Demorei um pouco, mas quando volto é assim, queridos leitores! Pois é, aqui vai mais um grandioso post pra vocês, mais uma vez, sobre algo cheio de mitos e lendas: A Maçonaria. Gostaria de, em primeiro lugar agradecer a ajuda de dois amigos, que deram uma boa clareada em minha ideias: Um deles, é o Thor Lira, que já foi autor do site, e hoje é um leitor assíduo… e o outro, pediu para ser identificado apenas pelas iniciais E.A. . Vamos destacar alguns pontos, usando o mesmo prefácio que coloquei no post do Livro de São Cipriano (Clique para ver), e seguir com minha breve explicação.
- Não é de minha intenção, tão pouco de qualquer integrante do site, incitar, incentivar e/ou induzir qualquer leitor a gostar ou fazer parte de religião/crença/organização alguma, assim como não demonstra/exclama a religião/crença ou seguimento de nenhum dos envolvidos com o domínio Isso É Bizarro. O conteúdo é unicamente explicativo, e apenas para o estudo e conhecimento do assunto.
- Não foram usados termos e/ou palavras com intuito de denegrir qualquer religião/crença/organização. Os termos usados, em sua maioria, foram transcritos de relatos ou até copiados de outras fontes (em sua minoria). O restante, foi simplificado para melhor entendimento dos usuários do site. Se algum deles foi ofensivo a quem quer que seja, peço-lhes desculpas antecipadas, e também peço que por favor me alertem para que possa ser corrigido/modificado/retirado o mais rápido possível.
- NÃO SERÁ TOLERADO QUALQUER TIPO DE OFENSA, por mínima que seja, contra qualquer religião/crença/organização que se tenha notícia. Quem quer respeito, respeita, e qualquer expressão abusiva levará o comentário imediatamente para caixa de Spam. O mínimo que for identificado, já será o bastante, e o resto da frase ou texto nem será lido. Não importa se você é cristão, ateu, budista, adepto do candomblé, espírita, umbandista, catimbozeiro, satanista ou participa dos direitos humanos, da ONU ou o que quer que seja: Apenas respeite para ser respeitado.
- Nós, que fazemos parte do Isso É Bizarro preferimos manter o site como um território neutro quanto a religião/crença/organização (DESDE QUE SEJA LÍCITA/NÃO CRIMINOSA, E FRISO ISSO AQUI COM TODAS AS LETRAS), por tanto, discussões sobre qual religião/crença/organização é certa ou errada, ou qual é a melhor ou pior também não serão toleradas (Até porque, na maioria das vezes, isso acaba violando o termo de nº 3). Se você discorda da opinião de outro leitor, dê a sua sem confrontar a do outro.
Vamos ao Post:
A maçonaria, para muitos (e eu chuto dizer a grande maioria do povo que desconhece) seria um seita. Cheia de poderosas e até sinistras reuniões secretas, onde se praticam rituais obscuros. É um segredo grandioso, que intriga muita gente, desde tempos antiquíssimos. Para outros, seria algo de tanta vantagem quanto um poço de petróleo no quintal. Está cercada de lendas, mitos e mistérios. Hoje, iremos desmitificar (até onde é possível) toda essa história. Sejam bem vindos ao mundo Maçônico.
É para responder grande parte das dúvidas que estou montando esse post. O que é a Maçonaria? Quem são os maçons? O que fazem? Pra que se reúnem? Vamos as respostas.
O que é a Maçonaria?
Bom, eu não teria como dar a melhor das explicações por não ser um maçom… E mesmo que fosse, acredito que ainda não poderia. Mas pra frente, entenderemos o por quê. O pouco que vou saber lhes explicar, vem de algumas conversas. Vamos lá!
Maçonaria é uma sociedade discreta, onde suas ações são reservadas e interessa apenas àqueles que dela participam. A maçonaria é uma sociedade universal, cujos membros cultivam o aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia, igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual.
A maçonaria admite todo homem que é livre e possui bons costumes, não fazem distinção de raça, religião, ideário político ou posição social. Suas únicas exigências são que o candidato possua um espírito filantrópico e de buscar sempre a perfeição.
Os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autônomas, designadas por oficinas, ateliers ou lojas, todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si. Existem, no mundo, aproximadamente 6 milhões de integrantes espalhados pelos 5 continentes. Destes, 3,2 – nos Estados Unidos, 1,2 no Reino Unido e 1,0 no resto do mundo. No Brasil existem aproximadamente 150 mil maçons e 4.700 Lojas.
O termo maçonaria é de origem francesa , e significa construção. O termo maçom portanto é um aportuguesamento do francês; maçonaria por extensão significa algo como “associação de pedreiros”.
Para ser membro da maçonaria não basta a autoproclamação, é necessário um convite formal e é obrigatório que o indivíduo seja iniciado por outros maçons, e para se manter tem que cumprir com os seus juramentos e obrigações, sejam elas esotéricas ou simbólicas, e que esteja integrado em uma loja.
Origem da Maçonaria
A maçonaria começou como uma sociedade secreta que surgiu vinculada às ideias do laicismo humanitário e liberal do iluminismo. Originalmente era uma das sociedades secretas que chegara ao século XVII se apoiando em fundamentos de filosofia natural e até mítico-alquímicos, tal como se depreende do simbolismo dos signos e dos números (a tríade, o triângulo, o círculo).
Formavam corporações privilegiadas, que se furtavam de toda a regulamentação municipal e guardavam os segredos da profissão. É especificamente maçônico o vínculo com a tradição da construção: daí procede a sua terminologia, os seus objetos de culto, emblemas e o ritual (martelo, paleta, esquadro, mandil), bem como os graus de mestre, companheiro e aprendiz.
A Grande Loja de Maçonaria foi criada na Inglaterra em 1717, e unia as quatro lojas londrinas. O líder eleito era conhecido como Grão-Mestre. Aberta a todos as crenças religiosas, a Maçonaria se transformou em um receptáculo da filosofia das Luzes e depressa se estendeu a todo o Continente europeu.
No final do século XVIII já existiam 700 lojas em França, compostas por grande quantidade de nobres e membros da classe média e do clero, apesar dos Papas Clemente XIII e Bento XIV terem proibido a maçonaria em 1738 e 1751.
Maçonaria e Política
Embora não seja clara a influência política exercida pela maçonaria, é sabido que a ela pertenceram personagens como George Washington e Benjamin Franklin, sendo que os princípios maçônicos se refletem na declaração de independência dos Estados Unidos. A Revolução Francesa também usou a maçonaria para obter o lema “Liberdade, igualdade, fraternidade”.
Simbologia
A Maçonaria, é definida através das instruções maçônicas inglesas, como um sistema peculiar de moralidade, velado por alegorias e ilustrado por símbolos.
Em sua “Encyclopedia of Freemasonry”, o sábio Albert Galatin Mackey prefere ir mais longe:
“A Maçonaria é um sistema de moralidade desenvolvido e inculcado pela ciência do simbolismo. Este caráter peculiar de instituição simbólica e também a adoção deste método genuíno de instrução pelo simbolismo, emprestam à Maçonaria a incolumidade de sua identidade e é também a causa dela diferir de qualquer outra associação inventada pelo engenho humano. É o que lhe confere a forma atrativa que lhe tem assegurado sempre a fidelidade de seus discípulos e a sua própria perpetuidade.”
De fato, a Maçonaria adotou o método de instrução, ela não o inventou.
A simbologia é a ciência mais antiga do mundo e o método de instrução dos homens primitivos. É graças a ela que tomamos conhecimento hoje, da sabedoria dos povos antigos e dos filósofos. O acervo religioso, cultural e folclórico da humanidade está preservado através do simbolismo, desde a pré-história.
O princípio do pensamento simbólico está fincado em uma época anterior à história, nos fins do período paleolítico. Os mestres da humanidade primitiva, podem ser facilmente localizados, através de estudos sobre gravações epigráficas.
A Maçonaria é a legítima herdeira espiritual das sociedades iniciáticas da antiguidade, porque perpetua o tradicional método de instrução, no ensinamento de suas doutrinas.
Seria cansativo, e até um desperdício, me aprofundar tanto em palavras, quando temos vídeos tão bons sobre o assunto. No post do livro de São Cipriano, eu tive que me aprofundar, porque não dispunha de algo tão didático, exceto textos e imagens pesquisadas. Deixarei 2 documentários distintos, seguido de um vídeo indicado pelo amigo Thor Lira.
Lhes indico que assistam o vídeo com tempo, para quando entenderem, voltarem, e rever com calma.
Decifrando o Passado: A Franco-Maçonaria
Usuário Android, iOS ou Windows Phone clique AQUI.
Maçonaria – Rituais Secretos
Usuário Android, iOS ou Windows Phone clique AQUI.
E aqui, o vídeo indicado pelo Thor… trata-se de uma oração maçônica.
Usuário Android, iOS ou Windows Phone clique AQUI.
Espero ter esclarecido algumas das dúvidas, e matado a curiosidade de vocês. Confesso que achei bastante interessante, e gostei do aprendizado. Gostaria também de me desculpar com a sociedade maçônica, caso tenha pecado em alguma parte, ou talvez até tenha ofendido ou me equivocado. Estarei aqui para corrigir quaisquer erros que sejam percebidos. Basta entrar em contato comigo, e assim, corrigirei.
No mais, só gostaria de compartilhar mais um vídeo do parceiro Fábio Ahsefordeu Ribeiro! Dessa vez, o cara mandou vê com a galera do Aladdin dessa vez!!!
Usuário Android, iOS ou Windows Phone clique AQUI.
Sério, vocês já deram uma olhada no canal desse cara? É pura recordação. E recordar, é viver. Eu indico bastante. :)
Sugestões ou qualquer contato, no [email protected] ou no Facebook.
Até a próxima! Beijo na bunda! :P