! e isto poucos fazem…Nada que acontece…é culpa de Deus…ou do Diabo…a culpa é sim…de nós mesmos!!! a religião…está dentro de nós…nada de se bater de porta em porta…convocar multidões…soltar foguetes…acima de tudo…Deus!!!!! que por certo…arrepende-se muitissimo de ter criado esta corja humana… (retirando-se é claro…uma minoria!!!!!)))Abraços.

    Benedicto Gon&ccedil / Responder
  138. Querido amigo…se possivel…me envie algumas palavras sobre * Ser Ateu*…o que é isto???em não se acreditando em Deus…qual a resposta para tudo que vemos no espaço infinito???para tudo que foi criado…inclusive nós??? Um abração…agradeço pela amável atenção…Um abração.

    Benedicto Gon&ccedil / Responder
  139. A resposta para isso é Darwin. Tá tudo lá, PROVADO, bem explicado.

    Eduardo (Arrow_Strid / Responder
  140. ''E, contudo, Deus está inocente. Inocente como algo que não existe, que não existiu nem existirá nunca, inocente de haver criado um universo inteiro para colocar nele seres capazes de cometer os maiores crimes para logo virem justificar-se dizendo que são celebrações do seu poder e da sua glória. ''

    – José Saramago.

    Era uma vez um tempo em que todas as pessoas acreditavam em deus e a igreja governava. Esse período foi chamado de Idade das Trevas.

    — Richard Lederer

    Se existisse um Deus bondoso e todo-poderoso, teria feito exclusivamente o bem.

    — Mark Twain

    Quanto mais eu estudo as religiões, mais eu estou convencido de que o homem nunca adorou nada além dele mesmo.

    — Richard Francis Burton

    Richard Alecsander / Responder
  141. BANDO DE FILHOS DA PUTA DESTA ÉPOCA

    CELSO / Responder
  142. concordo com tigo jesus se estivesse aqui diria que nao eram cristaos

    Rodrigo / Responder
  143. [...] e psicológica e assédio com violação sexual. O agressor chama-se Governo de Portugal e os instrumentos de tortura usados na violência que vai praticar são: o garrote-escalão-de-IRS, o [...]

  144. Deus quando criou o mundo, deixou apenas uma regra, um único principio para o homem, não comer da árvore que separa o bem e o mal. Mas como ele deu ao homem "LIVRE ARBÍTRIO", a curiosidade falou mais alto, e então o homem comeu dos frutos.

    Deus não é culpado pelas nossas ações, se ele agisse por nós, sua regra de não interferir em nossas escolhas, nem teria chegado a ser criada por ele.

    Ele tentou acabar com a maldade no mundo, quando inundou a terra na história de a Arca de Noé, mas as pessoas continuaram a agir de forma erradica, isso nunca agradou a Deus. Ele fez a terra para que seus filhos pudessem ser feliz e prosperarem.

    A gente não vê Deus, porque não somos dignos de tal grandeza, com certeza seríamos capazes de cometar tais atrocidades se vivêssemos nessa época, porque falta de informação torna o ser humano ignorante. O que parecia ser certo na época, não é mais certo atualmente, mas a busca por poder, e a vontade de ter sempre mais, ainda controla as pessoas.

    A igreja católica de hoje não é a mesma de ontem, não podemos julgar pelos antecedentes, isso não mostra nada do que realmente é. Seria o mesmo que julgar uma pessoa pelos erros dos familiares. Agora vamos julgar essa sociedade patética em que vivemos, o nosso povo escravizou os negros, cometeu atrocidades com eles no passado, e nem por isso somos julgados hoje pelos erros do passado.

    Temos de saber que a capa de um livro não justifica o teu conteúdo, quando isso passar realmente a ser importante eu calo a minha boca e aceito a opinião de gente ignorante que nãos sabe nem dos próprios erros para julgar o dos outros.

    Realmente, são coisas espantosas, mas não são coisas atuais, se existe erro ainda, isso é tão plausível, mas não é a mesma coisa, afinal, erramos também, o tempo todo, se pudermos de alguma forma livrar a nossa bunda de algo que fizemos de errado, vamos apostar todas as nossas cartas nisso, até oferecer a cabeça de uma outra pessoa no nosso lugar.

    Essa é a cara do mundo!! Esconder atrás de princípios o que nem sabemos se somos capazes de fazer, é o mesmo que dizer EU SOU IDIOTA O SUFICIENTE PARA NÃO ADMITIR QUE EU ERREI!! , isso é pior do que não ter caráter, é não ter decência para saber o que realmente se quer da vida!!

    Thais Laine / Responder
  145. Eu ODEIO essa merda chamada IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA! A religião só serve pra isso mesmo: Matar pessoas, Iludir pessoas e roubar…!

    Felipe / Responder
  146. tu e muito gata

    gabriel / Responder
  147. Aff Fazer Justiça Com As Próprias Maos Nem Cola KKK' Indabem Que Aki Onde Moro Nem Tem Sas Poha KKK'

    Hariany / Responder
  148. Sem Exceção, todos os instrumentos de torturar pessoas, desenvolvidos pela Igreja Católica na idade média, e aqui exibidos, são dilaceradores e mortais. O que demonstra claramente o grau de sadismo da dessa gente que se diz representantes de Deus e de Jesus entre nós. Agora imaginem, se fossem representantes do diabo? Mas há um detalhe importante a resaltar: se o uso destes instrumentos, ainda fosse permitido nos dias atuais,certamente, à criminalidade e à corrupção, no Brasil e ou no Mundo, praticamente, Inezistiam..Raimundo Santaluz! Acorda Brasil!!

    Raimundo José / Responder
  149. amo todos esses instrumentos. poderiam servir de modelo para as pessoas de hoje. sou totalmente a favor dessa pratica de tortura para os bandidos. uma solução para a superlotação dos presídios atuais.

    fica a dica.

    Chacal / Responder
  150. Exato. Apenas os fã-clubes tem culpa.

    Felipe / Responder
  151. mais nao é as religioes estude historia e vera qual religiao fez isso nada mais que a catolica romana!!!!!!!!!!

    roselia / Responder
  152. protestantes?????????????????????????/

    raimunda mota / Responder
  153. A inquisição veio bem antes do protestantismo.

    Fabiano MadDog / Responder
  154. peçam a um padre, bispo, cardeal ou ao papa para ler e ver esse artigo e escutem o que ele vai dizer. a igreja nao tem culpa, a igreja é inocente. na verdade a igreja é igual a um ladrão comum, faz tudo, rouba, mata e foge, e quando é pego, aí vira santo, nao fez nada demais, roubou para comer, etc. isso dá nojo no comportamento da igreja. sao padres mas sao homens sujeitos a falhas a taras e tudo ao que um homem comum está sujeito. mas pelo entendimento deles, sao santos. a igreja comete erros mas só adimite em ultimo caso, isso revolta muito. e parabens pelo artigo, excelente e esclarecedor.

    marcio / Responder
  155. vocês religiosos primeiro dizem que o antigo testamento não vale mais e depois falam sobre os 10 mandamentos…. Esqueceram que ele fica no antigo testamento? Se seu deus existe e é onipotente, vendo isso ele deveria ter impedido. Não impediu? Não merece nada além do meu despreso.

    fernando turatti / Responder
  156. Chegou a hora de tu saber que essas babaquices do circo protestante nunca existiram:
    .
    O Mito da Inquisição espanhola http://www.documentariopretenciosomentiroso.com

    fernando nascimento / Responder
  157. Lamento, mas aqui não é lugar para disseminar mentiras. O "documentário" que você tentou mostrar como base já foi comprovado como pretencioso, mentiroso e totalmente falso. E mesmo que fôsse verdade (coisa que é impossível), ainda assim não tornaria o catolicismo menos culpado por mais de 1 bilhão de mortes tanto na Europa quanto no Oriente Médio durante as cruzadas.

    Eduardo (Arrow_Strid / Responder
  158. primeiro vocês ateus ja que nao acreditam em deus porque se enteressam tanto por ler a biblia? para ficar falando asneiras depois? deus como um ser perfeito tem tem responsabilidade pelos atos humanos correto? aposto que a maioria de vcs ja leram a biblia ,mas ja que nao se encantaram com ela se emcamtem com qualquer livrinhom e levam como a essencia da vida e querem graça na hora de discutir religiao.continuem assim que o demo os aguarda apos sua morte.e indignante ver vcs falando de religiao pois ja que nao acreditam porque falam tanto disso? sao os primeiros a julgar atos religiosos e dizem q a culpa disse e da igreja.pois se conhececem uma igreja de hoje em dia voces veriam que e totalmente diferente da de antes. se toquem ja naso estamos mas no periodo em que a igreja governa, vao para aigreja pelo menos uma vez depois venham falar de religiao blz? ¬¬'

    jow / Responder
    • Nós líamos a bíblia porque éramos obrigados pelos pais e avós sem noção… Por isso sabemos de cor e salteado o que o continho de fadas de vocês regurgita. Sim… Também éramos obrigados á ir na maldita missa.

      Impor a crença de vocês nos outros sempre foi o fator mais marcante. Aqui levávamos surra se não íamos á missa ou rezávamos… No Oriente Médio e Europa eles MORRIAM. Pra vocês, o Ateu é anormal… O crente é normal. Vejamos o que realmente é ser "normal" pra vocês:

      Ser normal é acreditar que alguém morou dentro de um peixe. Vivo.

      Ser normal é acreditar que toda a diversidade biológica, da forma com que se apresenta hoje, foi criada em um passe de mágica – e que todas as evidências de ancestralidade são só pra testar nossa fé.

      Ser normal é acreditar que uma pessoa ao mesmo tempo é três e uma dessas pessoas (ou as três?) se ofereceu em sacrifício a ela mesma (ou às outras duas?) depois de nascer de uma mulher virgem (e que continuou virgem, depois do parto). Ser normal é acreditar que uma dessas pessoas vai estar no juízo final sentada à direita dela mesma. Ser normal é afirmar que é possível defender isso racionalmente.

      Ser normal é pensar que genocídios de culturas inteiras que não acreditavam no deus bíblico são moralmente corretos, e que não crer em Deus é um desvio, um pecado, uma aberração.

      Prefiro não ser "normal".

  159. dizem que nao acreitam emd eus porque nao enxergam ele, entao digamos isso do ar,pois nao podemos ve-lo ams podemos sentir, esse e o problema vcs nao sentem deus em seus corações por isso nao acretida nele e leva como base de vida isso,e primeiro que o assunto da pagina nao e esse de deus nen de que nao acredita em deus mas sim os metodos de tortura…

    jow / Responder
  160. kkkkkkkkk nao importa esses meios de tortura a corrupção iria exitir do mesmo jeito pous politicos buscam sempre masi ganhar dinheiro e nao tem nada a ver corrupção com religiao entende?

    jow / Responder
  161. voce nao tem provas de que a igreja catolica de hoje em dia fas as mesmas coisas que a de antes se tem quero ver pois quem nao conhece a igreja de agora nao pode falar isso com base em estudos da igreja do passado!!

    jow / Responder
  162. verdade…nunk vi tanta coisa absurda!!

    DANIELA / Responder
  163. shauhsauhsuahsa

    adoro discussões religiosas, e de fato em minha opinião Deus é uma fraude e cópia de Hórus que teve sua historia bem antes de Cristo, mas fazê o que cada um com sua religião, mas se antenem se Deus existisse se mostraria e não fico satisfeita com essa coisinha de espirito

    valeu! kk'

    Camila / Responder
  164. In Zeitgeist we trust! o/

    Eduardo (Arrow_Strid / Responder
  165. vc que se chama leandro.nao e porque vc e um ateu assumido que vc vai critica as religioes que acreditam em Deus vc e muito e ignorante se a igreja errou no passado tudo bem se arependeu do que fez e pra mim sertamente Deus perdou e vc nao coloque o nnome de Deus nesta historia avalie seu passado e veja se vc nunca fez algo errado.va procura uma igreja e siga a Deus.

    ivanylson / Responder
  166. Vá procurar um professor de português e aprenda gramática e pontuação, antes de qualquer coisa.

    Eduardo (Arrow_Strid / Responder
  167. A biblia é um livro profano. Somente para idiotas seguirem.

    Salmos 137:9 – Feliz aquele que pegar teus filhos e esmagá-los contra a pedra.

    Joe / Responder
  168. Com certeza Bruna Deus não é uma religião é você nem deve se abalar com criticas feitas a você se você é espirita, ambos buscamos paz e fé existe a verdade em cada parte de uma religião mas existe muita hipocrisia dos nossos irmãos que não enxergam isso, o mundo e belo mas todos estão cegos por serem egoístas e perdem tempo ofendendo e querendo humilhar o seu semelhante ao invés de tentar ama-lo e compreendelo.

    Também sou a favor da pena de morte, assim esses Zé ruela iriam aprender a entrar na linha.Boa parte dos seres humanos são uns miseraveis sim e merecia até mesmo coisa pior que a morte, mas esses estão nas mãos do destino assim como todos nós.

    Gostei de você me parece uma ótima pessoa ^^

    que Yahweh te proteja e te ilumine , paz e fé até …….

    Wylde / Responder
  169. é o povo não aprende, pelos comentários que acabei de ler, tenho certeza que 95% da população do planeta terra é realmente Maria vai coas outras, porque o comentário de todos somente se dirige a religiões, católica, mussul, advent. prtestant e por aí a fora, POBRE GENTE, voçês não tem olho e ouvido, cerebro para pensar, pelo amor das celulas ou germes que criaram o planeta, nada de cromossomos e adiposa, isso não ecsiste, diz o cara aquele, não veem que qualquer um pode dizer que é DEUS ou qualquer um pode dizer que é o diabo, então se um rei dizia tal coisa, concatenado com o padre, virava lei, e os 95% dos tontos obedecia, se tivesse alguem que fizesse uma revolução isso não se criava, ninguem tem nada a ver com leis, somente o REI (GOVERNO) E O PADRE OU PASTOR, quem fabricava os instrumentos de tortura eram os pobres coitados, contratados pelo governo, quanto mais torturosos melhor, tu não tem raiva do teu vizinho, se tu fosse o rei tu faria a mesma coisa seu tonto, e ainda diria, esse mereceu, é melhor vçs dar uma pensadinha na vida pra falar, bem eu dei a primeira foiçada, agora aprendem por conta, e parem de falar besteiras, DEUS NÃO QUER SABER DE BOBAGINHAS DE ANALFABETOS ESPIRITUALMENTE. TCHAU.

    vitor / Responder
  170. se não fosse a católica, não existiria a protestante, portando o fato de cristo existir veio pela católica…

    ou seja todos são culpados por essa praga de cristianismo…

    flavio d silva / Responder
  171. E QUEM CRIOU DARWIN, EDUARDO?

    Leandro / Responder
  172. [...] Fonte: Isso é Bizarro [...]

  173. que horror..

  174. que horror..

  175. Os horrores que a "Santa Madre Igreja Católica"fez, não como se pode entender as mentes paranoicas daqueles religiosos, que matavam em nome de "Deus".O catolicismo, na época, foi imposto,às pessoas, ou se convertiam, ou morriam nas fogueiras, ou em outro qualquer instrumento de torturas.Teve um camponês, que foi queimado vivo, só porque ele usou sebo de boi, para passar nas suas juntas doloridas, foi "julgado"hereges e filho de satã, só por causa disto, ele foi assado vivo.E viva o PAPA.Olha, eu não sigo nenhuma religião, pois todas estão corrompidas,"Deus"não deixou nenhuma religião, e sim a sua IGREJA, ensinada e praticado por "Jesus Cristo", e o comprimento dos Dez Mandamentos, também ensinado por Jesus como segui-los.Então, onde você estiver, não importa a hora, seja dia ou noite, em qualquer situação, feche os olhos por alguns segundos, e ora ao "PAI", pois se você merecer, o "PAI"vai-lhe ouvir, o importante,é fazer por merecer.
    AMÉM!!!!

  176. Os horrores que a "Santa Madre Igreja Católica"fez, não como se pode entender as mentes paranoicas daqueles religiosos, que matavam em nome de "Deus".O catolicismo, na época, foi imposto,às pessoas, ou se convertiam, ou morriam nas fogueiras, ou em outro qualquer instrumento de torturas.Teve um camponês, que foi queimado vivo, só porque ele usou sebo de boi, para passar nas suas juntas doloridas, foi "julgado"hereges e filho de satã, só por causa disto, ele foi assado vivo.E viva o PAPA.Olha, eu não sigo nenhuma religião, pois todas estão corrompidas,"Deus"não deixou nenhuma religião, e sim a sua IGREJA, ensinada e praticado por "Jesus Cristo", e o comprimento dos Dez Mandamentos, também ensinado por Jesus como segui-los.Então, onde você estiver, não importa a hora, seja dia ou noite, em qualquer situação, feche os olhos por alguns segundos, e ora ao "PAI", pois se você merecer, o "PAI"vai-lhe ouvir, o importante,é fazer por merecer.
    AMÉM!!!!

  177. O PIOR ERA QUE TUDO ISTO, COLOCAVA-SE O NOME DE DEUS COMO MANDANTE.
    SEM COMENTÁRIO.É PODRE DEMAIS.

    JOSE GALO / Responder
  178. v aleu a pena o site me ajudou no trabalho da escola

    Andtrterfr / Responder
  179. Só Tenho uma coisa a dizer: NOSSA.

    Dara / Responder
  180. nossa que bizarro

    afonso / Responder
  181. isso é horrivel…. tenho pena dessas pessoas porque agora deven estar no INFERNO

    tamara alionço / Responder
  182. nuusss mto foda..

    amanda / Responder
  183. Infelizmente o texto é tendencioso e não fala a verdade, a inquisição existiu, foi feita desta forma mas pelos tribunais do estado, pelos tribunais do povo, a igreja católica acabou por fundar o tribunal da santa inquisição para por fim a matança de pessoas inocentes, pois os réus, nas mãos dos funcionários dos reis ou nas mãos do povo, não tinham direito a defesa, nem era investigado se o réu era ou não culpado, simplesmente se aplicava a pena de tortura e morte. Basta olharmos para nossos próprios dias, quando um homem culpado de estupro é pego pelas pessoas ele teme o linchamento, ou justiça com as próprias mãos, nossa que coisa, nos dias de hoje tem gente apta a apedrejar outra. Pois é, e isto acontece hoje em dia, neste mundo pós moderno, moderníssimo (linchamento = morte sem julgamento). E a igreja católica condenava torturas intermináveis e a não averiguação de provas que pudessem realmente condenar ou absolver as pessoas. E já é sabido por todo mundo que as pessoas preferiam o tribunal da igreja católica que os tribunais do estado, pois, tinha-se nas mãos dos padres a garantia de uma investigação minuciosa antes de se interrogar o condenado, e este, era torturado no máximo por 15 minutos e com no máximo torturas médias, pois nos textos e relatórios já estudados recentemente lê-se muito que sob tortura uma pessoa fala qualquer coisa. Aí se por ventura se descobrisse a culpabilidade de alguém, este enfim era entregue aos tribunais do estado. Bom aí sabemos que o cidadão era morto mesmo, principalmente queimado vivo, mas antes torturado. Pois é, mas e nos dias de hoje, não temos nos EUA a pena de morte? A mas lá eles só levam quem realmente é perigoso, bom, um garoto de 10 anos condenado a prisão perpétua, só sai da cadeia num caixão lhe espanta? Bom a tal da inquisição espanhola não matou mais que 20 pessoas, ter matado uma pessoa já é mau, mas daí, de 20 pessoas em toda a sua era de inquérito pelos tribunais da igreja católica colocar que mataram e torturaram milhares é blasfêmea das grandes. Mas todos os atuais historiadores afirmam categoricamente que a igreja católica foi tão perversa é mortífera quanto uma bicicleta infantil com rodas auxiliares. Se alguém duvidar, antes de criticar, pesquisa mais sobre o assunto. O BBC de Londres tem um documentário falando exatamente o que acabei de falar.

    Alexandre / Responder
    • Escreva em português, usando pontuação, por favor. Não da pra entender alguma coisa. Parece que tu vomitou palavras desconexas ali.

      Bruno / (in reply to Alexandre) Responder
  184. Gente achei isso muito interessante, mais olhar essas imagens me deixaram um pouco perturbada.

    Nathalia / Responder
  185. Putz, nem uma mísera fonte no final? Bela obra de ficção do autor.

    Templar / Responder
  186. OBS:. Esses “aparelhos” eram utilizados pela igreja católica que se julgavam os donos do mundo não dos cristãos.
    Muitos deles eram contra esses atos até mesmo porque o ser humano não tem direito nenhum de julgar e/ou tirar a vida de nada nem ngm

    anonimous / Responder
  187. Acho engraçado, alguém defender a Católica de forma tão visceral, como fez Alexandre. É claro, já se apresentou como seguidor dela. As comparações com a pena de morte nos EUA e com a condenação de crianças de até 10 anos, devem seguir o caminho óbvio da pedofilia, sodomia e mais todos os escândalos da igreja. Você não sabe o que fala. Nem sabe disfarçar a sua desumanidade. Fui violentado aos dez anos, por dois padres, um deles, fez isso dentro de uma igreja. Vivi e vivo, ainda aos 50 anos, todo o terror de ver a minha vida e minha psiquê destruídas, meu intelecto e meu talento desperdiçados, minha vida se entortando, tal qual faziam esses instrumentos de tortura medievais com os corpos de inocentes. Se abrir minha boca, a igreja implode na Bahia e posso até “desaparecer”. Nem sei como ainda estou vivo, pois a vontade de morrer. Quantas crianças, meninos e meninas são abusados, ainda hoje, agora, nesse momento, dentro de igrejas, conventos e seminários católicos pelo mundo? Quantos se suicidaram por não suportar a dor? Como negar que essa é a tragédia medieval na Nova Idade das Trevas, que vivemos em pleno século XXI? Quantas vidas você acha necessário serem destruídas por esses padres e cardeais, monsenhores e bispos criminosos e monstros? É isso que você entende por espiritualidade? Teria coragem se tiver um filho ou uma filha, de entrega-los a padres e freiras para que tomem conta deles? Duvido! Você não é cristão, nem evangélico, nem crente, nem coisa nenhuma. Não passa de um deles, disfarçado de gente boa. Sei bem como são… Deve ter algum caso ou coisa escusa com alguém de poder nessa podridão religiosa. O que diz, na maior naturalidade, não é normal, é de uma hipocrisia tamanha, que nem se pode quantificar. Não é humano. Sua igreja fez escola, pois a nova corja de criminosos já está faturando alto. Iguais a você no pensamento, estão aos montes, agora , aplaudindo o entregador de amigos à ditadura argentina e perseguidor de artista. Como se diz informado, é notório que é consciente, sendo dono de sua razão. Você é um escroto. nem imagine o que lhe desejo….

    Cincinatus / Responder
  188. Ainda bem que naquela época não existia funk carioca.

    oliveira / Responder
  189. embora o objjetivo do post seja alimentar a ira de ateus, deve-se destacar que a culpa não é especificamente da religião, o “deus” da biblia apenas dita o certo e o errado, e em 90% algo necessário, tipo “não mata” “não rouba”, já as punições todas foram criadas por homens.
    pessoas dementes e psicopatas que usavam religião como pretexto para cometer atrocidades, e se o céu em que eles acreditam existe, com certeza não estão lá…

    jean carlos / Responder
  190. A palavra “inquisição” quer dizer apenas: “sindicância”, “investigação”, porem tem sido assossiada em sinônimo de “matança de pessoas”. Ainda hoje, esse erro circula no meio acedemico e protestante. Tal quimera caiu por terra, quando o renomado historiador Agostino Borromeo, após demorado estudo sobre a inquisição, concluiu que não chegaram a cem, o número de mortes, cometidas por católicos que em desobediência ao Papa, empregaram pena de morte contra os inquiridos.

    Antes, abramos um parêntese, para de fato mostrarmos conforme os historiadores, que muita calúnia se lançou contra a Igreja Católica, no que concerne a falsa acusação de matança de “centenas”, “milhares” e até “milhões” de pessoas. Pura lenda, que na verdade não passava de mentira estratégica protestante, fomentada por anticatólicos como: Russel Hope Robbins, o apostata Doelling, Jules Baissac, Jean Français e Reinach.

    O próprio Rui Barbosa quando principiante inexperiente, traduziu “O Papa e o Concílio” uma obra de um deles, do Doelling, e se arrependeu mais tarde, proibindo no prefácio a publicação da mesma, pelas calúnias apaixonadas. Dizia mais tarde Rui Barbosa, quando maduro e experiente: “Estudei todas as religiões do mundo e cheguei a seguinte conclusão: religião ou a Católica ou nenhuma.” (Livro Oriente, Carlos Mariano de M. Santos (1998-2004) artigo 5º).

    Publicou a Agência européia de notícias Zenit: [CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 16 de junho de 2004 (ZENIT.org).- Atualmente, os pesquisadores têm os elementos necessários para fazer uma história da Inquisição sem cair em preconceitos negativos ou na apologética propagandista, afirma o coordenador do livro «Atas do Simpósio Internacional “A Inquisição”».

    No volume, Agostino Borromeo, historiador, recolhe as palestras do congresso que reuniu ao final de outubro de 1998, no Vaticano, historiadores universalmente reconhecidos especializados nestes tribunais eclesiásticos.

    «Hoje em dia --afirmou essa terça-feira, em uma coletiva de imprensa de apresentação do livro, o professor da Universidade «La Sapienza» de Roma-- os historiadores já não utilizam o tema da Inquisição como instrumento para defender ou atacar a Igreja».

    Diferentemente do que antes sucedia, acrescentou o presidente do Instituto Italiano de Estudos Ibéricos, «o debate se encaminhou para o ambiente histórico, com estatísticas sérias».

    O especialista constatou que, à «lenda negra» criada contra a Inquisição em países protestantes, opôs uma apologética católica propagandista que, em nenhum dos casos, ajudava a conseguir uma visão objetiva.

    Isto se deve, entre outras coisas --indicou--, ao «grande passo adiante» dado pela abertura dos arquivos secretos da Congregação para a Doutrina da Fé (antigo Santo Ofício), ordenada por João Paulo II em 1998, onde se encontra uma base documental amplíssima. Borromeu ilustrou alguns dos dados possibilitados pelas «Atas do Simpósio Internacional “A Inquisição”».

    Revela o historiador sobre os processos e condenação referentes ao tribunal católico: “dos 125.000 processos de sua história, a Inquisição espanhola condenou à morte 59 «bruxas». Na Itália, acrescentou, foram 36 e em Portugal 4. Se somarmos estes dados --comentou o historiador-- não se chega nem sequer a cem casos...”
    A Inquisição na Espanha, afirmou o historiador, em referência ao tribunal mais conhecido, celebrou entre 1540 e 1700, 44.674 julgamentos. Os acusados condenados à morte foram 1,8% e, destes, 1,7% foi condenado em «contumácia», ou seja, pessoas de paradeiro desconhecido ou que em seu lugar se queimavam ou enforcavam bonecos].(1) Até aqui a notícia de ZENIT.org.

    Outro historiador, o protestante, Henry Charles Léa, cita 47 bulas, nas quais a Santa Sé continuamente insiste na jurisprudência que deve se observar nos tribunais eclesiásticos católicos. Alertam para não cair na violência e injustiças freqüentes dos juizes leigos. Basta folhear a monumental obra do próprio Léa, para convencer-se que na realidade as bruxas foram perseguidas e condenadas mais pelos detentores do poder civil e pelos protestantes do que pelo tribunal católico. (2)

    Também o historiador Daniel Roups, é categórico nos seus registros: ”Foram numerosos os cânones dos concílios que, excomungando os hereges e proibindo os cristãos de lhes darem asilo, não admitiam que se utilizassem contra eles a pena de morte. Deviam bastar as penas espirituais ou, quando muito, as penas temporais moderadas”. (3)

    João Paulo II enviou uma mensagem com motivo da apresentação das «Atas» do Simpósio Internacional sobre a Inquisição, na qual sublinha a necessidade de que a Igreja peça perdão pelos pecados cometidos por seus filhos através da história. Ao mesmo tempo, declarava, «antes de pedir perdão é necessário conhecer exatamente os fatos e reconhecer as carências ante as exigências cristãs».

    Por outro lado vejamos agora o desempenho dos governos revolucionários: China, 76.702.000 mortos entre 1949 e 1987; URSS, 61.911.000 mortos entre 1917 e 1987; Alemanha nazista, 20.946.000 mortos entre 1933 e 1945; China nacionalista (Kuomintang) 10.075.000 mortos entre 1928 e 1949 (o Kuomintang, embora inimigo dos comunistas, era também um governo revolucionário, responsável pela destruição da mais antiga monarquia do mundo). Às sete dezenas de milhões de vítimas do governo comunista chinês devem se acrescentar 3.468.000 civis assassinados pelo Partido Comunista de Mao Dzedong nas áreas sob o seu controle antes da tomada do poder sobre toda a China, o que eleva o desempenho do comunismo chinês a nada menos de 80 milhões de mortos – equivalente à metade da população brasileira.

    Governos revolucionários em áreas menores também não se saíram tão mal, comparativamente à modéstia de seus territórios: Camboja, 2.035.000 mortos entre 1975 e 1979; Turquia, 1.883.000 mortos entre 1909 e 1918; Vietnam, 1.670.000 mortos entre 1945 e 1987 (quase o dobro do total de vítimas da guerra, que renderam aos EUA tantas críticas da mídia internacional); Polônia, 1.585.000 mortos entre 1945 e 1948; Paquistão, 1.503.000 mortos entre 1958 e 1987; Iugoslávia sob o Marechal Tito (tão louvada como alternativa de “socialismo democrático” à brutalidade soviética), 1.072.000 mortos entre 1944 e 1987; Coréia do Norte, 1.663.000 mortos entre 1948 e 1987; México, 1.417.000 mortos entre 1900 e 1920 (especialmente cristãos).

    O total sobe a aproximadamente 205 milhões de mortos. Tudo ao longo de um só século. As duas guerras mundiais somadas mataram 60 milhões de pessoas, entre combatentes e civis. Nada mal, se levarmos em consideracao, tambem, os milhares de mortos no Irã, que mata milhares de homosexuais e cristãos e mulheres e nos aqui nao falamos uma so palavra!

    Lucas Ribeiro / Responder
  191. Já que indagaram sobre Evolução:
    Quem é bem informado sobre nanotecnologia, novos dados sobre átomos e moléculas sabe muito bem da AUTOmontagem. Do mais simples surge o mais complexo, do nano surge o macro. Tais características da Natureza estão para serem largamente utilizadas para fins tecnológicos, controladas, com até aceleração das ações (Evolução “turbo”).
    Ou seja, MAIS UM CONJUNTO de PROVAS do FATO Evolução.
    Agora como as “coisas básicas” surgiram, se não se sabe, há de se pesquisar e nunca ficar apelando para Deus(es), sobrenatural… E quem criou o tal Deus(es) etc?
    Simples: as coisas das espiritualidades (inclui o malfadado Deus) em geral foram criadas pela espécie humana! E se transformaram em poderosos memes difíceis de combater.

    HeDC / Responder
  192. Concordo com o que o Alexandre escreveu no comentário acima. Texto totalmente tendencioso e mentiroso!!! Recomendo alguns livros de pesquisadores e historiadores que mostram que esse tipo texto é uma grande mentira: “A inquisição em seu mundo” de João Bernardino Gonzaga, “Livro para entender a Inquisição” de Felipe Aquino, “Manual da Inquisição” de Nicolau Eymerico, “A Igreja dos tempos bárbaros” e “A Igreja das catedrais e das cruzadas” de Daniel Rops, “Como a Igreja Católica construiu a civilização Ocidental” de Thomas E. Woods.

    Marcos / Responder
  193. O pior de tudo isto é que todas as riquezas da igreja católica vem destes pobres que morreram desta forma cruel…

    Orlando / Responder
  194. Excelente Documentario da BBC sobre o tema: http://www.youtube.com/watch?v=1v_KlCNpzYA

    Luciano / Responder
  195. Dama de Ferro = Iron Maiden

    Julio Rafael / Responder
  196. São por essas e outras que não se deve levar bancada religiosa para o Estado… Estado é Estado, Igreja é Igreja… ” A Cesar o que é de Cesar, a Deus o que é de Deus”. Mas vai dizer isso para os líderes religiosos sedentos pelo poder de Cesar…

    Outra coisa que é preocupante é depois de tudo isso ter se passado vejo ainda hoje religioso dizendo que ser gay é coisa do capeta… que o diabo isso ou aquilo…. quando na verdade CERTO ou ERRADO a pessoa está apenas fazendo uso do seu arbítrio dado por Deus, sobre o qual ela respoderá… mas responderá a DEUS e não a um borra botas qualquer que as vezes comete muito mais pecados na calada dos púlpitos…

    Marcio / Responder
  197. É por essas e por outras que não se deve levar bancada religiosa para o Estado… Estado é Estado, Igreja é Igreja… ” A Cesar o que é de Cesar, a Deus o que é de Deus”. Mas vai dizer isso para os líderes religiosos sedentos pelo poder de Cesar…

    Outra coisa que é preocupante é depois de tudo isso ter se passado vejo ainda hoje religioso dizendo que ser gay é coisa do capeta… que o diabo isso ou aquilo…. quando na verdade CERTO ou ERRADO a pessoa está apenas fazendo uso do seu arbítrio dado por Deus, sobre o qual ela respoderá… mas responderá a DEUS e não a um borra botas qualquer que as vezes comete muito mais pecados na calada dos púlpitos…

    Marcio / Responder
  198. É inegável que a igreja católica tem seu passado maculado por estes crimes horríveis, porém é um erro querer jogar na conta das religiões toda tortura contra a humanidade, não sou e nem pretendo fazer aqui o papel de advogado do diabo, como se devéssemos excluir de nossas vidas a religião e pronto o mal será cortado pela raiz a humanidade não padecerá mais de nenhuma dor, porém devemos lembrar que outras pessoas já tiveram essa mesma idéia, e no fim das contas fizeram as mesmas coisas ou até pior, pessoas como por exemplo o Adolf Hitler, Lenin, e Mao Tsetung, todos eles aboliram a religião e todos foram responsáveis pelo massacre, tortura e assassinato de milhares de seres humanos, e isso prova que não é a ausência da religão que irá evitar a bestialidade humana.

    João / Responder
  199. Muito excitante!! :)

    Gilnei / Responder
  200. Credo!

    Larissa Lira / Responder
  201. térrivel mais foi uma realidade

    josé fernando / Responder
  202. E o pior que tem muita gente que acredita nesta mentira. Isso mesmo, uma mentira bem feita q os inimigos da Igreja inventaram contra a Igreja.

    O Papa João Paulo II, querendo saber da verdade, convocou vários Historiadores de todas as partes do mundo e, os mais respeitados e conhecidos por sua honestidade; muitos deles não eram cristãos. Porém, aderiram ao chamado do Papa 30 e os mais respeitados. Conclusão: cada um fez seu relatório na sua língua e assinaram. Juntaram todos e formaram um gigante livro, ao qual a história de cada um bate com todos e totalmente diferente do que vemos nas fontes inimigas da Igreja, como esta aqui.
    Hoje, este documento “Livro”, está sendo uma das maiores fontes de pesquisa por diversos professores e pesquisadores do mundo. Mas porque? Por que esses pesquisadores e professores, conhecem os autores Historiadores, como Homens de caráter e respeito ao seu trabalho. Este documento se encontra na suas línguas originais. O Nome desse documento se encontra aqui neste vídeo, no final da aula. Veja: http://youtu.be/anzDO7AfeKg.

    Francisco / Responder
  203. Meu deus!! A partir de agora não vou ser mais de merda de religião nenhuma “EXCLUINDO” a “CRISTÔ

    samuel lucena / Responder