Hoje o post é sobre bicho de pé, então vamos a uma explicação básica sobre esse parasita tão comum em terras brasileiras. O nome comum é bicho de pé, mas o termo usado cientificamente é Tungíase, que é uma infecção de pele causada pela fêmea do parasita Tunga penetrans. É comum encontrarmos esse parasita em locais com solos quentes, secos e arenosos, em países como Caribe, África Subsaariana e América do Sul, dificilmente será encontrado em locais com clima ameno e frio. Por isso é importante manter a atenção sobre as crianças, no Brasil segundo uma pesquisa da OMS (Organização Mundial de Saúde), em comunidades carentes de recursos em áreas rurais e urbanas cerca de 60% das crianças são infectadas com o bicho de pé.
A infecção por bicho de pé acontece quando há contado direto da pele com o solo contaminado, a partir do momento que a fêmea penetra na pele do indivíduo ela começa a sugar o seu sangue para alimentar os parasitas que esta gerando. E conforme a fêmea suga o sangue do hospedeiro ela começa a produzir ovos de parasitas, que ao nascerem são eliminados no solo. Os principais hospedeiros do bicho de pé são os homens e os suínos.
Regiões sem saneamento básico aumentam o risco de infecções como esta. Os tratamentos são simples e encontrados em qualquer unidade de saúde.
Se não for tratada, a tungíase pode evoluir para gangrena e necrose dos tecidos, quem nem sempre podem ser recuperados. Isso significa que pessoas infectadas e não tratadas podem sofrer um avanço da doença tão grande a ponto de perder partes da pele ou até mesmo dedos.
A tungíase dura entre quatro a seis semanas, porém, em áreas de risco as infecções podem ser frequentes e avançar para formas mais graves. Um mesmo indivíduo pode apresentar vários parasitas em diferentes estágios de desenvolvimento.
Agora que sabem quase tudo sobre bicho de pé, segue o vídeo do menino Africano que tem uma puta infecção causada pelo bicho de pé, que atinge não só os pés mas as mãos também.