,

Cordyceps, o parasita zumbi

Hoje vou fazer uma matéria sobre um fungo chamado Cordyceps, que embora muita gente não sabe, no futuro ele pode ser bem perigoso.

Acho que esse post é um dos mais legais e bizarros que já fiz aqui, no IéB. É meio comprido, mas vale a pena ler. Vamos lá…

(Isso era uma aranha antes desse parasita ataca-la)

Cordyceps é um fungo parasita. Esporos do fungo crescerão dentro do hospedeiro, alterando seu comportamento e em seguida matando-o. Quando o hospedeiro morre, o fungo continua crescendo, tendo como base o cadáver do próprio hospedeiro.

No video acima, podemos ver o fungo fazendo estragos em formigas, mas ele também afeta diversos outros insetos.

Cordyceps é um fungo real com reais efeitos em animais. Voce viu oque ele fez com as formigas? Voce viu oque ele fez com a aranha na foto acima? Não sou especialista de inseto aqui *risos*, mas deu pra perceber que as outras formigas que não foram infectadas ficaram bem agitadas, inclusive tentando levar para longe do grupo a ”companheira infectada”, pois esta estava se comportando de maneira assustadora.

Além disso, o fungo Cordyceps é realmente usado na medicina(Novo T-Virus? Holy Shiii…), e isso significa que há pessoas trabalhando com ele com o propósito de criar vacinas e outros medicamentos.

Foram encontradas folhas fossilizadas que sugerem que esta capacidade de modificar o comportamento dos insetos evoluiu a mais de 48 milhões de anos atrás. O gênero é distribuído mundialmente e a maioria das cerca de 400 espécies têm sido descritas na Ásia (notadamente Nepal, China, Japão, Coréia e Tailândia).A espécie Cordyceps são particularmente abundantes e diversificadas em florestas úmidas tropicais e temperadas.

Fotos do animal após ele atacar, matar e continuar evoluindo:

 

Ehh louco.. Já pensou se os cientistas usam esse parasita de forma errada e as pessoas viram zumbis peludos e feios? O:

Written by Isis Müller

Historiadora em progresso, leonina, amante da leitura, da fotografia e um tanto quanto apaixonada por tudo aquilo que não posso ver, ou tocar. Prazer.

Comentários