,

Veja um pastor realizando ritual de cura

O Curandeirismo é uma arte ou técnica na qual o praticante – o curandeiro ou curador – afirma ter o poder de curar, quer recorrendo a forças misteriosas de que pretensamente disporia, quer pela pretendida colaboração regular de deuses, espíritos de luz, de mortos, de animais, etc. que lhe serviriam ou ele dominaria. Nesse sentido envolve todo um conjunto de “rezas” e práticas de sacerdotes/terapeutas, benzedores, feiticeiros, xamãs, pajés, médiums, babalorixás, pais de santo, entre outros nomes como tais praticantes são designados a depender da região e cultura local.

curandeiro-mostra-como-se-cura-enxaqueca-em-africa

Na história da medicina desenvolveu-se paulatinamente uma série de práticas de controle e monopólio do saber médico e exercício da profissão. Há portanto a necessidade de reconhecimento do saber médico e da eficácia de terapêuticas a partir de estudos específicos, seja do âmbito da antropologia da saúde avaliando o bem estar psicológico, espiritual e social, seja da clínica médica, havendo também o reconhecimento da prática como integrante de uma religião reconhecida como tal nos contexto histórico e geográfico onde se insere.

Tais processos tanto podem ser compreendidos como uma forma de legitimação social, na medida em não mais se constituem como um saber popular de amplo domínio das comunidades (ou de grupos específicos) e requerem uma iniciação/formação e prática/teórica – a medicina tradicional, até o saber reconhecido na comunidade científica do atual paradigma, que constitui a medicina cosmopolita pós-renascentista, alopatia para alguns, atualmente fundamentada na epidemiologia clínica e revisões sistemáticas de literatura denominadas por medicina baseada em evidências.

abaixo segue um vídeo envolvendo um ritual de curanderismo por um Pastor evangélico.

Deixe seu comentário sobre as imagens, e ai você acredita que foi real???

O curandeirismo, segundo previsto no Código Penal Brasileiro, é a prática de prescrever, ministrar ou aplicar, habitualmente, qualquer substância, bem como usar gestos, palavras ou qualquer outro meio (não inserido na prática médica) para cura ou fazer diagnósticos sem ter habilitação médica.

No Brasil, está previsto no artigo 284 do Código Penal Brasileiro.

Curandeirismo

Art. 284 – Exercer o curandeirismo:

I – prescrevendo, ministrando ou aplicando, habitualmente, qualquer substância;

II – usando gestos, palavras ou qualquer outro meio;

III – fazendo diagnósticos:

Pena – detenção, de seis meses a dois anos.

Parágrafo único – Se o crime é praticado mediante remuneração, o agente fica também sujeito à multa.

Written by Solomon

Mostrando os fatos reais da vida

Comentários