,

Você conhece o seu Doppelgänger?

Doppelgänger é uma palavra do idioma alemão que designa uma “duplicata andante”, uma “réplica” sua que anda por aí, se fazendo passar por você. Alguns dizem ser um monstro, um espectro, ou até mesmo um ser fantástico.

Dante_Gabriel_Rossetti_-_How_They_Met_Themselves_(1860-64_circa)

 

Em diversas mitologias, ver a própria cópia significaria um presságio de mau agouro ou até mesmo um aviso de que a morte está próxima. Essa vertente também persiste: uma das versões da lenda alega que, quando conversam com o “original”, os doppelgangers aparentam dar conselhos de vida, mas estão, na verdade, plantando ideias maléficas e desvirtuadas

Os Doppelgänger possuem ações similares a dos metamorfos, uma vez que supõe-se que os tais imitam em tudo a pessoas copiadas, desde as caraterísticas externas até mesmo as suas, e caráteres internos mais profundos

Seja lá o que for, até mesmo pessoas famosas alegaram ser assombradas por doppelgängers.

Abraham Lincoln

president_abraham_lincoln
Sabemos que Abe não escondia seu interesse no sobrenatural, certo?  De acordo com o que dizia, ele mesmo teria experimentado tal atividade. Segundo seu relato, no dia da sua primeira eleição ele descansou alguns momentos em seu coche durante a tarde. Deitado ali, ele olhou de relance ao espelho e viu dois reflexos de si mesmo. Ao levantar-se, o doppelgänger desapareceu. Quando se sentou novamente, ele reapareceu.

Lincoln teria ficado espantado, e sua esposa ficou apavorada, convencida de que o doppelgänger significava que o marido seria re-eleito no futuro, mas que não sobreviveria ao segundo turno. Lincoln tentou repetir o experimento outras vezes, mas parece ter visto o doppelgänger apenas mais uma vez, pouco antes de sua morte.

Rainha Elizabeth I

download

Alegava ter visto sua doppelgänger deitada imóvel em sua cama, como um cadáver exposto para visitação. A experiência foi assustadora, principalmente porque a crença é de que significa morte, e, embora pudesse ser considerada produto da mente de uma governante idosa e estressada, Elizabeth I realmente faleceu não muito tempo depois.

George Tryon

e57a33f1661e8a7f3405df4732726b9e

O dia 22 de junho de 1893 não foi um bom dia para o vice-almirante George Tyron. No comando de duas colunas de navios, ele ordenou que ambas se voltassem uma na direção da outra, o que se acabou se revelando fatal. Os navios se chocaram e o navio em que Tyron estava afundou como uma pedra, levando o vice-almirante e outros 357 homens. Suas últimas palavras teriam sido “A culpa é toda minha”.
Ao mesmo tempo, a esposa de Tyron estava dando uma festa aos amigos em seu lar, em Londres. Para surpresa dos convivas, Tyron apareceu na festa, descendo solenemente uma escada, atravessando a sala, abrindo a porta como para se retirar, e então desaparecendo. Ele estaria vestido com o uniforme completo.

Entretanto, a história tem alguns furos. Segundo alguns, Lady Tyron estava ocupada com os convivas e nunca viu o doppelgänger, enquanto outros afirmavam que ela estava entre os que testemunharam a aparição. Curiosamente, a história tem muita semelhança com velhas lendas do mar, segundo as quais o espírito de marinheiros aparecia para a família para avisar de sua morte no mar.

Emilie Sagee

20140218-015202

Sagee trabalhou em uma escola só para meninas, e era uma boa professora, mas por algum motivo ela ficava mudando de emprego. Em 16 anos, trocou de posição 19 vezes! Em 1845, a escola descobriu o motivo: Sagee seria o centro de uma atividade de doppelgänger muito estranha. Sua gêmea espectral teria sido vista primeiro durante uma aula, algo testemunhado por suas 13 alunas (mas não pela própria professora), imitando todos seus movimentos. Depois, ela teria sentado atrás dela, imitando-a enquanto ela comia.

Com o passar do tempo, a aparição se tornou um aspecto permanente da vida da escola, assustando as pessoas com regularidade. Os pais das alunas começaram a retirá-las da escola e, apesar de Sagee ser uma funcionária modelo em outros aspectos, a direção não teve opção senão demiti-la.

Avaliando mais de perto…

Embora a ciência não tenha uma explicação realmente perfeita dos fatos, sabe-se que algumas doenças façam com que a pessoa tenha a sensação de que há alguém atrás dela, imitando seus movimentos, ou até mesmo que ela veja esta pessoa, no caso da esquizofrenia e da epilepsia.

E em 2006, pacientes de uma pesquisa do Hospital Universitário de Genebra, na Suíça, conseguiram ver, sentir e tocar suas “cópias” depois de serem estimulados eletricamente no lobo temporoparietal esquerdo. É nessa parte do cérebro que estão guardadas informações a respeito da própria imagem e personalidade

Nos cinemas, tais casos podem ser citados em:

Supernatural, no episódio 6 da 1ª temporada.
The Vampire Diaries.
No seriado Grimm, episódio 22, “Boa noite meu bom Grimm” da 2ª temporada.
No livro 172 Horas na Lua, de Johan Harstad, e ocupam papel central na trama.
Borderlands, o personagem Handsome Jack.
How I Met Your Mother.
Dorama Mask

E para os gamers, também temos:

Silent hill

RPG’s

Curiosidade final:

Estava eu a navegar pela net, quando me deparo com este site: https://twinstrangers.net/ -> Gente, ele encontra pessoas parecidíssimas com você ao redor do mundo. E reza a lenda que existem mais 6 pessoas idêncicas a nós por aí… Será?

Written by Isis Müller

Historiadora em progresso, leonina, amante da leitura, da fotografia e um tanto quanto apaixonada por tudo aquilo que não posso ver, ou tocar. Prazer.

Comentários