,

Infestações de bicho de pé inacreditáveis

Hoje o post é sobre bicho de pé, então vamos a uma explicação básica sobre esse parasita tão comum em terras brasileiras. O nome comum é bicho de pé, mas o termo usado cientificamente é  Tungíase, que é uma infecção de pele causada pela fêmea do parasita Tunga penetrans. É comum encontrarmos esse parasita em locais com solos quentes, secos e arenosos, em países como Caribe, África Subsaariana e América do Sul, dificilmente será encontrado em locais com clima ameno e frio. Por isso é importante manter a atenção sobre as crianças, no Brasil segundo uma pesquisa da OMS (Organização Mundial de Saúde), em comunidades carentes de recursos em áreas rurais e urbanas cerca de 60% das crianças são infectadas com o bicho de pé.

640px-tunga_penetrans_-1A infecção por bicho de pé acontece quando há contado direto da pele com o solo contaminado, a partir do momento que a fêmea penetra na pele do indivíduo ela começa a sugar o seu sangue para alimentar os parasitas que esta gerando. E conforme a fêmea suga o sangue do hospedeiro ela começa a produzir ovos de parasitas, que ao nascerem são eliminados no solo. Os principais hospedeiros do bicho de pé são os homens e os suínos.

Regiões sem saneamento básico aumentam o risco de infecções como esta. Os tratamentos são simples e encontrados em qualquer unidade de saúde.

Se não for tratada, a tungíase pode evoluir para gangrena e necrose dos tecidos, quem nem sempre podem ser recuperados. Isso significa que pessoas infectadas e não tratadas podem sofrer um avanço da doença tão grande a ponto de perder partes da pele ou até mesmo dedos.

A tungíase dura entre quatro a seis semanas, porém, em áreas de risco as infecções podem ser frequentes e avançar para formas mais graves. Um mesmo indivíduo pode apresentar vários parasitas em diferentes estágios de desenvolvimento.

Agora que sabem quase tudo sobre bicho de pé, segue o vídeo do menino Africano que tem uma puta infecção causada pelo bicho de pé, que atinge não só os pés mas as mãos também.

Written by Joseph Abdias

Apenas um louco apaixonado pela vida, por mistérios e coisas impossíveis. Gosto de fazer o bem e de ser justo.

Comentários