,

Cesariana

Salve galera do IéB!

Vídeo de hoje foi indicação do meu amigão Sérgio Ricardo Trebi, que tá sempre comigo, mandando sugestões via Facebook. Obrigado Sergião!


operação cesariana (também denominada cesárea) é uma técnica cirúrgica utilizada para retirar um feto de dentro do útero.

Para a realização da operação, é feita uma incisão transversal ou longitudinal (solução mais rara) sobre a pele da gestante, acima da linha dos pelos púbicos. São sucessivamente abertos os tecidos na seguinte ordem: Epiderme (tecido eptelial, pavimentoso estratificado e quiretinizado), derme (tecido conjuntivo), hipoderme (tecido adiposo) e a aponeurose dos músculos reto abdominais, separados os músculos na linha média e abertos o peritônio parietal, o peritônio visceral e a parede uterina. O próximo tempo é a extração do feto, seguida da retirada da placenta e revisão da cavidade uterina. São então suturados os planos anteriormente incisados.

Dentre os motivos de indicação para realização da cirurgia cesárea no lugar do parto vaginal ou parto normal, estão situações de sofrimento fetal agudo, placenta prévia, lesão por herpes ativa no momento do trabalho de parto, prolapso de cordão, feto em posição transversal no momento do parto (mas um feto em apresentação pélvica não é necessariamente motivo de cesariana) e falha de indução quando há indicação de interrupção de gravidez.

Acompanhem essa maravilha da medicina:

Particularmente é uma das coisas que acho mais lindas de se ver, uma vida vindo ao mundo.

Espero que tenham gostado galera, até o próximo post!

Written by Sweeney Todd

Cearense, 23. Jogador de Poker e boêmio por natureza.

Comentários